O Google é a maior plataforma de busca do mundo, com milhões de usuários pesquisando lugares e produtos a todo tempo. Associado ao buscador, há também diversas ferramentas, como o Google Meu Negócio, que visa aumentar a visibilidade das marcas no meio digital.
A ferramenta, também conhecida como Perfil de Empresa do Google, é gratuita e essencial na estratégia de marketing para pequenas e médias empresas, ajudando na construção de uma marca forte e reconhecida no meio regional.
Além disso, com o Google My Business é possível que os clientes recebam mais informações sobre seu negócio, aumentando visitas, vendas e exposição da empresa. Quer saber mais sobre como a ferramenta funciona? Continue a leitura e veja porque seu uso é tão importante!
O que é Google Meu Negócio?
Lançado em 2014, o Google Meu Negócio surge para ajudar as suas empresas a terem mais presença online, através do Google Search e no Google Maps, sem investimento algum. Ou seja, a plataforma auxilia com uma listagem de empresas, a partir das indicações da página de pesquisa.
Supondo que o seu negócio seja um salão de beleza, quando os usuários pesquisarem por "salão de beleza em tal cidade" no Google, sua empresa pode aparecer para o cliente no meio de uma listagem de salões. Esta lista pode, ainda, ser classificada por localização, horário de funcionamento ou classificação.
Por isso, é indispensável adicionar algumas informações para que estes possíveis clientes achem o seu empreendimento e possam tirar pequenas dúvidas. Veja alguns exemplos:
- Endereço;
- Telefone;
- Horário de funcionamento;
- Serviços ou produtos oferecidos;
- Eventos do local;
- Fotos dos produtos, ambientes ou serviços.
Como funciona o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma estratégia de Inbound de Marketing, onde o objetivo é fazer os clientes irem até você e não a empresa buscar por eles, teoricamente. Essa ferramenta permite auxiliar a sua empresa a ser vista por diversas pessoas, como uma vitrine online.
Além das informações sobre espaços físicos, a ferramenta é também utilizada para impulsionar negócios online. Ou seja, além de empresas com espaço físico, lá é possível cadastrar organizações que atendem pessoalmente por agendamento, empresas híbridas que atendem tanto no próprio local, quanto a domicílio ou até mesmo profissionais remotos.
Para as pesquisas de venda de produto ou serviço, a plataforma irá listar as empresas relacionadas com o que foi pesquisado, com opções que sejam relevantes para o consumidor, principalmente em questão de localização.
Esse cadastramento é ideal para quem quer alavancar sua empresa, pois ao investir nesse modelo de divulgação, atrai novos clientes e mais chances de comprarem ou consumirem o seu serviço.
Como criar uma conta no Google Meu Negócio?
Como você pode ver, criar uma conta nesta plataforma pode mudar o rumo dos seus negócios, levando a uma maior visibilidade para ele. Mas afinal, como posso me cadastrar?
1. Acesse a página do Google Meu Negócio e faça o login
Comece por acessar o site do Google Meu Negócio, clicando em acesso ao login. Faça o cadastro utilizando a sua conta do Gmail. Se ainda não possui uma conta, é fácil criar uma durante o processo.
2. Preencha as suas informações
Após o login, preencha o formulário com os dados essenciais do seu negócio para que os consumidores te achem facilmente, como o nome da empresa, link para o seu site, número de contato, horário de funcionamento e categoria do seu mercado.
3. Confirme a sua autorização para gerenciar o negócio
Durante o processo de registro, seus dados de contato e endereço aparecerão em uma área oculta sob caixas azuis. Para prosseguir, veja se todas as informações estão de acordo e aceite os termos para autorizar a gestão do perfil.
4. Confirme o endereço da sua empresa
A confirmação do local da sua empresa é crucial para aparecer corretamente no Google Maps e nos resultados de busca. O Google enviará um código de confirmação via Correios para o endereço cadastrado.
Quando receber o código, retorne à sua conta no Google Meu Negócio, clique na caixa vermelha com a mensagem "Confirmar agora" e siga as instruções fornecidas na correspondência para finalizar o processo de registro.
Processo de verificação do Google Meu Negócio
Após adicionar as informações sobre seu negócio, o Google envia um cartão postal com o código de verificação para sua página ir ao ar. Esse código demora em média 2 semanas para chegar até você. Ao chegar o código, você deve enviar para a plataforma e após esse processo, o Google pode pedir outros modelos de verificação.
Verificação por vídeo
Esse é um método novo que torna a plataforma mais segura, para que não sejam publicados lugares falsos e para demonstrar que o lugar está apto a atender.
Nesse processo o Google pede para você fazer um vídeo contínuo da empresa mostrando alguns pontos importantes, como:
- Localização: gravar onde a empresa está localizada, como a placa da rua, fachada da empresa, lojas e casas ao redor;
- Materiais e equipamentos: monitorar o estoque, equipamentos de uso diário (maquininha de cartão), materiais para atendimento;
- Administração: área de acesso apenas ao funcionário, ponto de venda, papelaria.
