É fato que as mulheres do passado tiveram que travar diversas lutas para serem reconhecidas e terem voz na sociedade. Atualmente, elas conseguem participar de maneira ativa na sociedade, e muitas ocupam cargos de alta gerência. Nesse sentido, o empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais destaque, visto a representatividade da mulher no corpo social — tanto no Brasil quanto ao redor do mundo.

Diante disso, muitas mulheres vêm desenvolvendo a sua marca de maneira criativa e estratégica, maximizando os seus lucros e estimulando o mercado. Assim, elas vêm se tornando ainda mais empoderadas, liderando não apenas equipes, mas sim sua própria empresa e história profissional.

Para entender mais sobre esse tipo de empreendedorismo, tal como a importância e os principais desafios, continue a leitura do nosso artigo. No final, daremos dicas valiosas para empreendedoras iniciantes.

O que é o empreendedorismo feminino?

Esse termo é usado para denominar o movimento feminino que engloba negócios idealizados e ordenados por uma ou mais mulheres. Assim, em um sentido mais amplo, pode ser entendido como a iniciativa de mulheres empreendedoras em comandar, de maneira direta, determinado negócio, seja ele pequeno, médio ou grande.

Então, com uma postura mais feminina, e, ao mesmo tempo, inovadora e corajosa, o número de mulheres no gerenciamento e controle de indústrias vem aumentando cada vez mais. Isso contribui para que elas sejam respeitadas e valorizadas, dando voz e vez a sua marca.

O Dia do Empreendedorismo Feminino é celebrado em 19 de novembro e coordenado pela ONU Mulheres. Por sua vez, esse é o braço da entidade que tem como principal objetivo fortalecer e aumentar os esforços mundiais em defesa dos direitos das mulheres.

Qual a importância do empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, em que essas empresárias conseguem receber o mesmo prestígio que muitos homens têm quando ocupam cargos de chefia.

Além disso, os empreendimentos liderados por mulheres ajudam na ascensão feminina e provam que elas têm a capacidade de mudar a realidade da sociedade por meio de uma visão diferenciada. Afinal, possuem o conhecimento de quais ações podem fazer para melhorar a vida de outras mulheres ao redor do mundo.

Mas os impactos não se limitam à própria mulher: o empreendedorismo feminino traz diversas vantagens para a sociedade, para a economia e para as empresas em si. Confira a seguir alguns dos principais:

Aquecimento da economia

O empreendedorismo feminino não apenas diversifica o cenário empresarial, mas também oferece mais vitalidade ao mercado. A participação ativa de empreendedoras intensifica a competição entre as empresas, promovendo a criação de marcas inovadoras e a introdução de novos produtos e serviços.

Esse dinamismo contribui para um ambiente empresarial mais robusto e estimula o crescimento econômico, refletindo positivamente no Produto Interno Bruto (PIB) e na circulação de capital.

Luta pela igualdade de gênero

Ao liderarem seus próprios negócios, as mulheres desafiam estereótipos e conquistam o prestígio que era exclusivamente dado a homens no ambiente corporativo. Isso as aproxima de um cenário em que o reconhecimento financeiro acontece de maneira igualitária entre os gêneros, aumentando as chances de as mulheres serem tão bem-sucedidas quanto os homens.

É válido exemplificar o caso de uma empresa chamada Lady Driver, que funciona por meio de um aplicativo de transporte com um time de motoristas composto apenas por mulheres. Esse empreendimento foi construído depois que uma mulher vivenciou uma situação bem desagradável em uma de suas corridas, conduzida por um homem.

Essa participação ativa não apenas contribui para a desconstrução de barreiras de gênero, mas também como um exemplo inspirador a ser seguido por outras mulheres, incentivando-as a também buscarem seus objetivos profissionais. Assim, a sociedade caminha para uma realidade em que homens e mulheres são igualmente vistos de acordo com suas competências profissionais.

Diversificação e inovação

Ter mulheres empreendedoras proporciona uma pluralidade de perspectivas e abordagens. Isso estimula a inovação, levando a novos produtos, serviços e métodos que proporcionam uma constante evolução do mercado.

Essa estratégia é fundamental, por exemplo, quando uma marca possui mulheres como público-alvo, pois a comunicação recebe uma sensibilidade especial quando existem mulheres pensando nas necessidades de outras mulheres no momento de desenvolver produtos ou serviços, e isso se torna um grande diferencial competitivo.

