Quando pensamos sobre a história das mulheres na sociedade, é notável a quantidade de conquistas obtidas junto ao movimento feminista que, desde o início, ajuda mulheres a sair do contexto doméstico para trabalhar de forma independente, conquistar seus direitos como cidadãs e a receber uma remuneração mais justa.
Nesse contexto, atualmente é possível afirmar que muitas mulheres não só conquistaram seu espaço como empreendedoras no mercado, mas também atuam como modelos de inspiração para muitas outras mulheres que desejam empreender.
Quer conhecer quais são as mulheres empreendedoras que transformaram o cenário do empreendedorismo feminino no Brasil? Acompanhe o conteúdo a seguir!
Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza
Luiza Helena Trajano é inegavelmente uma das mulheres empreendedoras mais importantes do Brasil. E o título não vem à toa. Ao longo de sua carreira, foi reconhecida e premiada diversas vezes, como mulher, líder, empreendedora e empresária — além de ser a única mulher brasileira mencionada na lista de 25 mulheres mais influentes do mundo, escolhida pelo Financial Times.
Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, uma das marcas de maior renome do segmento de varejo no país, Luiza atuou por mais de 20 anos como gestora da varejista que conta com mais de 1400 lojas físicas distribuídas entre 21 estados no Brasil.
Hoje, Luiza também realiza mentorias e investimentos em empreendedoras e empreendedores brasileiros, ajudando-os a criar uma mentalidade empreendedora para trilhar seu caminho no mercado com mais experiência e conhecimento.
Sônia Hess, da Dudalina
Sônia Hess é uma empreendedora e empresária brasileira que atuou na presidência da marca Dudalina, conhecida como uma das maiores camisarias do Brasil. De origem catarinense, a empresa foi fundada pelos pais de Sônia que, eventualmente, ingressou no setor de Marketing da empresa.
No ano de 2003, Sônia Hess assumiu o cargo de CEO da empresa e, com sua gestão, triplicou o faturamento da Dudalina, gerando um crescimento anual de 30%, que se manteve até o ano de 2009.
Em 2013, a empresária recebeu o título de 6ª empreendedora mais poderosa do Brasil, eleita pela revista Forbes, tornando-se uma figura de inspiração para empreendedoras de todo o país.
Isis Abbud, da Arquivei
Isis Abbud é uma empreendedora brasileira conhecida como Co-CEO & Co-founder da Arquivei, uma empresa que desenvolveu uma plataforma para facilitar a gestão de notas fiscais, desde a sua organização e consulta até o armazenamento.
Contudo, a história de Isis Abbud como empreendedora não começou na Arquivei. Antes de ingressar na gestão da empresa, a empreendedora cursou Engenharia de Produção e atuou como Agente Local de Inovação do Sebrae de São Paulo, impactando o crescimento de empresas através da implementação de inovações tecnológicas.
A partir daí, Isis não parou de empreender. Hoje, a empreendedora Endeavor almeja impactar a maioria das empresas brasileiras que lidam com notas fiscais em suas rotinas diárias.
Julia e Marcia, da Sallve
A Sallve é uma marca conhecida nacionalmente devido a seus produtos para a pele, desenvolvidos com o intuito de tornar a skincare do público brasileiro mais acessível, sem perder a qualidade e pureza dos ativos utilizados. Mas a verdadeira essência da marca vai além disso: seu objetivo é mudar a relação que as pessoas têm com sua pele e beleza, priorizando suas necessidades.
À frente da marca estão duas empreendedoras Endeavor de renome, Julia Petit e Marcia Netto que, junto de Danilo Wjuniski — fundador do Minha Vida —, trouxeram a Sallve para a realidade.
Antes de se tornar CGO da Sallve, Marcia foi sócia do Minha Vida, o que fomentou seu interesse por saúde e qualidade de vida, principalmente nos âmbitos da alimentação saudável e cuidados estéticos. A partir daí, Marcia sentiu a necessidade de ajudar e inspirar mulheres que, como ela, estavam em busca de rituais de beleza simples, mas de qualidade.
