O empreendedorismo no Brasil consiste em importante atividade econômica para o país, ela envolve a criação e a operação de um negócio. Um empreendedor que busca ter sucesso no mercado, deve estudar a respeito do setor, precisa ser capaz de administrar e criar oportunidades de crescimento a partir de problemas.
O empreendedorismo é uma área imprevisível e dinâmica, uma vez que precisa ficar atento às novidades que surgem no mercado. Os profissionais precisam ficar atentos ao que acontece ao redor do mundo, para conseguir acompanhar as tendências. Para que consiga ter o retorno financeiro desejado e o sucesso.
Continue a leitura e fique por dentro do empreendedorismo no Brasil!
Como está o cenário do empreendedorismo no Brasil?
A pandemia no Covid-19 afetou o empreendedorismo brasileiro. O país passou por diversos desafios econômicos por causa do isolamento social, diversos investidores tiveram que mudar a forma de fazer negócio. Já que era necessário adaptar as necessidades do público para conseguir vender.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2021 o Brasil registrou uma elevada quantidade de abertura de pequenas empresas, foram quase 4 milhões de novos empreendimentos. Cerca de 3 milhões de CNPJ cadastrados foram de Microempreendedor Individual, que corresponde a 80% das empresas abertas. As mudanças no empreendedorismo são significativas, confira a seguir o que se espera para o mercado em 2023!
Projeção econômica 2023
O ano de 2022 foi marcado por uma inflação constante, o que levou uma resposta dos principais bancos centrais. A alta dos juros do ano passado interferirá na economia de 2023. Para entender melhor o cenário econômico para 2023, a Forbes conversou com os especialistas de algumas instituições financeiras, sendo que de acordo com um relatório elaborado pelo Banco Central, o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) continuará elevado em 2023.
O Banco INTER acredita em uma redução na taxa Selic no meio do ano, já o Sul América acredita que os juros devem finalizar em cerca de 12%. A instituição financeira Bank of América espera que a taxa Selic termine em 2023 em 10,50%. Ainda é preciso destacar que segundo os estrategistas do Bank Of America, as taxas elevadas por mais tempo proporcionarão mais gastos financeiros e afetarão a demanda dos consumidores que estão endividados.
Quantidade de empresas no Brasil
Conforme o boletim do Mapa das Empresas, nos primeiros quatro meses de 2022 foi registrada abertura de 1,3 milhões de empresas no Brasil. A quantidade de organizações ativas no país é de 19.373.257.
Cerca de 99% do total das empresas no país são micro e pequenas empresas (MPEs), sendo que são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e 62% das oportunidades de emprego.
Principais nichos de mercado
Diversos nichos de mercado tendem a se devolver em 2023. A criação de conteúdo é um deles, pois os clientes estão cada vez mais envolvidos com os conteúdos produzidos na internet. As empresas que desejam melhorar seu posicionamento e seus resultados, devem produzir conteúdo de qualidade, que engaje os consumidores e que entreguem valor e uma boa experiência.
O mercado pet é um nicho de mercado em ascensão, pois diversas famílias brasileiras têm um animal de estimação. Isso faz com que o setor seja um dos mais buscados no mercado e, assim, permite que o empreendedor ganhe muito dinheiro.
A área da estética também é um dos melhores nichos de mercado, pois as pessoas estão investindo cada vez mais em cremes faciais, tratamentos estéticos e maquiagens. Outro nicho que apresenta bons resultados é o de alimentação, uma vez que está relacionado com a necessidade básica da população.
Vale a pena ser empreendedor no Brasil
Mesmo com todos os desafios econômicos do país, o empreendedorismo está em alta no mercado e a cada dia ganha mais adeptos. Isso porque investidores buscam novos desafios e melhorar os seus rendimentos, seja com uma loja de vestuário em um bairro ou com uma empresa de maior porte.
O empreendedorismo no Brasil é motivado por diversos fatores, como grupos de investidores nacionais e estrangeiros, políticas públicas de incentivo e entre outros. Logo, vale a pena investir em um negócio do país, pois não faltará oportunidades financeiras e o mercado consumidor é amplo. Para conseguir alcançar o sucesso, é preciso conhecer o mercado e entender a dor dos clientes, para conseguir oferecer o melhor produto e serviço.
Quais os cuidados que o empreendedor deve ter?
Um empreendedor precisa tomar alguns cuidados no momento de abrir sua empresa, pois algumas falhas podem afetar o desempenho do negócio e sua lucratividade pode ficar prejudicada. Por essa razão, é preciso criar um plano de negócio para definir o que é necessário para obter boas vendas.