Inclusive, muitas empresas têm contratado mulheres para cargos de alto poder de decisão, que tenham comportamentos estratégicos e que estejam aptas a enfrentar a concorrência. Além disso, essa possibilidade de ter diversidade nas visões possibilita que as empresas diversifiquem o seu leque de produtos e, consequentemente, aumentem seus lucros.

Empregos

Empreendedoras frequentemente geram empregos em suas comunidades locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional. Isso não apenas fortalece a economia local, mas também promove um senso de comunidade e coesão social.

Quais os principais desafios para mulheres empreendedoras?

Apesar do aumento da participação das mulheres no empreendedorismo, os desafios para elas ainda são grandes e acabam dificultando o processo de criação e manutenção de um negócio. Alguns deles são marcas de todo histórico que viveram e que acabam refletindo na vida profissional até hoje, confira:

Obtenção de investimentos

De acordo com o "Mapeamento dos Negócios Inspiradores Femininos 2022", realizado pela Noz Inteligência e publicado pela Forbes, a obtenção de recursos financeiros é um dos maiores desafios para 39% das empreendedoras que participaram da pesquisa. Elas têm um menor acesso a linhas de crédito e, por isso, não conseguem expandir suas empresas com facilidade.

Rotina intensa com "jornada dupla"

Outro ponto que merece destaque é a dupla rotina que essas empresárias vivem, afinal, elas precisam não apenas cuidar da organização e do monitoramento da sua empresa, mas também cuidar dos filhos e da casa. Logo, esse acúmulo de tarefas atribuídas à mulher dificulta que ela consiga se ocupar apenas com o seu empreendimento.

Segundo dados fornecidos pela Rede Mulher Empreendedora (RME), 53% das empreendedoras brasileiras são mães. Muitas delas lutam para conseguir horários mais flexíveis, com o intuito de conciliar as tarefas domésticas e a vida profissional.

Machismo estrutural

Uma questão bastante delicada, mas que também precisa ser pontuada, é o machismo no mundo dos negócios. Esse problema pode se desdobrar em baixo suporte emocional, opressão e até mesmo assédio.

Infelizmente essas questões acontecem com muita recorrência e impedem que as mulheres consigam ter liberdade e segurança para assumir grandes negócios. Afinal, muitas têm receios em relação ao machismo e a comentários depreciativos por parte dos homens.

Como é o cenário atual de mulheres empreendedoras?

De acordo com um estudo do Sebrae sobre empreendedorismo feminino de 2022 com dados coletados do IBGE, o número de mulheres empreendedoras alcançou 10,3 milhões, representando cerca de 34% dos empreendedores no Brasil.

Segundo a pesquisa, mais da metade dessas mulheres atuam com serviços, seguido por comércio e indústria. Além disso, os dados mostram que houve um crescimento de 30% de mulheres empregadoras em comparação com o ano anterior, mas 87% delas trabalha por conta própria em suas empresas.

Em outro artigo sobre o tema, o Sebrae trouxe mais detalhes e apresentou que os estados do Rio de Janeiro e Ceará estão na frente na proporção de mulheres empreendedoras, com 38% de mulheres empreendedoras em cada um deles, estando à frente da média nacional de 34,4%.

Enquanto isso, o estado com maior proporção de mulheres que atuam sozinhas, sem funcionários, é o Maranhão, com uma taxa de 93%. Por outro lado, Minas Gerais é o estado com maior número de mulheres empregadoras, com uma porcentagem de 18% (enquanto a média nacional é de 13%).

Fazendo um recorte por regiões, o sudeste lidera com uma porcentagem de 44% de mulheres donas de negócios contra 42% de homens.

E em relação ao segmento, o estudo mostrou ainda uma lista com as atividades que são predominantes entre as empreendedoras, assim, é possível analisar quais são as principais atuações delas em comparação às atuações dos homens:

  1. Salão de beleza;
  2. Loja de roupas;
  3. Serviços relacionados a comida, como buffet e catering;
  4. Comércio de cosméticos e perfumaria;
  5. Confecção.

Essa lista é bastante diferente da lista de atividades predominantes entre os homens empreendedores, que têm no "top 5" a construção de edifícios, o transporte de passageiros, os serviços especializados em construção, a reparação de automóveis e o transporte de carga.

Isso reforça o argumento de que ter mulheres liderando negócios é essencial para proporcionar diversificação e inovação, trazendo perspectivas diferentes no mercado e impactos relevantes na economia no país.