Após o envio do vídeo ao Google, o material será revisado e em até 5 dias você receberá a confirmação da verificação.
Verificação por videochamada
Esse processo de verificação segue a mesma ideia do vídeo, só que estará em chamada com um representante do Google. Nessa chamada, você poderá ter uma conversa com esse representante e deverá mostrar os pontos importantes da sua empresa, assim como no vídeo.
Por que é importante ter o cadastro no Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta de divulgação muito importante para o empreendimento. É a forma orgânica da sua empresa aparecer para pessoas próximas a você. Há vários benefícios em se inserir nessa plataforma, veja:
1. Ganho de destaque no Google
Ter o seu empreendimento no Meu Negócio com as informações adequadas e corretas fará com que sua empresa apareça em destaque para as buscas. Também será fácil de encontrar seu endereço, até mesmo direto pelo Google Maps.
Segundo os dados do próprio Google, ao utilizar a plataforma, tem 2,7 vezes mais chances do usuário confiar nas empresas que estão no Google Meu Negócio. São 70% de chances dos clientes visitarem essas empresas e 50% deles são propensos a comprar ou consumir o serviço desses locais que possuem o perfil completo.
2. Recebe avaliações e interaja com clientes
A ferramenta oferece um recurso de feedback das pessoas que já consumiram o produto ou serviço. No perfil do seu negócio, as pessoas podem deixar a sua avaliação comentando sobre a experiência com a empresa ou apenas colocando estrela de 1 a 5, significando quanto menor o número, pior avaliado.
Em perfis de comidas, como restaurantes e barzinhos, é possível avaliar por categorias como, comida, ambiente e serviço. Além disso, também podem colocar fotos, sendo muitas vezes benéfico para o local.
Também há possibilidade de interação nessa página com perguntas e respostas. Esse feedback e interação com os consumidores é uma estratégia que auxilia no bom relacionamento com os clientes e a trazer novos consumidores por conta da atração desses comentários.
O Google Meu Negócio também possui a função de chat, onde você pode conversar com o usuário. Prezar pela qualidade do atendimento, produtos e serviços, ajudam a ter boas avaliações, trazendo mais clientes para a empresa.
3. Amplia sua presença digital na sua região
O Google Meu Negócio recebe pessoas que vieram por outras redes sociais e pessoas que já pesquisaram diretamente no Google, por isso, além das informações básicas para o consumidor, ele se torna outra rede o que possibilita interações e avaliações.
Mas além desses fatores, essa plataforma funciona como uma rede social que permite postar fotos e vídeos dos seus serviços, colocar os preços, fazer ofertas e postagens. Os usuários podem acompanhar nas abas de “atualizações” e “visão geral” pelos smartphones e no computador na aba “do proprietário”.
Essa ferramenta permite que os usuários possam estar antenados a promoções, novidades e eventos. Também podem entrar em contato direto com a empresa para fazer pedidos ou tirar dúvidas.
4. Mais cliques as informações
Uma das vantagens de ter o seu empreendimento dentro do Google Meu Negócio é o aumento no número de cliques para informações de sua página. É um aumento considerável nos resultados, sendo um acréscimo de 42% de cliques para rotas de carro no Google Maps e 35% de aumento para acesso ao link do site da empresa.
Esse aumento demonstra como os resultados são reais e mais do que visualizações, mas também um engajamento do usuário, proporcionando clientes potenciais. É uma ferramenta valiosa para impulsionar o sucesso do empreendimento.
5. Acesso a informações e estatísticas
O Google My Business oferece uma ferramenta valiosa para os empreendedores, possibilitando acesso às informações detalhadas e mensuração de estatísticas do seu perfil, podendo ver os resultados obtidos. Com essas informações disponíveis, os gerenciadores conseguem saber como está o seu desempenho online.
É possível obter informações, como os números de pessoas que ligaram clicando no link da plataforma ou que acessaram o site da empresa.
Também é possível rastrear quantos pedidos de rotas chegaram ao seu estabelecimento. E nesse levantamento de estatísticas, você pode verificar algumas informações como cidade/região de onde esse usuário está interagindo com o perfil.
Essas informações oferecem à empresa insights para aprimorar as estratégias para cada perfil de cliente, facilitando os processos de conversão.
Como ficar em destaque no Google My Business
O que todo mundo quer é ter o destaque na página de busca para que os clientes optem pela sua empresa, mas para isso, existem algumas práticas que auxiliam no melhor posicionamento, veja!
Mantenha seu perfil atualizado
Manter o perfil atualizado é essencial para sua empresa não perder a credibilidade e aparecer em um bom posicionamento na página de busca. Afinal, com isso a plataforma entende que a empresa está preocupada em atender e responder as buscas dos clientes atualizando a página conforme novidades e mudanças.
Imagine que você está procurando um restaurante para comemorar o seu aniversário, olhou na página do Google, viu o que o restaurante atendia todos os dias das 19h às 00h e ao chegar no restaurante, ele está fechado. Essa situação causa uma frustração àquela pessoa que já tinha planejado o seu aniversário naquele determinado restaurante e por conta dessa falta de atualização na página, perde a credibilidade com o cliente.