Um empreendedor precisa conhecer o mercado de atuação, os seus produtos ou serviços, o público-alvo e os fornecedores. Além do mais, é fundamental entender seu perfil como empreendedor, pois não é satisfatório investir em algo que não satisfaça seus desejos. É preciso ter cuidado e atenção no modelo da empresa que pretende investir, uma vez que o mercado está sujeito a mudanças.
Um empreendedor precisa ter cuidado e atenção no momento de decidir investir. É indicado fazer uma análise criteriosa do mercado, para que não tome decisões precipitadas e para que não perca dinheiro durante o processo.
Quais os tipos de pessoa jurídica mais indicados para quem está começando?
Ao decidir empreender é preciso conhecer a respeito das modalidades e enquadramento de uma pessoa jurídica, sendo que elas variam de acordo com o regime societário e o faturamento anual da organização. Confira a seguir as melhores opções para quem está iniciando!
MEI (Microempreendedor Individual)
O MEI consiste em uma das modalidades mais indicadas para quem deseja começar a empreender, pois é uma boa alternativa para os profissionais que trabalham sozinhos e desejam formalizar sua atividade econômica.
Ao abrir MEI, você passa a ter um CNPJ, pode realizar a emissão de notas fiscais e conta com direitos de uma pessoa jurídica, como auxílio-doença, aposentadoria e auxílio-maternidade.
Uma das maiores vantagens do MEI é a simplicidade durante o processo de regularização, sendo que você pode fazer tudo de forma online. É necessário pagar apenas um valor fixo por mês, que está relacionado aos tributos da atividade executada no mercado.
Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)
Na SLU não existe a necessidade de sócio para a sua abertura e o patrimônio pessoal não pode estar relacionado com os gastos da empresa. Dessa forma, se existir algum contratempo financeiro ou falência da empresa, os bens dos investidores não são utilizados na quitação dos débitos.
Na SLU não é solicitado um valor mínimo de para a abertura da empresa, ou seja, não é preciso de capital social. Com isso, o empreendedor não precisa realizar um alto investimento ao decidir abrir seu negócio.
É melhor empreender como MEI ou como SLU?
Para escolher o melhor entre o MEI e a SLU para abrir uma empresa, é necessário avaliar suas principais características. Para que você saiba qual se enquadra na atividade econômica que deseja exercer no mercado e a maneira que pretende trabalhar. Confira a seguir as principais diferenças!
Limite de faturamento
O MEI é uma empresa que precisa ter apenas um proprietário, faturamento anual não pode passar de R$81 mil, não pode ter sócios em nem participação em outra empresa e não é permitida a realização de todas as atividades. A SLU não apresenta limite de faturamento, dispensa sócios e abrange diversas profissões.
Simples Nacional
O MEI se enquadra de forma automática no Simples Nacional, regime tributário que realiza o recolhimento dos impostos em uma única guia, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Ao optar pela SLU você pode optar pelo regime tributário, como Lucro Presumido, Lucro Real e o Simples Nacional.
Sendo assim, ao avaliar as principais características do MEI e da SLU você conseguirá escolher por aquele modelo que mais satisfaça suas necessidades e garanta a abertura de um negócio de acordo com as regras. Ao abrir uma empresa, o empreendedor deve ficar atento aos seus gastos e obrigações. Para que não exista adversidade com a Receita Federal.
Quais os erros mais comuns no empreendedorismo iniciantes?
Caso esteja começando a empreender, é preciso ficar atento aos erros mais comuns durante a fase inicial. Pois, eles podem afetar o desempenho da empresa no mercado e a receita pode não ser satisfatória. Conheça a seguir os erros que devem ser evitados!
Não estudar as alternativas no mercado
Estudar as alternativas que o mercado tem para oferecer é essencial, já que permite conhecer melhor as características dos setores de destaque, o público-alvo e as oportunidades de crescimento.
Não é indicado empreender sem antes estudar e entender o funcionamento do mercado, por essa prática diversos riscos são minorados, você conseguirá tomar boas decisões e seus propósitos ficarão mais claros.
Deixar a influência de terceiros
Ao decidir abrir uma empresa, é normal que apareçam algumas pessoas querendo influenciar a sua ideia. Ao deixar se levar pela opinião de quem não entende do assunto, o seu sucesso ficará comprometido. Por essa razão, é preciso não dar atenção à opinião de terceiros. Caso tenha alguma dúvida a respeito do processo de abertura de uma empresa, busque ajuda de quem realmente entende do assunto.
