Na era digital em que vivemos, diversificar as formas de pagamento oferecidas aos clientes é mais relevante do que nunca. Seja por meio de serviços bancários e cartões de crédito, seja em plataformas on-line, os empreendedores dispõem de variadas formas de pagamento modernas.
Oferecer diferentes opções aos compradores aumenta a chance de concluir a compra com sucesso, além de melhorar a experiência e a segurança dos usuários. Neste post, vamos discutir diferentes formas de pagamento e como torná-las seguras para os clientes. Confira!
Conheça as principais formas de pagamento
Existem diversas formas de pagamento que você pode oferecer aos clientes. É fundamental entender o que cada uma delas representa para você e para o consumidor. Conheça, então, os principais meios disponíveis no mercado.
Cartão de crédito e débito
O cartão de crédito ainda é o meio de pagamento mais adotado no Brasil, utilizado por 80% dos consumidores, segundo levantamento da Opinion Box. O débito fica na margem dos 66%.
Esses números expressivos indicam que, ao formalizar um negócio, contratar serviços para aceitar pagamentos com cartão é um investimento praticamente obrigatório. Afinal, essa é uma grande estratégia para qualquer empresa que deseja aumentar suas vendas e garantir uma boa experiência de compra aos seus clientes.
É necessário escolher bem as credenciadoras de cartão de crédito, considerando taxas e serviços oferecidos, para que se obtenha o melhor custo-benefício. Além disso, é prudente adotar ferramentas de segurança para proteger os dados dos clientes, como o token.
Por fim, é preciso ter em mente que o cartão de débito não oferece a mesma facilidade de parcelamento que o crédito, sendo uma opção mais atrativa para pagamentos à vista.
Intermediadores de pagamento
Além dos cartões de crédito e débito, existem intermediários de pagamento que podem ser usados para processar transações. Esses intermediários não são necessariamente uma forma de pagamento, mas um facilitador, também conhecidos como subadquirentes.
Esses intermediários podem ser usados para processar pagamentos com cartão de crédito, débito, transferência bancária, boleto bancário, entre outros. Também fornecem maquininhas de cartão para lojas físicas e ferramentas de integração para aceitar pagamentos on-line. São muito utilizados por pequenos e médios empreendedores por sua praticidade e facilidade na implementação.
É essencial levar em consideração que, apesar da redução na burocracia, os intermediadores podem cobrar taxas mais altas que as credenciadoras. Por isso, ao planejar a adoção de instrumentos para receber pagamentos, a empresa precisa avaliar todos os custos envolvidos, pois isso vai impactar o preço final apresentado aos seus clientes.
Boleto bancário
O boleto bancário é um método de pagamento on-line seguro e comum no Brasil que oferece a opção de pagamento parcelado ou à vista. No entanto, é estratégico considerar os custos de emissão e cobrança, além de lembrar de que as transferências podem levar dias para a efetivação, não sendo recomendado para empresas que precisam receber o dinheiro rapidamente.
Pagamentos pelo celular
O uso de smartphones para pagamentos on-line cresceu consideravelmente nos últimos anos. A pesquisa Pagamentos Móveis e Comércio Móvel no Brasil afirmou que 30% dos brasileiros que possuem um smartphone o utilizaram para comprar via Pix parcelado no cartão de crédito.
O pagamento com QR Code é uma modalidade possível por meio do smartphone. A leitura do código serve tanto para pagamentos via Pix quanto para o uso do cartão com carteiras digitais. Segundo o mesmo levantamento, o número de brasileiros que experimentam esse formato subiu de 58% para 73% em apenas 1 ano.
Outra forma de usar o celular para fazer pagamentos é por aproximação. Para usar essa tecnologia, é necessário que o dispositivo móvel suporte a tecnologia NFC. Ela permite que um smartphone se comunique com a maquininha de cartão sem a necessidade de portar ou inserir o cartão de crédito.
Bom lembrar também de que o Open Finance tem promovido de forma considerável os meios mobile de transações. Eles permitem até que um banco possa movimentar a conta de outras instituições, tornando o gerenciamento dos apps mais práticos.
Pix
O Pix é o novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. Com ele, você pode receber pagamentos em questão de segundos. Isso significa que seus clientes não precisam mais esperar dias para que a transferência bancária seja processada. A transação é rápida, e o dinheiro cai na hora. Além disso, as taxas para o lojista são ainda menores que as do cartão de débito.
Link de pagamento
O link de pagamento torna a venda mais fácil, pois é possível gerar um link personalizado para cada produto ou serviço oferecido, enviando-o por e-mail, WhatsApp, redes sociais ou outras plataformas.
O cliente é direcionado para uma página de checkout segura na qual pode realizar o pagamento com cartão de crédito, débito ou boleto bancário. É uma forma rápida para receber pagamentos.
Gateway
Já ouviu falar em gateway de pagamentos? Trata-se de sistemas on-line que permitem processar transações eletrônicas no e-commerce. Eles fornecem uma interface de integração para lojas virtuais que permite ao lojista receber pagamentos de seus clientes de forma segura.
As transações são criptografadas e não há a necessidade de armazenar os dados dos clientes. Os gateways também permitem a criação de páginas de pagamento personalizadas, o que ajuda a melhorar a experiência dos usuários.
Transferência bancária
Além do Pix, as transferências bancárias tradicionais, como DOC e TED, ainda são bastante utilizadas por aqueles que não conhecem as vantagens do Pix. Apesar de serem ferramentas mais antigas, essas soluções ainda oferecem a segurança necessária para que as operações financeiras sejam realizadas com tranquilidade.
Além disso, o uso desses meios de pagamento é bastante simples e intuitivo, o que facilita a vida de quem deseja realizar transferências bancárias sem complicações.
Saiba como garantir mais segurança nas transações on-line
Ao vender na internet, é necessário oferecer diversas formas de pagamento e proteção ao realizar transações on-line. O certificado SSL é uma excelente ferramenta para garantir a segurança dos usuários. Ele criptografa a informação para que ninguém possa acessá-la, aumentando a proteção aos dados dos compradores.
Além disso, é indispensável que a empresa possua um sistema de controle de fraudes que verifique se os dados dos usuários são válidos. Essa ferramenta ajuda a validar informações, confirmando a identidade deles e evitando fraudes. Dessa forma, é possível aumentar a segurança no processo de compra.
As formas de pagamento são essenciais para qualquer negócio on-line. Oferecer aos clientes diferentes opções aumenta a chance de concluir a compra com sucesso e melhora a experiência do usuário. E não deixe de se certificar de que as formas de pagamento oferecidas sejam seguras para os usuários.
Se você deseja entender melhor os prazos de pagamentos de tributos do Simples Nacional, leia nosso artigo sobre como funciona esse cronograma diferenciado para essas empresas!