Escolher um fornecedor é como decidir um namoro, isto é, vale para o futuro. Na vida pessoal, nem sempre temos como avaliar o passado, ao contrário de um parceiro de negócio que pode ser analisado conforme os seguintes critérios:
1. Pendências financeiras
Uma consulta aos bancos de dados de órgãos como a Serasa Experian pode mostrar pendências financeiras de seu potencial fornecedor. Embora o nome sujo nem sempre seja causado voluntariamente, o melhor é evitar empresas com muitas anotações no CNPJ.
2. Indicadores financeiros
Os indicadores financeiros também ajudam a formar um quadro da reputação de um possível fornecedor. Além das soluções Serasa Experian, uma consulta na Junta Comercial pode ser reveladora sobre o perfil de uma empresa nesse aspecto.
3. Grau de dependência
Outro ponto que pode revelar possíveis problemas com um futuro fornecedor é verificar seu grau de dependência. Ou seja, o quanto a empresa avaliada depende de um único cliente para manter sua lucratividade. Quanto menos dependente, melhor.
4. Reputação no mercado
Credibilidade é outro ativo fundamental. Por isso, avalie junto a outras empresas se a reputação da sua candidata a fornecedora está arranhada ou não. Se a sua investigação mostrar que no passado ela feriu acordos ou descumpriu tratos, evite fechar negócio.
5. Qualidade da entrega
Respeitar prazos e entregar mercadorias e serviços em boas condições é o mínimo que se pode esperar. Sendo assim, faça testes antes de assinar um contrato para avaliar como o potencial fornecedor entrega o prometido. Se necessário, repita o processo!