São diversas situações que podem chatear o consumidor caso a página não seja atualizada, horário de funcionamento incorreto, mudança de endereço, mudança de preços, promoções inativas e outros. Por isso, é necessário que sempre as empresas estejam atentas ao seu perfil e veja se as informações estão correspondendo com a situação atual.
Interaja com seus clientes
A interação com os comentários deixados em seu perfil do Google Meu Negócio é uma prática valiosa para demonstrar que as opiniões são importantes para a empresa. Essa ação é fundamental para as pessoas terem uma boa visão da empresa.
O ato de responder os comentários dos clientes que passaram pelo seu estabelecimento ou receberam um produto ou algum serviço seu mostra o envolvimento com eles. Valorizar os feedbacks é essencial para o consumidor e para o Google, podendo influenciar na classificação dos resultados.
Além disso, os comentários negativos são importantes e não podem deixar de ser respondidos. Encará-los de forma compreensiva e amigável, mostrando que está disposto a resolver o problema ocorrido, mostra que a empresa está disposta e preocupada, oferecendo uma solução ao problema e um excelente atendimento.
Para maior interação e feedbacks de seus clientes, você pode inserir o Whatsapp Business e converter em vendas. Outro ponto necessário, são as respostas para dúvidas. Isso porque também auxilia outras pessoas que passam pelo perfil a ter maior esclarecimento sobre outras questões.
Adicione fotos e vídeos
Adicionar fotos dos seus produtos ou serviços ajuda o cliente a se identificar com o seu trabalho e ter a curiosidade e vontade de consumir. As imagens proporcionam uma visão ampla do que sua empresa oferece e também ajudam a atrair novos olhares dos consumidores.
Além disso, as fotos entram no quesito de atualização. Lembre-se de ter fotos de boa qualidade e atualizá-las para que as pessoas que vejam tenham uma boa impressão e gostem do que foi postado. Fotos ruins ou antigas podem ter um olhar negativo, afastando novos clientes.
Essa forma de interagir com os comentários deixados e avaliações deixadas no Google Meu Negócio ajuda a se destacar, mostrando comprometimento com os consumidores, construindo a melhor imagem para empresa e fortalecendo a presença online.
Quer aprender como fazer seu negócio bombar nas redes sociais? Confira 9 dicas para impulsionar suas redes!
Como reivindicar um perfil do Google Meu Negócio já existente?
Reivindicar ao perfil do Google Meu Negócio permite o acesso às informações de estatísticas e a ter o controle para responder os comentários e para atualizações de fotos e postagens. A pessoa que quer tomar esse controle deve ser a que visa garantir maior presença online nessa plataforma.
O primeiro passo é verificar se está logado na conta do e-mail. Logo em seguida, pesquise por “minha empresa” e assim já será direcionado a uma área do painel administrativo do Google Meu Negócio.
Se direcione aos 3 pontinhos no canto direito do painel e clique em configurações do perfil da empresa. Dentro dessa aba, aparecerá a opção “administradores”, ao clicar, você pode adicionar o usuário que terá controle desse painel, você deve selecionar a opção de proprietário ou administrador.
Como gerenciar as postagens do Google Meu Negócio?
Como as redes sociais, as postagens nessa plataforma também fazem diferença para que o usuário tenha mais conhecimento sobre seu negócio. Essa é uma forma de mantê-los informados sobre as novidades, promoções e eventos de sua empresa, sendo conteúdos relevantes para eles. Veja o passo a passo de como fazer suas publicações no Google Meu Negócio:
- Acesse sua conta do Google meu negócio;
- Clique em “adicionar atualização”;
- Escolha o tipo de postagem: Postagem de atualização (informar o cliente sobre novidades), postagem de oferta e postagem de evento;
- Após a escolha de um dos 3 tipos de publicação, você irá colocar as informações sobre o escolhido. Também é possível colocar o link do site e o número de contato;
- Faça a pré-visualização e revise suas informações se estão corretas;
- Finalize em “concluído” e publique o seu conteúdo.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial se você deseja posicionar a sua empresa no cenário digital. Nesse texto, trouxemos pontos importantes que mostram como essa ferramenta disponibilizada pelo Google para os empresários é indispensável para alcançar o sucesso.
Essa ferramenta auxilia todos os tipos de empresas, sejam elas grandes ou pequenas, online ou presencial. Ela é um referencial para os diversos consumidores que pesquisam diariamente na plataforma.
O Google My Business revolucionou a forma de encontrarmos lugares e profissionais, é uma ferramenta que aumenta a credibilidade do negócio e oferece diversos benefícios. Por isso, espero que tenha gostado do conteúdo e comece a utilizar essa ferramenta, se não usa ainda.
Se você gostou desse post, aqui na Serasa Experian você encontra diversos posts que te ajudam a alavancar seu negócio. Entenda também o que é um planejamento estratégico e como isso pode ajudar a sua empresa!