6 Dicas para mulheres empreendedoras iniciantes

Para iniciar um negócio, a mulher precisa dar o primeiro passo seguindo algumas estratégias importantes. Elas são essenciais para começar da maneira correta e superar os desafios mencionados anteriormente, e para te ajudar, separamos 4 dicas importantes:

1. Conheça o mercado

Antes de mais nada é necessário conhecer muito bem o mercado em que deseja atuar, e o primeiro passo para isso é fazer uma análise de público-alvo e definir quais são os seus clientes ideais em relação a idade, gênero, estilo de vida, interesses e comportamento de compra. Assim, você consegue entender as necessidades e as preferências do seu cliente e trazer estratégias direcionadas.

A partir disso, faça uma análise de concorrentes para entender o que eles já oferecem. Analise preço, qualidade, prazos, relacionamento e estratégias de marketing. Isso te ajudará a se posicionar acima da média desde o início.

Outro ponto bastante pertinente é o estudo de tendências do mercado, e isso deve ser algo constante em seu negócio, mas principalmente no início para começar do jeito certo. Esteja sempre um passo à frente quanto às novidades do seu segmento e isso trará bons frutos.

2. Faça networking

Desenvolver uma rede de contatos sólida é uma ação indispensável para o empreendedorismo feminino. Participar de eventos, conferências e associações permite que essas mulheres tenham contato com profissionais mais experientes, mentores e até mesmo potenciais clientes.

Essas conexões oferecem não apenas suporte e orientação, mas também podem abrir portas para parcerias valiosas e oportunidades de negócios. Sem dúvidas, o networking é uma ferramenta poderosa para expandir a visibilidade do negócio e fortalecer a presença no mercado.

3. Contrate uma linha de crédito

Para muitas empreendedoras que estão iniciando, o acesso a investimentos é fundamental. Obter uma linha de crédito adequada às necessidades do negócio pode garantir os recursos financeiros necessários para investir em infraestrutura, marketing, tecnologia e outras necessidades.

Ao pesquisar e escolher cuidadosamente uma opção de financiamento, elas podem alcançar melhor estabilidade financeira e sustentabilidade para negócio a longo prazo.

4. Busque por capacitação

Buscar constantemente por conhecimento é essencial no empreendedorismo, e nesse contexto, não é diferente. Isso implica em participar de cursos, workshops e programas de capacitação, os quais auxiliam as empreendedoras a aprimorar suas habilidades empresariais, manter-se atualizadas sobre as últimas tendências de mercado e desenvolver uma mentalidade empreendedora mais aprimorada.

5. Estude estratégias de marketing

Independentemente de qual seja seu tipo de negócio, é importantíssimo alcançar as pessoas certas e saber vender para elas. Não adianta ter o melhor produto ou oferecer o melhor serviço e simplesmente não ser vista.

Por isso, o melhor caminho para quem deseja ter sucesso é estudar a fundo as estratégias de marketing e saber como aplicá-las em seu empreendimento. Isso significa explorar os canais de comunicação e atuar com técnicas personalizadas para o seu público, assim, as chances de conversão e fidelização são muito maiores.

Cursos, livros e podcasts sobre vendas também ajudam muito e devem estar na rotina de toda mulher que deseja ser dona de um negócio. Afinal, além de aprender sobre, é necessário estar sempre se atualizando.

6. Trabalhe sua autoconfiança

Por fim, caso você seja mulher e deseje fazer parte do universo empresarial, saiba que desenvolver a autoconfiança e construir uma rede de apoio faz toda a diferença. Vale a pena trocar experiências com outras mulheres que estão há mais tempo no mercado e aprender com elas, assim, você terá mais segurança para dar passos mais avançados em seu empreendimento.

Além disso, busque exemplos de mulheres que sejam referência e inspiração para você e tente aprender ao máximo com elas. Isso pode trabalhar sua segurança perante os desafios e te tornar uma empreendedora com maior visão de negócio.

Portanto, não tenha medo de abrir o seu próprio negócio, lembre-se de que as grandes empreendedoras de hoje passaram por uma série de dificuldades e preconceitos para chegar até aqui.

Gostou do post? Aqui, trouxemos um apanhado sobre o empreendedorismo feminino — o que é, a sua importância e algumas dicas —, e agora é hora de fazer o seu planejamento.

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