Acreditar em enriquecimento sem esforço
Um empreendedor que deseja ter um negócio bem posicionado no mercado, fidelizar clientes e reter talentos, precisa se esforçar. Não é indicado deixar a empresa na mão de outra pessoa, pois ela pode não dedicar energia necessária para o crescimento da companhia. Para enriquecer e ter bons resultados, é necessário dedicar e se esforçar todos os dias para conseguir se destacar da concorrência.
Escolher o enquadramento de CNPJ inadequado
O enquadramento errado pode ocasionar diversos problemas com a Receita Federal, como multas e outras penalidades prejudiciais para a empresa. É fundamental evitar que essa situação aconteça, assim é preciso que você busque entender a respeito dos regimes tributários disponíveis no Brasil para fazer a escolha conforme os seus rendimentos anuais.
Não investir em marketing pago
Um erro que prejudica o sucesso do empreendedor é o não investimento em marketing pago. Sem boas estratégias de divulgação, os clientes não conhecem seu negócio. Boas estratégias de comunicação devem se adotar para melhorar o posicionamento da empresa, especialmente na etapa inicial.
Deixar de fazer testes de performance
Ao realizar testes de performance o empreendedor entenderá melhor sua empresa e como ela sairá no mercado. Logo, é um erro deixar de realizá-lo, pois você não terá as informações necessárias para tomar boas decisões e não conseguirá encontrar os gargalos que afetam o desempenho das atividades.
Seguir “receitas prontas”
Alguns empreendedores ao decidirem investir buscam por “receitas prontas”, ou seja, conversam com quem já tem um negócio estabelecido e buscam seguir o mesmo caminho. Mas, é preciso entender que cada empresa tem suas necessidades. É fundamental entender seu público e área de atuação para conseguir atender bem os clientes.
Quais as tendências para o empreendedorismo digital?
Ter estabilidade financeira é o desejado da maioria das pessoas. Com a evolução das ferramentas tecnológicas, esse objetivo se tornou possível no ambiente virtual. O empreendedorismo digital está crescendo cada vez mais e mais indivíduos estão buscando maneiras de investir no mercado online. Veja a seguir as principais tendências que valem a pena ficar de olho!
Marketing de Influência e Afiliados
O Marketing de Influência consiste em uma estratégia usada pelas marcas para conquistar e se relacionar com os clientes, para isso é utilizado os criadores de conteúdos. Isto é, o empreendedor contrata influenciadores que se encaixam nos propósitos da empresa para divulgar os seus serviços ou produtos.
Essa estratégia é utilizada para potencializar as vendas, construir uma identidade e ficar conhecida no mercado. Para conseguir os resultados desejados, o investidor precisa pensar em diversos detalhes, uma vez que o marketing precisa alcançar as pessoas certas.
O Marketing de Afiliados também é utilizado para aumentar a renda mensal. Sendo que o Afiliado é responsável pela divulgação de um serviço ou produto de um nicho e recebe uma comissão por venda feira. É uma alternativa para quem deseja atuar com vendas no mercado digital.
Assistentes de voz
O assistente de voz é um excelente dispositivo para quem empreende no ambiente digital. Ele utiliza da inteligência artificial e ajuda na realização das diversas atividades da empresa. Com a ferramenta é possível oferecer uma melhor experiência de compra ao cliente e é possível coletar informações importantes a respeito do comportamento do consumidor, como preferências.
Experiência personalizada e integrada
Uma tendência no ambiente digital é a experiência personalizada e integrada ao cliente. O empreendedor busca oferecer os serviços e produtos conforme a necessidade dos consumidores, isso graças as ferramentas que permite entender os desejos do público.
Um empreendedor precisa buscar formas de interagir, para que consiga ter um relacionamento duradouro com seus clientes. Assim, os canais da empresa precisam estar integrados, para que você consiga atender os clientes de forma rápida e aplicar as sugestões de melhoria. Ao garantir uma comunicação eficiente entre os clientes e colaboradores, é possível traçar boas estratégias de crescimento.
Foco em um produto
O foco no produto é uma importante tendência no empreendedorismo digital, uma vez que é fundamental compreender as características que a sua empresa está ofertando. Não é interessante comercializar algo que você não conheça seus diferenciais, já que isso precisa ser repassado aos compradores.
Como melhorar a vida financeira do empreendedor no digital?
Para melhorar a vida financeira trabalhando no digital, é preciso conhecer algumas estratégias para alcançar bons resultados. Confira a seguir o que pode ser feito para potencializar o seu rendimento!
