Ainda que seja complicado lidar com divulgação e comunicação da marca enquanto o empreendedor se dedica a outras atividades da empresa, tanto o MEI quanto o ME precisam estar cientes de que o investimento em marketing é fundamental para o sucesso do negócio. Além disso, é importante entender que as estratégias desse campo se dividem em duas categorias principais: inbound marketing e outbound marketing.
Se você não sabe o que elas são, fique tranquilo! Neste post, vamos ver as diferenças entre ambas e as vantagens que elas trazem para as organizações. Mostraremos, inclusive, alguns exemplos de como elas funcionam na prática ao longo do texto. Continue a leitura e escolha as melhores opções para você!
Qual é a diferença entre inbound e outbound marketing?
O inbound marketing, ou marketing de atração, se baseia na capacidade de conquistar clientes com ações que despertem o interesse no seu conteúdo e, posteriormente, na sua marca.
Isso ocorre conforme eles chegam até a sua empresa — seja por meio de um vídeo, post no blog, ebook ou outro material que contenha informações relevantes. Em geral, isso acontece como parte de um planejamento de marketing digital.
Ou seja, com as estratégias de inbound, não é a organização que usa formas de chegar até o consumidor, mas o público que descobre a empresa fazendo uma busca no Google ou clicando em um link interessante compartilhado na sua rede social favorita, por exemplo.
Já com o outbound, a ideia é ir até o cliente, muitas vezes usando métodos mais relacionados ao marketing tradicional. Mas não pense que isso se limita a publicidade para televisão, rádio, revistas e outras mídias de massa — também envolve patrocínio de eventos, propagandas locais com cartazes e panfletagem e técnicas comerciais para o fechamento de vendas.
Vale lembrar que, apesar de o outbound marketing ocorrer principalmente em mídias tradicionais, não significa que ele não possa estar presente no ambiente digital. Os anúncios que vemos enquanto navegamos em redes sociais como o Facebook e o Instagram se encaixam no outbound marketing.
Enquanto o outbound precisa encontrar meios ativos de conseguir a atenção dos consumidores, o inbound procura focar mais nas necessidades e problemas do cliente ideal, atraindo pessoas que de fato possam se beneficiar dos produtos e serviços que a sua empresa oferece.
Não existe um processo melhor que o outro, apenas aquele que é melhor para os seus objetivos. Aliás, é recomendável utilizar ambas as categorias de forma complementar. Mesclando estratégias de cada uma delas, você provavelmente encontrará mais formas de trazer bons resultados para a sua empresa.
Quais são as vantagens do inbound marketing?
Agora que você já entende melhor como o inbound marketing funciona, veja porque é uma ótima ideia implementá-lo no seu negócio.
Maior engajamento com a audiência
Como já vimos, as práticas de inbound têm a finalidade de conquistar o cliente gerando um conteúdo realmente relevante para ele. Isso cria um maior envolvimento com a marca e permite uma comunicação em dois sentidos. Assim, se sua mensagem for bem direcionada e gerar valor de verdade para o público, suas chances de conquistá-lo serão bastante promissoras.
Como consequência desse engajamento, temos o aumento da confiança das pessoas na empresa. Conforme elas percebem que você e seus colaboradores estão dedicados a compartilhar informações pertinentes — artigos no blog ou ebooks, apenas para citar alguns —, vão notar o profissionalismo de quem trabalha nela e a preocupação com os clientes e admiradores.
Assim, aumenta a confiança e a percepção de que aquela organização tem credibilidade e que é uma autoridade na área em que atua.
Menor custo médio para aquisição de clientes
Outra vantagem do inbound marketing é que as campanhas costumam ser mais eficientes se levarmos em conta o investimento necessário. Para se ter uma ideia, certas ações nem sequer exigem despesas diretas se você tiver conhecimentos básicos de marketing digital. Vamos considerar a tarefa de criar um blog e começar a publicar conteúdos. Não é algo difícil se você conhecer as ferramentas apropriadas!
Quais são as vantagens do outbound marketing?
Agora, vamos aos benefícios trazidos pelo marketing inbound. Entenda porque mesclar as duas modalidades é uma boa estratégia!
Resultados mais rápidos
Se formos pensar no tempo necessário para as táticas de inbound marketing darem um retorno significativo, estamos falando de alguns meses ou até mais de um ano para ter resultados expressivos.
Pense na estratégia de Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para mecanismos de busca, por exemplo. Até que o seu site ou blog tenha o posicionamento esperado nas pesquisas do Google, Bing, Yahoo etc., é necessário um trabalho de médio a longo prazo. Já no caso do outbound, os resultados já começam a aparecer assim que começa a veiculação da campanha.
Para ilustrar esse fato, imagine que você crie um anúncio no Instagram com uma imagem atraente e uma chamada para os usuários conhecerem o seu site. Assim que a propaganda começar a aparecer, alguns usuários vão se interessar e você já terá novos visitantes para o seu site.
Comunicação direto ao ponto
O inbound trabalha muito com o estabelecimento de uma relação com o consumidor, fornecendo conteúdos de acordo com o momento em que ele está na jornada de compra. Normalmente, dividimos essa jornada em três etapas:
- descoberta do consumidor de que ele tem uma necessidade;
- consideração sobre o que ele precisa para sanar essa necessidade;
- decisão sobre qual solução adquirir ou contratar.
É algo que demanda tempo até que o cliente seja impactado em relação àquilo que a empresa tem a oferecer. Enquanto isso, o outbound, de modo geral, lida diretamente com a fase de decisão e conta com mensagens direto ao ponto.
O que é preciso para colocá-las em prática?
Para executar ações de inbound e outbound, é fundamental aprender sobre as estratégias de marketing mais praticadas no mercado. Com esse conhecimento, você conseguirá avaliar se precisa começar com alternativas de baixo custo ou se poderá investir em algo mais complexo e com possibilidades de retorno ainda melhores.
É importante reforçar que o inbound e o outbound não devem competir entre si, já que são metodologias diferentes para ajudar a promover o sucesso do seu negócio. Portanto, avalie os seus objetivos e, com base nos benefícios de cada categoria de marketing, veja se ambos podem ser úteis para a sua marca ou se um é mais vantajoso que o outro.
Gostou do nosso artigo? Quer mais dicas de como desenvolver a sua empresa e fortalecê-la no mercado? Então, confira também como definir o preço de seus produtos e serviços!