Considerada uma importante variável pelo mercado, o Serasa Score é uma pontuação utilizada por empresas antes de conceder crédito em compras a prazo e financiamentos. Esse índice é composto por uma nota de 0 a 1000, que indica a chance de uma pessoa ou negócio pagar as suas contas em dia.
Pensando em investir no seu negócio para gerar novas oportunidades, muitos empresários se perguntam como o Serasa Score do seu CNPJ é calculado e, por isso, preparamos este artigo para explicar alguns pontos que compõem a pontuação de crédito e o que pode impactar a sua mudança.
Quer saber mais detalhes de como o Serasa Score é calculado? Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre o assunto com as respostas de nossos especialistas.
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Em primeiro lugar, o que é o score?
Score é uma pontuação de crédito atribuída a cada consumidor, seja pessoa física ou jurídica, baseada em informações públicas do mercado sobre pagamentos e movimentações financeiras, dados disponibilizados pela abertura do Cadastro Positivo e informações presentes nos birôs de crédito sobre dívidas não pagas.
O cálculo do Score é baseado no comportamento, histórico financeiro e relacionamento com o mercado, a partir de dados como:
• Dívidas Vencidas Negativadas;
• Consultas à Serasa;
• Cadastro Positivo devidamente aberto;
• Dados cadastrais do consumidor;
• Processos judiciais;
• Cadastro de emissão de cheques sem fundo.
E o que é o Serasa Score?
O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. Cada usuário é pontuado de acordo com uma série de fatores, como histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas, dados cadastrais atualizados e, caso tenha o Cadastro Positivo aberto na Serasa, o pagamento dos seus compromissos financeiros em dia. Quanto mais alta a pontuação, maiores serão as chances de o consumidor, como pessoa física ou jurídica, honrar seus compromissos financeiros nos próximos 12 meses e ter acesso facilitado ao mercado de crédito.
O peso de cada informação do Serasa Score é definido de acordo com um estudo do comportamento histórico de grupos de indivíduos não identificados. Esses grupos são compostos por pessoas com características financeiras parecidas. Desse modo, estatisticamente, é possível comparar os resultados obtidos por um consumidor específico com outros do mesmo grupo para o cálculo do Serasa Score. A pontuação vai de zero a 1.000 pontos: até 300 pontos há alto risco de inadimplência; médio risco entre 300 e 700 e baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos.
Para que serve o Serasa Score?
Antes de decidir se emprestamos ou não dinheiro a alguém, pensamos quem é essa pessoa e como ela se comporta. É assim com pessoas e também com empresas. Antes de dar crédito a um consumidor, as empresas precisam ter mais dados para que possam fazer uma análise mais adequada antes de fechar o negócio, ajudando a realizá-los com menor custo, maior agilidade e segurança. O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros que são desenvolvidos de acordo com as suas necessidades.
O que pode impactar a pontuação do Serasa Score?
A pontuação do Serasa Score é dinâmica e é calculada no momento da consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa Experian. Manter o nome limpo, pagar as contas em dia, conservar os dados cadastrais atualizados no sistema da Serasa Experian são atitudes que contribuem para não baixar a pontuação.
É importante ressaltar que realizar compras a prazo e pagá-las em dia ajuda a mostrar para o mercado que um consumidor assume dívidas e as honra em dia. Porém, é válido destacar que o importante é que esses pagamentos sejam acompanhados pelo mercado e para isso é necessário abrir o Cadastro Positivo. O cadastro vai registrar os pagamentos em dia dos compromissos financeiros, como cartão de crédito, por exemplo, além das contas honradas nas datas de vencimento.
Por que monitorar o Serasa Score da sua empresa?
A boa pontuação do Serasa Score pode ser o diferencial para viabilizar ou até melhorar uma negociação de crédito, que pode ter condições mais justas, com juros adequados ao perfil de uma empresa com boa pontuação e permitir uma democratização na avaliação de risco de crédito desse documento.
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