Estude o que o mercado tem a oferecer
Antes de começar a trabalhar no ambiente online, estude as opções oferecidas. Saiba qual a demanda dos clientes e qual o produto está em alta. Ao conhecer o mercado, você conseguirá escolher a opção que poderá proporcionar um retorno financeiro mais satisfatório.
Escolha um parceiro estratégico ideal
Ao trabalhar com o Marketing de Afiliados, por exemplo, é primordial escolher por um parceiro estratégico e que oferecerá todo o suporte necessário a respeito do produto. Para conseguir ter um bom retorno financeiro no mercado digital, é fundamental contar com um suporte de especialistas, para que eles auxiliem você durante a realização das primeiras vendas e passe as informações necessárias a respeito do produto ou serviço.
Faça um planejamento estratégico
Sem um eficiente planejamento estratégico, o empreendedor não sabe qual caminho seguir e o que deve ser realizado. Desse modo, o planejamento serve para que você entenda melhor o mercado, crie ações que façam alcançar bons resultados e alcance os objetivos empresariais.
Tenha organização e resiliência
Um investidor precisa ser organizado e resiliente, seja em uma empresa física ou virtual. Pois, eles precisam entender a necessidade dos clientes e atendê-los de forma efetiva. Os indivíduos resilientes conseguem passar pelos problemas de forma positiva e, assim, conseguem alcançar o sucesso.
Um empreendedor organizado e resiliente agrega muito valor ao seu serviço e consegue bons resultados ao decorrer do tempo, pois os clientes conhecem seus diferenciais e priorizam seus serviços e produtos.
Aprimore o conhecimento de forma contínua
Atualmente, o mercado de trabalho exige profissionais capacitados e preparados. Dessa forma, a qualificação é essencial para conseguir empreender no digital. Uma das formas mais eficientes de conseguir conhecimento a respeito da área de atuação é por meio de treinamentos e leitura. Sendo assim, é preciso buscar por cursos e obras que abordem o assunto que ajude em seu crescimento profissional.
O que considerar na hora de empreender em soluções digitais?
Ao decidir empreender no mercado digital é fundamental ter atenção e cuidado ao escolher as soluções que oferecerá aos clientes. Alguns pontos devem ser levados em consideração para que você consiga atuar de forma efetiva e tenha boa lucratividade. Saiba que deve ser considerado!
Nível de conhecimento no assunto
Antes de escolher a área que irá empreender, é preciso avaliar o seu nível de conhecimento a respeito do assunto. Um investidor precisa compreender o seu ramo de atuação e os diferenciais dos seus produtos ou serviços. Já que os clientes poderão questionar algo durante a compra. Caso não consiga sanar a dúvida do comprador, ele não se sentirá confiante e poderá cancelar a aquisição.
Disponibilidade de tempo para executar a estratégia
Um empreendedor precisa saber o tempo disponível para atuar no mercado digital, para que consiga traçar estratégias realistas e que tenha um bom alcance. Não é interessante definir algo que não conseguirá cumprir.
Assim, você conseguirá definir a solução de acordo com o seu tempo. Existem setores que exigem mais dedicação e tempo para conseguir bons resultados, outros em poucos dias já é possível ter uma rentabilidade. Por essa razão, é necessário que você avalie seu dia a dia e saiba quanto tempo pode dedicar para conseguir oferecer o melhor.
Qualidade das parcerias feitas
Para escolher a melhor solução para trabalhar no ambiente digital, avalie a qualidade das parcerias. Veja se elas cumprem com o solicitado e estão sempre em prontidão para atender suas necessidades. Contar com uma parceria é primordial para garantir uma boa prestação de serviços ao consumidor final.
Esforço empregado versus potencial retorno (% da comissão)
A maioria dos empreendedores buscam por retorno financeiro. Dessa forma, esse ponto não deve ser deixado de lado ao buscar um serviço ou produto para oferecer o mercado digital. É preciso escolher por uma solução que garantirá um retorno satisfatório.
No Marketing de Afiliados é necessário optar por aquele nicho que garantirá uma boa comissão sobre os produtos vendidos por você, assim quanto mais esforço mais retorno financeiro. Desse modo, você se sente mais motivado e busca mais formas de aprimorar e conquistar clientes.
Portanto, o empreendedorismo no Brasil apresenta diversas vantagens para quem deseja potencializar sua condição financeira. O mercado é amplo e existem diversas formas de ganhar mais dinheiro. Sendo que é fundamental analisar suas necessidades e a dos clientes para conseguir atender o público. Com cuidado e planejamento, é possível empreender em algo que garantirá o seu sucesso profissional e pessoal.
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