A inadimplência pode ser um problema sério para as finanças de uma negócio. Quando não é resolvida com eficiência, pode causar um acúmulo de passivo de dívidas, gerando uma bola de neve que pode afetar negativamente a saúde financeira da empresa.

Além disso, o cenário brasileiro de crise econômica tem acentuado ainda mais esse problema, que atinge tanto pessoas jurídicas quanto os consumidores.

A inadimplência é um problema em cadeia, afinal, se determinado grupo de clientes não paga as suas contas, o lucro da empresa reduz e as despesas aumentam. Assim, os empreendedores terão uma maior dificuldade para manter o negócio, visto que o pagamento dos fornecedores e dos funcionários será comprometido.

Por isso, os gestores precisam entender mais sobre a inadimplência e conhecer estratégias para evitar e enfrentar o problema. Neste artigo, montamos um panorama completo sobre o assunto. Confira!

Qual é o perfil do cliente inadimplente?

É importante que o empreendedor saiba identificar o perfil do cliente inadimplente. Esse é o ponto de partida para minimizar os riscos para o seu negócio.

Naturalmente, esse perfil é definido de acordo com alguns parâmetros que consideram a situação econômica do país e eventuais movimentos de mercado. Portanto, é válido destacar que cada caso é um caso, e apenas uma análise de crédito poderá estabelecer um risco individualizado.

No entanto, existe um perfil de cliente inadimplente, traçado a partir de análises das informações junto à Serasa Experian. Conheça os dados e estatísticas atualizados desse perfil:

  • os homens são maioria, com 50,9% dos inadimplentes;
  • as pessoas que ganham de 1 a 2 salários mínimos são a parcela mais atingida (39,1%), seguida dos que ganham até 1 salário mínimo (38,8%);
  • a maioria dos inadimplentes possui apenas uma dívida (37,3%), mas 30,7% dos consumidores negativados têm quatro dívidas ou mais;
  • 19,4% dos inadimplentes têm idade entre 41 e 50 anos. Em segundo no ranking estão os jovens de 18 a 25 anos (14,9% do total).

Perceba que esses dados apontam para alguns grupos específicos de consumidores e dão um norte acerca das pessoas mais afetadas pela inadimplência.

Entretanto, como destacamos, a empresa deve ficar atenta a outras variáveis e traçar um plano personalizado para gestão e controle de inadimplência.

Por exemplo, um empreendimento que trabalha exclusivamente com o mercado B2B — venda de empresa para empresa — precisa conhecer a realidade de cada um dos seus clientes, o mercado em que eles atuam e os impactos que as políticas econômicas têm na saúde financeira desses negócios.

Como calcular a taxa de inadimplência na sua empresa?

Se você é empresário e está começando a se debruçar sobre a questão da inadimplência, o primeiro passo que precisa dar é realizar o cálculo da taxa de inadimplência. Essa informação apresenta uma ideia da situação do seu negócio e de eventuais ações que possam ser tomadas para lidar com o problema.

O cálculo do índice de inadimplência deve ser feito pela divisão dos pagamentos que estão em atraso no prazo de 90 a 180 dias pelo total de recebíveis que venceram durante o mesmo lapso temporal. Multiplique o resultado por 100 para ter o valor do índice de inadimplência em percentual.

Por exemplo, imagine que a empresa tenha recebido, ao longo do primeiro semestre, uma quantia total de R$ 124.000,00. Neste mesmo período, venceram e não foram pagos recebíveis no valor de R$ 14.500,00. Então, o cálculo de taxa de inadimplência deve ser feito da seguinte maneira:

R$ 14.500,00 ÷ R$ 124.000,00 = 0,1169

0,1169 × 100 =

11,69%

Em nosso exemplo, o índice de inadimplência da empresa no primeiro semestre do ano é de 11,69%.

A dica é que os empresários façam o acompanhamento mensalmente, já que isso ajuda a realizar uma análise ampla da situação da inadimplência dentro do negócio.

A partir dos resultados obtidos, o gestor consegue identificar padrões, dados de comportamento e riscos, estabelecendo estratégias para combater o problema.

Como prevenir a inadimplência dos seus clientes?

Quando o assunto é cobrança, todo cuidado é pouco. Afinal, é preciso ter calma para não criar um clima de inimizade entre a empresa e o cliente.

Então, cabe aos gestores ter paciência e procurar o entendimento para que ninguém saia perdendo. Desse modo, listamos, a seguir, algumas dicas que devem ser seguidas pelos empresários para conscientizar os seus consumidores acerca da inadimplência.

Conhecer bem a clientela

O primeiro passo é entender o perfil do seu cliente, ou seja, saber mais sobre o histórico de compras e qual a forma de pagamento usada por ele. Essa tarefa básica é essencial para que o gestor saiba com quem está lidando e evite prejuízos financeiros. Afinal, com essa informação em mãos, você pode criar estratégias de pagamento diferenciadas, com o intuito de não ser prejudicado.

