Oportunidades geradas pela crise? Isso mesmo. Você leu corretamente. Pois apesar de quase metade (49%) das micro, pequenas e médias empresas terem sofrido impactos negativos devido à crise gerada pela pandemia de covid-19, 90% delas acreditam que o momento abriu novas oportunidades. Esses são os resultados de uma pesquisa aqui da Serasa Experian que ouviu 521 empreendedores de pequenas e médias empresas.
Para 38% dos empresários, a crise abriu espaço para aprender novas modalidades de vendas, enquanto 33% acreditam que o momento permite empreender e inovar. Já outros 33% aproveitaram o momento para rever parcerias e fornecedores. Mas as oportunidades geradas pela crise não param por aí:
- 26% dos empreendedores começaram a aplicar estratégias de acordo com o perfil dos clientes;
- Outros 26% passaram a investir em novas tecnologias;
- E 21% deles citaram que ganharam mais tempo para focar em planejamento e gestão.
Mais da metade dos empresários, 52,6%, pretende expandir os negócios com o fim da crise e retomada da economia, enquanto 29,2% estimam que conseguirão voltar ao mesmo patamar de antes da pandemia.
Fora os 49% que afirmam ter sofrido os efeitos negativos da crise, 36% disseram não ter tido perdas e 15% conseguiram ter um saldo positivo no período.
A principal mudança estrutural promovida pelas empresas foi a alocação de recursos para trabalhar e atender de forma remota, mencionada por 53,2%, seguida pelos investimentos em tecnologia para as vendas não presenciais (51,7%).
Como resume, Cleber Genero, vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, “o grande desafio das PMEs foi continuar operando. A digitalização aconteceu de forma sem precedentes, pelo nível e velocidade, mas ainda com muitas dificuldades, com as pessoas aprendendo no decorrer do processo. Não foi feito de uma forma planejada. As empresas, na verdade, se adaptaram ao contexto”.