Já a Julia, CCO da Sallve, sempre esteve conectada à esfera da beleza, afinal, ela foi uma das primeiras blogueiras de beleza do Brasil. Criadora do Petiscos, rede referência em conteúdos sobre moda, beleza e lifestyle, a empreendedora veio a lançar uma coleção de maquiagens em parceria com a M.A.C. — o que aumentou ainda mais o seu interesse pelo mercado de cuidados com a pele.
Você já ouviu falar sobre personalidades empreendedoras? Confira o post para descobrir a sua!
Duda e Emily, da Pantys
Duda Camargo e Emily Ewell são empreendedoras que reconhecem não só uma das maiores dores de pessoas que menstruam, como o impacto ambiental causado para satisfazer uma de suas principais necessidades básicas: a contenção do sangue menstrual como um meio de possibilitar mais conforto durante seu período menstrual.
Juntas, elas desenvolveram a Pantys, uma marca de absorventes, calcinhas absorventes e coletores que visa proporcionar maior qualidade de vida às pessoas que menstruam sem prejudicar o meio ambiente nesse processo. Afinal, como a própria marca aponta, o uso contínuo das Pantys por 4 anos reduz o descarte de 780 absorventes descartáveis do meio ambiente, o equivalente a 27,3 kg de lixo.
Duda vem de uma família de empreendedores e, por isso, sempre esteve cercada de mulheres que inspiraram sua trajetória nessa área. Com a criação da Pantys, a empreendedora visa enaltecer e transformar a vida de mulheres e pessoas que menstruam. Com essa mesma perspectiva, Emily sempre foi engajada a movimentos sociais ao empreendedorismo sustentável, principalmente aqueles relacionados à saúde.
Com esse duo na gestão, não é à toa que a Pantys se tornou uma marca certificada globalmente pelo Sistema B, com ênfase aos seus sistemas de contabilidade transparente da marca em relação ao seu impacto social, ambiental e à saúde de seus clientes, sendo a maior referência brasileira de produtos absorventes que combinam tecnologia, design, sustentabilidade e saúde.
O que é empreendedorismo feminino?
Como o termo já antecipa, o empreendedorismo feminino consiste em um movimento de liderança em que mulheres estão ligadas diretamente à criação e gestão e de negócios próprios, como empresas, startups, investimentos e participação de sociedades.
A iniciativa surgiu principalmente como uma forma de clarificar as possibilidades e oportunidades que o mercado oferta às mulheres, incentivando-as a tirar suas ideias e sonhos do papel, tornando seus objetivos mais realistas, palpáveis e executáveis, além de ser uma forma de obter a sonhada independência financeira.
Quais desafios que mulheres empreendedoras ainda enfrentam?
Apesar dos avanços conquistados através da união e dos movimentos feministas, as mulheres continuam enfrentando diversos desafios relacionados às suas carreiras profissionais e pessoais, afinal, a discriminação de gênero infelizmente continua sendo uma realidade em suas vidas.
Por isso, não é incomum que mulheres empreendedoras enfrentem dificuldades em sua trajetória, principalmente na obtenção de investimentos e financiamentos, no acesso a oportunidades de crescimento, na criação de uma rede de contatos sólida e no combate às barreiras sociais e de gênero.
Ideias de negócios para mulheres empreendedoras
Embora existam diversos segmentos de atuação que podem ser desenvolvidos com excelência por mulheres empreendedoras, algumas áreas do mercado acabam se tornando limitadas ao público feminino, principalmente quando pensamos sobre discriminação de gênero.
Nesse sentido, é muito importante que as empreendedoras exercitem o empoderamento feminino para criar seus negócios com segurança, considerando suas habilidades e paixões por áreas específicas, sem esquecer da amplitude da área de atuação. Se você está em dúvida sobre isso, confira algumas ideias de negócios para mulheres empreendedoras a seguir:
- Empreendedorismo verde;
- Moda sustentável;
- Design;
- Beleza e estética;
- Consultoria e mentoria;
- Fotografia;
- Educação e ensino de idiomas;
- Gastronomia;
- E-commerce especialista;
- Produção de conteúdo.
Gostou desse texto? Então, aproveite para conferir mais conteúdos como este no blog da Serasa Experian! São diversos conteúdos que contemplam o universo do empreendedorismo e os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras no mercado. Confira!