O Key Performance Indicator (KPI) consiste em um indicador-chave de performance, sendo que sua principal função é medir o desempenho de uma empresa ou os resultados de uma estratégia. O KPI pode ser aplicado no site do negócio, no time de vendas, em uma campanha de promoção ou lançamento de um produto.
Com a elevada quantidade de informações presentes no mundo dos negócios, diversos indicadores podem ser calculados para melhorar o sucesso do empreendimento. Dessa forma, é fundamental conhecer melhor as caraterísticas dos KPIs para saber quais podem ser aplicados em uma companhia.
Continue a leitura para conhecer os KPIs que poderão ajudar a mensurar os resultados da sua empresa!
KPIs financeiros
Os KPIs financeiros consistem em importantes indicadores que são utilizados para medir e avaliar a saúde financeira das companhias. Ao compreendê-los, você conseguirá elaborar boas estratégias de crescimento. Não se esqueça que a saúde financeira de um negócio é crucial para a realização de suas atividades. Confira, a seguir, os principais KPIs!
Ticket médio
O ticket médio é um KPI que está relacionado ao valor médio das vendas efetuadas e ajuda os gestores a aperfeiçoarem as ações de marketing. Para fazer o cálculo é preciso saber o faturamento total de determinado período e dividi-lo pelas vendas feitas no mesmo período ou pela quantidade de novos clientes.
Taxa de inadimplência
A taxa de inadimplência ajuda a saber quantos clientes pagam suas faturas em dia e os que pagam entre 90 e 180 dias de atraso. É favorável ter uma taxa alta, já que reflete menos contas vencidas.
Um índice com valor baixo mostra que a organização está apresentando dificuldade de receber o pagamento do cliente e que podem existir adversidades financeiras. A seguinte fórmula permite encontrar a taxa:
- contas a receber correntes = (total de contas a receber – contas a receber vencidas) / total de contas a receber
KPIs comerciais
Os KPIs comerciais são muito importantes para a realização das vendas, pois ajudam a analisar o desempenho e os resultados das vendas feitas nos ambientes físicos ou virtuais. Conheça, a seguir, aqueles que podem ajudar você!
Taxa de cancelamento
A taxa de cancelamento serve para mostrar quantas pessoas deixaram de adquirir um produto ou serviço em seu estabelecimento. Para isso, basta saber o total de clientes que cancelaram ou interromperam o serviço, dividir pela quantidade de clientes ativos e multiplicar por 100.
Quantidade de atividades executadas
Para alcançar boa lucratividade é preciso realizar uma boa quantidade de vendas, mas também é preciso ficar atento às atividades realizadas pelos colaboradores para saberem se eles estão interagindo com os consumidores.
Por esse motivo, não pode ficar de lado o número de e-mails encaminhados, a quantidade de ligações feitas, os resultados obtidos e as interações nas redes sociais.
KPIs de marketing
Há diversos KPIs que permitem que você conheça melhor os resultados das estratégias de marketing aplicadas em seu negócio.
Ao analisar as informações obtidas, você consegue estabelecer estratégias que precisam ser adotadas para melhorar o seu posicionamento no mercado e conquistar mais clientes. Siga a leitura para conhecê-los!
Quantidade de assinantes do blog e newsletter
Uma maneira eficiente de certificar que a estratégia de marketing da organização está alcançando bons resultados é por meio da quantidade de assinantes do blog e newsletter. Ao ter essas informações é possível perceber a quantidade de visitantes do blog que se interessou pelos conteúdos e quantos se tornam clientes.
Interações nas redes sociais
Uma empresa que apresenta redes sociais e que comercializa os seus produtos e serviços por elas deve ficar atenta ao KPI relacionado à quantidade de curtidas nos posts, compartilhamento e comentários realizados nas páginas. Saiba que é importante levar em consideração apenas os pontos relevantes para o empreendedor.
Mesmo que suas postagens tenham muitos comentários e curtidas, é necessário conhecer os que realmente são clientes e estão interessados em seus serviços para que as tomadas de decisões alcancem bons resultados.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é um KPI relacionado ao número de visitantes que entra em contato com o negócio por meio da estratégia de marketing. Ao conhecer a taxa, o colaborador responsável poderá aumentá-la e, assim, garantir uma maior lucratividade para a organização.
KPIs internos
Os KPIs internos estão relacionados ao desenvolvimento dos colaboradores, contratação de profissionais e retenção de talentos. Eles são fundamentais para conhecer a produtividade do time e para definir estratégias que manterão os funcionários empenhados em sua função. Saiba quais são eles!
Taxa de rotatividade
Para saber a taxa de rotatividade de uma empresa é fundamental conhecer a quantidade de colaboradores contratados e demitidos, de forma involuntária ou voluntária, durante um período.
O cálculo da porcentagem é feito de forma rápida. No primeiro momento é preciso realizar a soma de todos os colaboradores desligados do negócio em determinada época.
Em seguida, é preciso ter em mãos o número de funcionários contratados no mesmo período. Depois, divida a quantidade de desligamentos pela quantidade de contratação e multiplique por 100. Ao fazer esse cálculo, você descobrirá a taxa de rotatividade.
Treinamento de desenvolvimento
Para uma organização alcançar o sucesso é necessário contar com profissionais capacitados e preparados para atender as necessidades do público. Logo, é fundamental que existam treinamentos e capacitações constantes. Quando um profissional se desenvolve e melhora o seu desempenho, a empresa também cresce e seus processos se tornam mais eficientes.
Para ter bons resultados é necessário que os treinamentos sejam de qualidade e contem com profissionais especializados. Além do mais, eles devem atender aos pontos que precisam de melhoria. Realizar treinamentos sem conhecer as reais necessidades da empresa é perda de recursos financeiros e de tempo.
Portanto, saber os principais KPIs empresariais é imprescindível para atuar no mercado de forma eficiente e para definir estratégias que melhorarão os resultados do negócio no mercado. Ao utilizar as métricas de forma correta, é possível se destacar da concorrência, fidelizar clientes e reter bons talentos. Logo, é fundamental buscar usufruir dos benefícios proporcionados pelos indicadores.
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