Para montar uma inauguração de sucesso na sua loja, você deve causar uma ótima primeira impressão, já que o impacto inicial que temos a qualquer pessoa, produto e ambiente diz muito sobre como será nossa relação a partir daquele momento.

Por isso, a dica é investir nesse momento para destacar sua imagem e produto, pensando no seu próprio futuro. Devido a essas questões, separamos um guia completo com 10 dicas chave para fazer seu evento ser bem-sucedido. Continue e confira só.

O que é uma inauguração de loja? 10 dicas de como montar

Antes de irmos para as principais dicas, é importante saber que a inauguração é um evento onde você coloca sua loja em evidência para o maior número possível de pessoas, apresentando um novo espaço e serviço. Então, calcular seu orçamento, ter certeza sobre o horário e a data é fundamental para promover uma experiência completa.

Nós da Serasa Experian entendemos essa importância, então selecionamos algumas dicas, como: planejamento estratégico, divulgação, promoções e mais, confira:

1. Faça um planejamento para sua inauguração

Um bom planejamento e organização são partes centrais de qualquer evento, já que melhoram a experiência do cliente durante a inauguração. Comece esse processo com meses de antecedência. Pense em que tipo de evento será para ter um cronograma detalhado que se encaixe com o seu tipo de público.

Verifique se será em um espaço fechado ou aberto, o clima do dia, fornecedores disponíveis para decoração, comida, iluminação e música. Veja também se seus convidados conseguem se locomover até o ambiente escolhido, organizando todas essas informações por meio de um checklist mais detalhado ou, até mesmo, pelo uso de planilhas.

2. Pense nos convites e na divulgação do seu evento

Nenhuma inauguração acontece sem uma boa estratégia de marketing. Então opte por uma divulgação bem atraente e eficaz, pensando no seu tipo de público sempre. A dica é abusar do uso das redes sociais para atrair mais pessoas, disparando os convites com as seguintes estratégias:

  • Convites personalizados: elabore convites digitais ou até impressos com os nomes dos convidados, data, horário, local e dress-code, colocando pontos chave sobre o evento.
  • Cronograma de atividades: é interessante que seja anexado um cronograma com as principais atividades do dia, informando as pessoas sobre o que terá na inauguração.
  • Marketing: não se esqueça das redes sociais e da divulgação durante a festa. O ideal é que você tenha um profissional gravando e registrando os principais momentos.

3. Realize ofertas e promoções especiais no dia

No dia da inauguração, é interessante que, além de todas as atividades, você também coloque um atrativo a mais: as promoções e condições especiais. Essa estratégia permite que os convidados se interessem mais pelos produtos ofertados em sua loja, além da chance de divulgá-los melhor e falar sobre seus benefícios.

Mas atenção: faça isso de forma natural e com divulgação leve, o intuito do evento é posicionar e fidelizar os clientes do seu empreendimento, não realizar vendas diretas. Planeje sorteios e brindes exclusivos para incentivar as compras, sem pressionar o convidado.

4. Traga uma experiência exclusiva para os clientes

Fazer uma gestão da experiência dos clientes é o que interessa naquele momento, por isso certifique-se de criar um ambiente acolhedor e agradável, com sinalizações adequadas e lugares marcados para estimular a socialização, mantendo o clima ideal com boa decoração e música ambiente.

Lembre-se também de treinar bem a sua equipe, tanto para atender aos convidados como para esclarecer dúvidas sobre os produtos, além de apresentá-los de forma mais natural possível.

5. Faça demonstrações e workshops dos seus produtos

Separe um tempo dentro do seu cronograma para fazer demonstrações completas dos seus produtos. Esse tipo de atividade estimula a curiosidade e o desejo de possíveis clientes para se fidelizarem a loja de forma orgânica. Apresente através de slides, crie demonstrações de como ele funciona e esclareça as principais dúvidas.

Outra ideia é investir nas palestras de profissionais com temas que tenham relação com os valores da sua loja, sempre com tom educativo, conscientizando e entretendo os convidados.

6. Feche parcerias locais para aumentar seu público

As parcerias locais podem te ajudar na hora de montar uma inauguração, já que isso acaba aumentando o alcance e atraindo mais público para seu empreendimento.

