A Serasa Experian possui o maior banco de dados da América Latina, além de desenvolver soluções que ajudam as organizações a terem um desempenho melhor no mercado em que atuam, inclusive pequenas e médias empresas. Mas, afinal, você sabe quais são as soluções Serasa Experian, para que elas servem e como adquiri-las?
Neste conteúdo especial, criado em parceria com Renata Lara, Growth Marketing Manager MPME da Serasa Experian, você vai encontrar as respostas para essas e outras perguntas. Continue com a leitura e tire suas dúvidas!
Quais são as soluções Serasa Experian para PMEs?
Engana-se quem pensa que apenas grandes corporações podem se beneficiar de soluções tecnológicas como as desenvolvidas pela Serasa Experian. Confira a seguir um breve resumo dos produtos indispensáveis para pequenos e médios negócios.
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Consulta de CPF e CNPJ
A plataforma para consulta de CPF e CNPJ da Serasa Experian mostra o histórico detalhado de clientes, fornecedores e parceiros comerciais. Fácil de usar, ela permite que você verifique se a pessoa ou empresa com quem você está negociando é confiável para a realização daquele negócio.
A solução ajuda a evitar riscos mais altos em diferentes situações, desde o fechamento de um contrato até a venda da empresa. Além disso, a consulta permite que a empresa reduza o número de calotes e a inadimplência como um todo.
Recuperação de dívidas
Essa solução funciona como um ótimo complemento à consulta de CPF e CNPJ. Trata-se de um serviço de cobrança digital e negativação que ajuda você a receber os valores que clientes inadimplentes devem à sua empresa. O resultado é uma recuperação de dívidas mais fácil, rápida e econômica.
Saúde do seu negócio
A solução de monitoramento da Serasa Experian permite que você acompanhe de perto seu CPF e CNPJ — e o mesmo se aplica aos seus sócios. O objetivo, como o nome sugere, é garantir a estabilidade financeira do negócio, evitando golpes e tendo uma visão panorâmica de como sua marca é vista pelo mercado.
Monitoramento de clientes
Um passo além pode ser dado com a solução Monitore clientes, que ajuda a reduzir o risco de inadimplência. Uma das suas funcionalidades é o envio de uma notificação sempre que for feito um apontamento ou alteração na situação da pessoa ou empresa.
Como posso adquirir as soluções da Serasa Experian?
Renata explica que a Serasa Experian conta com diversos canais de atendimento, por meio dos quais você pode solicitar a aquisição da solução que mais precisa. Isso inclui:
- chat;
- telefone;
- e-mail;
- e-commerce.
As soluções pré-pagas, por sua vez, podem ser adquiridas pelo site e pelo chat. A profissional destaca que a decisão fica a critério de cada pessoa, de acordo com o que acha mais fácil e prático. "Tudo vai depender de como ela prefere fazer seu atendimento e o formato de compra", explica Renata.
O único critério para a contratação das soluções pré-pagas é realizar o procedimento em nome da organização, não de uma pessoa física. "Precisa ser uma empresa e ter CNPJ. No canal e-commerce, a empresa precisa estar ativa na Receita Federal e, para alguns produtos, o usuário que contrata tem que ser parte do quadro societário ou administrador", complementa.
Que benefícios estão atrelados a essas soluções em PMEs?
A Serasa Experian aperfeiçoa continuamente suas soluções, a fim de ajudar as empresas de diferentes maneiras. Um primeiro ponto mencionado é a possibilidade de consultar documentos de clientes para, assim, vender com mais segurança. Segundo dados da própria Serasa Experian, em 2020 foram registrados mais de 63 milhões de brasileiros endividados.
Nesse sentido, a inadimplência tende a ser um problema recorrente — e seu impacto é maior ainda em pequenas e médias empresas. Afinal, nem toda organização tem o aporte financeiro de uma multinacional para manter suas operações com tranquilidade enquanto uma parcela de seus clientes não quita seus débitos.
Esse é um dos motivos pelos quais as PMEs podem atuar com mais tranquilidade graças às soluções Serasa Experian. Vejamos alguns outros benefícios que esses produtos proporcionam.
Prevenção de golpes
Infelizmente, o uso não autorizado de documentos alheios para a realização de pagamentos sem fundo ao contratar um serviço é uma prática mais comum do que parece. O resultado é um cliente inadimplente por um motivo simples e problemático: não foi aquela pessoa que comprou da sua empresa.
A solução de consulta de documentos permite avaliar o cliente com mais atenção, reduzindo a incidência desse tipo de golpe.
Segurança da informação
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor, tornando a segurança da informação um assunto ainda mais importante para qualquer organização — e isso inclui as PMEs. Renata explica que a Serasa Experian "possui políticas rígidas de segurança de dados", algo que trabalha a favor dos usuários das plataformas.
Ao consultar um CNPJ, ou mesmo ao monitorar sua própria empresa, você sabe que os dados utilizados respeitam as normas estabelecidas pela LGPD e a privacidade dos clientes e demais envolvidos.
Gestão de fornecedores mais eficiente
Quem atua em uma pequena ou média empresa sabe o quão fundamental é o papel do fornecedor para o sucesso dos negócios. Se ele falha, atrasa ou não entrega o combinado, a empresa pode simplesmente parar — e o impacto disso é extremamente negativo, manchando sua marca no mercado.
Por isso, se tem algo que nenhum de nós quer vivenciar é a situação de contar com um fornecedor e descobrir que ele simplesmente foi à falência. O ponto é que nenhum deles vai dizer, durante uma negociação de vendas, que a saúde financeira da empresa não vai bem.
PMEs precisam se blindar contra esse tipo de risco, evitando que problemas em parceiros comerciais afetem sua própria eficiência operacional — algo que as soluções Serasa Experian ajudam a garantir. Com um olhar sobre o histórico de cada fornecedor, você identifica inadimplentes e evita que os problemas surjam inesperadamente.
Como você pôde ver, os processos de aquisição e uso das soluções Serasa Experian são rápidos e fáceis. Então, coloque essas tecnologias para trabalhar a seu favor e garanta a saúde financeira da sua organização!
Se quiser entender como essas soluções podem funcionar no contexto específico da sua empresa, não deixe de entrar em contato conosco!