Indicadores de desempenho são uma estratégia popular em empresas bem sucedidas. A tecnologia atual permite a produção de métricas mais específicas, com informações que se comunicam bem entre áreas e elaboram resultados mais visíveis.
Por isso, muitas atitudes e abordagens das empresas são feitas a partir de uma análise de dados, capazes de entender mais explicitamente a performance do conjunto de fatores que formam o trabalho. Isso inclui performance das pessoas e os caminhos escolhidos para o sucesso ou estancamento de determinados objetivos.
Muitas empresas já entendem o quanto essas métricas são essenciais para preservar uma posição de segurança. O resultado é um espaço mais propício ao investimento, produção de ferramentas mais criativas e competitivas.
Se você quer se manter na primeira posição dos resultados no mundo empresarial, acompanhe logo abaixo o que são os principais indicadores de desempenho. Boa leitura!
O que são indicadores de desempenho?
Também chamados de Key Performance Indicator (KPIs), os indicadores de desempenho são formas de tornar mais legível quais atitudes são produtivas para o alcance de determinadas metas. Elas surgiram como solução para os líderes aprenderem a organizar o elevado fluxo de informações que uma empresa recebe diariamente.
Dessa forma, os KPIs viabilizam o entendimento de quais locais é preciso colocar mais atenção e energia. É uma espécie de mapeamento das etapas do processo para a produção de determinado trabalho. Sucede que, a gestão se torna mais assertiva com a coleta e mensuração de dados.
Fluxo de trabalho como exemplo
As métricas de avaliação de fluxo de trabalho, por exemplo, podem dar a dimensão para a empresa e contratantes a necessidade de ampliar o quadro de funcionários e em quais áreas isso deve ser feito. Logo, os indicadores de desempenho servem para validar e embasar determinadas opções estratégicas. Essa qualificação permite melhores entregas e otimização do tempo.
Em outras palavras, os indicadores permitem que a empresa saiba quais as ações que devem acontecer para produzir um futuro mais promissor, a partir do trabalho feito no presente. Então, para se ter uma noção de como isso tem efeito no orçamento, basta observar a quantidade de pessoas que visitam o blog do negócio.
Quantidade de acessos ao blog empresarial
Por exemplo, se houve um crescimento na quantidade de acessos ao blog, que aconteceram sem o uso de publicidade, mas apenas de forma orgânica, isso representa um bom indicador de desempenho. Afinal, isso significa que foram economizados uma quantia que poderá ser remanejada para outros locais mais desafiadores.
Também é preciso entender que cada negócio tem seus indicadores específicos de desempenho. Para o Recursos Humanos, temos a taxa de absenteísmo, despesas, conclusão de projetos, rotatividade e avaliação de desempenho. Para a área de finanças, aparecem a conclusão de projetos, auditorias, receita, despesas e EBITDA.
Métricas financeiras
O fluxo de dados é um universo em expansão, principalmente para quem acompanha de perto a administração de uma empresa e observa seu crescimento. Falamos isso porque as métricas financeiras são amplas e dependem das prioridades de cada gestão.
No entanto, as principais observadas são a receita por categoria, a porcentagem de lucratividade, o retorno sobre patrimônio (ROE) e retorno sobre investimento (ROI). Além disso, podem aparecer o custo por categoria, fluxo de caixa negativo, controle de despesas e custo por cliente.
Indicadores de produtividade
Ao pensar no campo da produtividade, são colocadas basicamente sete questões. Lucro, eficácia, valor do ticket médio, turnover, performance individual, performance de vendas e estratégicos. Com base no preenchimento dos dados de cada um, será possível entender quais escolhas funcionam melhor.
Indicadores comerciais
Para os indicadores comerciais, são notados questões como o Custo de Aquisição do Cliente (CAC), ticket médio, taxa de conversão, Churn Rate, taxa de Follow Up, ciclo de venda, LTV e MRR.
Dessa forma, se for observado um valor muito elevado do ticket médio — faturamento total de um período dividido pela quantidade total de vendas realizadas no mesmo período — em um contexto em que a taxa de conversão esteja baixa, isso pode significar uma necessidade de diminuir esse valor.
Em outras palavras, se o custo para adquirir o produto for muito elevado e não resultar em vendas suficientes para gerar um aumento progressivo do lucro, é preciso rever novas estratégias. Indicadores comerciais, assim como os outros, não devem ser entendidos como fórmulas exatas, mas apenas como facilitadores que movimentam escolhas.
Como usar os indicadores de performance?
A imensa quantidade de dados que os gestores precisam lidar, diariamente, pode, facilmente, levar a uma desorganização que inviabilize a leitura correta do que está dando certo e daquilo que se mostrou insuficiente. Para evitar isso, o bom uso de indicadores de performance precisa acontecer.
KPIs precisam ser pensados com base nos objetivos de uma empresa. Por isso, é preciso observar os contextos para que o impacto na gestão atinja as metas específicas. Para isso, a primeira questão é definir o que deve ser mensurado. Essa tarefa nem sempre é algo simples.
Por exemplo, em um primeiro momento, o que toda a empresa quer é o aumento dos lucros. No entanto, o que fazer se há uma alta taxa de vendas que promova resultados a curto prazo, mas iniba a ampliação do público consumidor a longo prazo? É preciso definir qual a prioridade.
Assim, alinhe os indicadores com os objetivos estratégicos e organize as pessoas que estarão responsáveis pela implantação desses pontos. Promover uma comunicação efetiva e fazer a coleta de dados são mais dois pontos que oportunizam o bom uso de indicadores de performance. Diante dos resultados mensais, você poderá testar novos caminhos ou permanecer nessas estratégias.
Indicadores de desempenho ou KPI — Key Performance Indicator — são ferramentas para aprender a ler bem quais são as melhores formas de manter o desempenho da empresa. Por aqui, você conferiu como esse indicador pode medir a performance das pessoas, a partir de métricas financeiras, dados sobre produtividade e orientações comerciais.
Manter-se bem informado é fundamental para o crescimento de uma empresa. Afinal, essa é uma forma de abrir novas perspectivas. Por isso, continue recebendo dados e direcionamentos atualizados. Assine agora a nossa newsletter!