Você pode fazer isso indo atrás de fornecedores de confiança, comércios vizinhos que não sejam concorrentes, membros do sindicato que você pertence e etc. Em troca, ambos podem acabar divulgando seu negócio nas redes, engajando mais público.

7. Tenha um coquetel de inauguração

O coquetel é importante pois além de fornecer uma seleção de alimentos e bebidas que encantem as pessoas, ele também transmite um clima de celebração para o evento.

A dica é seguir a mesma linha de pensamento do início, estabelecendo qual tipo de evento você quer realizar: se for algo mais social, recomendamos comidas finas e snacks sofisticados, se for algo casual, o ideal são pratos descontraídos e de fácil consumo.

Você pode contratar esses serviços através de parcerias já fechadas antes, ou também por fora, verificando a reputação da empresa, versatilidade do menu, equipe que fará o serviço e a logística do atendimento para o dia.

8. Invista no entretenimento da sua inauguração

O entretenimento estimula o clima do evento, por isso pense em algumas possibilidades, como música ao vivo, DJs, apresentações e etc. Esse tipo de adição traz um diferencial para a inauguração da sua loja, além de manter os convidados entretidos com mais socialização.

Outra ideia é apostar nas atividades interativas, com prêmios promocionais e outras vantagens de compra nos produtos da loja. Brincadeiras como bingo, quizz de perguntas e respostas e stops são uma ótima opção nesses momentos.

Além de aplicar essas atividades com seus clientes durante inaugurações e eventos, você também pode aderir a jogos e brincadeiras para a sua equipe de vendas durante o dia a dia, estimulando resultados mais positivos.

9. Convide personalidades para maior alcance

Personalidades locais, como figuras políticas, donos de outros negócios ou pessoas populares geram um impacto positivo, aumentando a autoridade da sua loja. Você também pode aproveitar e convidar celebridades locais que tenham maior alcance nas redes sociais.

Esse contato pode ser feito de forma profissional, estabelecendo uma parceria paga ou também por meio de presentes, através de descontos especiais ou vouchers. Isso acaba se tornando uma excelente estratégia para maximizar a exposição dentro da mídia, colocando seu nome em outros lugares.

10. Colete feedbacks dos convidados

A última dica é coletar feedbacks dos seus convidados ao final da festa, pois ajuda a conhecer melhor seus clientes e medir a qualidade do evento, para melhorias futuras e estratégias que serão incrementadas. Você pode fazer isso por meio de pesquisas de satisfação entregues no final da festa, avaliações no Google meu negócio e até QR Codes com questionários online.

Após coletar esses dados, é possível criar uma métrica de como montar os próximos eventos e promoções, entendendo se a loja comporta as principais necessidades do consumidor, assim como verificar o atendimento dos funcionários, que também podem ser avaliados neste momento.

Como saber se a minha inauguração teve sucesso?

Após o fim da festa, para saber se sua inauguração teve sucesso, o indicado é medir algumas métricas básicas que podem ser consultadas de forma fácil, como:

  • Engajamento nas redes sociais: pode ser medido pelo número de curtidas, comentários, menções nos stories e compartilhamentos;
  • Retorno dos patrocinadores: o feedback dos seus parceiros e patrocinadores presentes no evento também auxilia na menção do seu sucesso, uma vez que ambos tiveram bons resultados em conversão de vendas ou divulgação;
  • Número de vendas feitas: mesmo não sendo um evento voltado para a venda, o número de convidados que se interessou e adquiriu seu produto atribui muitos pontos para o sucesso da sua inauguração. Isso mostra que a loja teve boa divulgação e alcance do seu público final.

Como vimos, montar uma inauguração é uma tarefa complexa, mas que pode ser bem executada seguindo alguns passos básicos. Lembre-se de se manter fiel aos valores e a identidade da sua marca, revisando com atenção cada detalhe do seu evento, com retorno positivo para o seu negócio.

Se você ainda quer continuar investindo na divulgação da sua nova loja e atraindo mais clientes, nossa dica é dar uma olhada em algumas dicas de como ter mais engajamento no Instagram.