Ter os processos bem definidos em uma empresa é fundamental para que o negócio vá bem, principalmente quando falamos da receita obtida após um dia inteiro de trabalho. É crucial deixar todas as informações devidamente organizadas, assim, o controle da firma fica ainda mais assertivo.
Desse modo, ter um fechamento de caixa diário é um passo muito importante para trabalhar com dinheiro. Mas, deve ser realizado corretamente para não haver gaps.
Pensando nisso, a Serasa Experian trouxe alguns tópicos para te explicar melhor o que é o fechamento de caixa, qual o motivo e como realizá-lo corretamente. Para entender melhor, continue conosco e aproveite a leitura!
O que é fechamento de caixa?
É um processo que deve ser feito diariamente em uma empresa para conferir toda a receita que entrou durante o expediente, registrando se o valor está correspondendo com as entradas recebidas ao longo do dia.
Para isso, é feita uma checagem de todas as transações de cartões, pix, dinheiro e cheques.
Assim, o empreendedor consegue ter uma visão mais clara do que está entrando e saindo, conferindo também, se o movimento está dentro do esperado, quais os dias que mais geram lucro e, consequentemente, o que é fundamental para organizar o planejamento interno.
Por que é fundamental cuidar desse processo de caixa?
Com um olhar acurado para o caixa da empresa, é possível identificar melhor como está o processo, afinal, muitas empresas encerram suas atividades por justamente não terem um olhar tão analítico esse aspecto, por isso, eles tiram mais dinheiro do que deveriam.
Dessa maneira, se o empreendedor sabe o tanto de receita que entra e sai, consegue evitar retiradas não programadas e deixar a saúde financeira da instituição muito mais organizada e dentro dos valores adequados para o pagamento de débitos e funcionários, por exemplo.
Além disso, é nessa hora que você confere se entrou dinheiro a menos, com uma cobrança errada, ou até mesmo se entrou mais do que está dizendo o sistema. Em ambos, é fundamental que se considere e identifique a diferença de valores, principalmente se se tornar algo recorrente.
5 dicas de como fazer o seu fechamento de caixa
Com esses aspectos em mente, o ideal é entender como fazer o fechamento do seu caixa. Pensando nisso, separamos 5 dicas que podem te auxiliar nesse processo, fazendo com que se torne recorrente e deixe sua organização financeira melhor e mais planejada. Confira:
1. Defina quem fará o processo
O primeiro passo é definir apenas uma pessoa para ficar nessa tarefa, seja algum funcionário ou o próprio dono do negócio. O básico é ser sempre a mesma pessoa, assim, ela conseguirá entender melhor o processo, ter os passos definidos, saberá realizar a abertura e fechamento com mais facilidade, otimizando o processo de trabalho.
Assim, com apenas uma pessoa e, com a rotina correta, as chances de erros diminuem consideravelmente.
2. Tenha um padrão de procedimento
Faça uma lista de tudo que deve ser realizado, enumerando quais os primeiros passos do dia, quais devem ser realizados durante e os do final do dia.
Isso ajuda a pessoa a criar um mapa mental das tarefas que devem ser executadas. Além disso, é um passo importante para quem está começando a criar o costume de fazer essa tarefa.
Planejamento para empresas: ações para ter um 2023 com negócios mais prósperos.
3. Registre a abertura do caixa
Todo início de dia: faça o levantamento da quantidade de dinheiro no caixa, deixe esse valor bem explícito para saber ao exato quando for realizar o fechamento dele.
Além disso, já estabeleça logo de início quais serão as saídas do dia, como as contas a pagar. Isso facilita na hora da pessoa realizar o fechamento do caixa, já fazer as contas e entender se o valor está correto.
4. Anote sempre as entradas e saídas
Tenha em mente: documente e anote toda a movimentação de caixa, desde a mais baixa até a mais alta, — não deixe nada de fora. Isso evita que, ao final do dia, quem for fazer o fechamento do caixa, tenha dificuldades de fazer as contas corretamente, agilizando também esse processo.
5. Confira os valores
Ao final do dia, sempre confira os valores recebidos com os valores no caixa, separe um momento apenas para você, sem ninguém para te atrapalhar, afinal, é um momento que não se pode errar.
Caso seja mais de uma pessoa que fique no caixa, faça essa checagem a cada troca de turno, e a cada pessoa que entrar no local, refaça o passo 3.
Dessa maneira, se você realizou todos esses passos, provavelmente seu caixa ficará certo diariamente, tendo menos problemas ao decorrer dos meses, sabendo como está sua receita com mais precisão.
Confira como ter sucesso no atacado: dicas e ajustes que podem virar o jogo do seu negócio.
Portanto, definir bem a entrada e saída de caixa te ajuda a manter a saúde do seu negócio, melhorando o gerenciamento de modo geral. Assim, você pode encontrar maneiras de melhorar e expandir.
Se você quer ter um controle ainda maior sobre seu negócio, a Serasa Experian conta com uma solução feita para você. A nossa solução Saúde do seu Negócio é ideal para você monitorar assertivamente sobre pesquisas do seu CPF e CNPJ, dos seus sócios e participações.
Com essa solução você recebe e-mail e/ou SMS te avisando sempre que qualquer alteração for realizada, com vários benefícios e modalidades de planos. Acesse e confira mais!
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para mais dicas para sua empresa, — continue acompanhando o blog da Serasa Experian. Até a próxima.