Somado a isso, é fundamental manter os bons consumidores por perto, ou seja, aqueles que honram com todos os compromissos. Então, cabe aos empreendedores estimular esses clientes, por meio de brindes e descontos, por exemplo, para que eles se sintam valorizados.

A análise de crédito por meio de ferramentas específicas, como a consulta ao CNPJ e consulta ao CPF da Serasa Experian, é uma das soluções mais práticas para a empresa que deseja conhecer melhor a situação dos seus clientes.

Incentivar o pagamento à vista

Um bom empresário precisa se planejar e oferecer condições variadas de pagamento para os seus consumidores, de forma a não prejudicar o desenvolvimento da sua empresa. Logo, incentivar o pagamento via cartão de crédito ou à vista é uma maneiras seguras de evitar que o cliente faça dívidas em seu negócio, pois nesses casos eles não deverão dinheiro para a sua empresa, e sim para o banco.

Criar um sistema de cobrança

Existem casos em que os clientes até possuem o dinheiro para pagar a dívida, porém, acabam se esquecendo. Para evitar esse tipo de problema, é válido que o empreendedor elabore um sistema que alerte as pessoas sobre as datas de pagamento. Essa medida pode diminuir gradualmente a inadimplência no seu negócio.

O sistema de cobrança deve ser criado considerando o perfil do cliente e as demandas específicas do negócio. O empresário deve manter a equipe de cobrança bem treinada, criando uma régua de cobrança e estabelecendo processos padronizados de contato e manutenção da relação com os clientes inadimplentes.

Pedir a documentação dos clientes

Na venda de determinados produtos, como insumos mais caros, é viável realizar um contrato redigido com detalhes referentes ao pagamento da compra. Ter esse tipo de documento em mãos é uma alternativa caso essa situação chegue a um nível extremo, que precise de outra maneira de cobrança.

Orientar a sua equipe de cobrança

É importante passar algumas dicas para os colaboradores que lidam com os inadimplentes. Logo, é bom orientá-los a agir de maneira simpática, paciente e cordial, dentro das regras impostas pelo Código de Defesa do Consumidor.

A equipe deve estar apta a encarar qualquer tipo de situação e agir com mansidão ao cobrar o cliente. Por isso, é preciso criar uma política de gestão de cobranças.

O que fazer para a sua empresa não cair na inadimplência?

Dívidas são um problema que tira a paz de qualquer empreendedor, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Diante disso, para não cair nessa situação, algumas práticas podem ser adotadas. Confira, a seguir, algumas das técnicas que podem ajudar a não cair na inadimplência!

Ter uma boa gestão financeira

Uma empresa que deseja obter maior lucratividade e visibilidade no mercado precisa manter a saúde financeira em dia. Em virtude disso, fazer uma boa gestão, criar planos estratégicos de cobrança, fidelizar bons clientes e ter uma equipe eficiente, que saiba fazer o controle das entradas e saídas, é uma alternativa para se manter livre da inadimplência.

Pagar as contas em dia

Essa parece ser uma tarefa fácil. Porém, caso o gestor responsável pelos pagamentos dos funcionários, fornecedores ou despesas do próprio estabelecimento, como água, luz e internet, não saiba administrar bem as datas e as formas de quitar essas pendências, as coisas podem se complicar e se transformar uma bola de neve difícil de ser contida.

Usar serviços de análise de crédito

Os serviços de avaliação de crédito são recursos importantes, pois ajudam o fornecedor a conhecer a situação financeira do cliente, o que é um ponto válido para quem vai fechar qualquer tipo de negócio. Dessa maneira, por meio de empresas de proteção ao crédito, o empreendedor pode fazer as suas consultas e ter acesso detalhado a pendências de pagamentos e a outros impasses de restrição do cliente.

Vender com nota fiscal, sempre

Esse quesito é de extrema relevância, visto que a venda sem nota fiscal configura crime e, por consequência, gera vários problemas ao dono da empresa. Afinal, quando algo é vendido sem documento, o empreendedor não tem amparo da lei para resolver judicialmente a dívida do cliente.

Acompanhar os números diariamente

Para diminuir a inadimplência, é preciso avaliar diariamente os números, ou seja, saber quantos e quais são os clientes devedores e entender os principais motivos que os levaram a isso. Assim, é possível criar soluções para evitar essas falhas no processo.

Conhecendo de perto o andamento da sua empresa, é possível identificar se a inadimplência ocorre por conta de um serviço em específico e por que motivo o cliente não paga em dia a sua conta.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como evitar a inadimplência na sua empresa e como alertar os clientes a honrarem com os seus compromissos, busque aplicar as informações e ajude a manter a saúde financeira do seu empreendimento.

Gostou do post e quer começar a colocar em prática as dicas apresentadas? Então, não perca tempo e evite a inadimplência com as consultas de CNPJ e CPF!