Se você acha que e-commerce e e-business são sinônimos, saiba que é comum confundi-los. No entanto, o e-commerce foca nas vendas online e no alcance de um público muito maior, enquanto o e-business envolve toda a operação que faz a empresa funcionar no meio digital.
No mundo tecnológico atual, conhecer essa distinção e começar a aplicar pode ser a chave para transformar seu negócio. Afinal, o e-commerce e o e-business foram responsáveis por movimentar R$ 196 bilhões em 2023, de acordo com o Governo Federal.
Ficou curioso para saber qual deles é o ideal para a sua companhia? Então, continue lendo e entenda como essas estratégias podem ajudar sua empresa a crescer cada vez mais!
O que é e-commerce?
O e-commerce, que significa comércio eletrônico, é o processo que envolve a compra e a venda de produtos na internet, desde as estratégias de precificação até o pagamento pelo consumidor. Em outras palavras, é a forma de vender produtos de uma loja física em plataformas online, utilizando os benefícios da tecnologia para aplicar estratégias de cross channel ou omnichannel.
Com um e-commerce, você pode alcançar um público-alvo que nunca iria passar na sua loja física, seja por falta de conhecimento sobre a existência ou por questões geográficas. E melhor ainda, você pode vender 24 horas por dia! Quem não gosta da ideia de ganhar dinheiro enquanto dorme?
Imagine que você é dono de uma pequena loja de camisetas e decide criar uma loja online. De repente, em vez de atender apenas pessoas do seu bairro, você está vendendo para o Brasil inteiro (ou até para fora do país). A Nike, por exemplo, é uma marca que, literalmente, vende para todos os lugares do mundo. Esse é o poder do e-commerce!
O que é e-business?
Ele tem um conceito um pouco mais amplo e estratégico. Em português, significa negócio online. Enquanto o e-commerce foca nas vendas, o e-business envolve todos os processos digitais da empresa, como a estruturação de um site, a implementação de sistemas de gestão e conexão de internet, intranet e extranet. Ou seja, não é só vender online, mas gerir a empresa inteira usando a tecnologia a seu favor.
Por exemplo, além de ter uma loja online, imagine que você também automatiza o controle de estoque, faz marketing digital e usa um chatbot para responder seus clientes. Isso é e-business: ele transforma digitalmente toda a sua marca, desde o relacionamento e a negociação com os fornecedores até o follow-up de venda.
Agora reflita: se você automatiza parte do seu atendimento e controle de estoque, sua empresa não se torna muito mais ágil? Você economiza tempo, dinheiro e ainda melhora a experiência do cliente. Assim, essa é uma modificação que não pode passar despercebida. Se ainda não se convenceu, conheça todas as vantagens abaixo!
Quais são as vantagens de investir em um e-commerce?
Sabemos muito bem que abrir uma loja física custa caro, pois exige investimento em infraestrutura, contas fixas, tributos, gastos com reformas e pagamentos de muitos funcionários. Com o e-commerce, todo esse encargo cai drasticamente.
O comportamento de compra dos consumidores acompanha a movimentação da automatização dos processos. As pessoas querem, por exemplo, acessar o catálogo facilmente e não esperar um funcionário conferir se o item existe em estoque. Querem filtrar por cor, tamanho, utilidade ou tipo de produto, e não passar minutos procurando no estabelecimento. Ainda temos:
- Custo operacional mais baixo: não precisa pagar aluguel ou manter uma estrutura física cara. Você pode começar com uma plataforma online acessível, o que já diminui boa parte dos seus custos;
- Expansão do alcance: sabe aquela sensação de estar limitado ao seu bairro? Com um e-commerce, isso acaba. Agora, você pode vender para qualquer lugar do país (ou do mundo), o que aumenta suas chances de crescer;
- Vendas 24/7: quem não gostaria de ter uma loja que nunca fecha? Um e-commerce permite que suas vendas aconteçam a qualquer hora do dia, até mesmo enquanto você está dormindo;
- Redução de encargos trabalhistas: não é preciso contratar a mesma quantidade de funcionários para que a empresa funcione bem.
Quais são as vantagens de investir em um e-business?
Agora, vamos para o e-business. Você pode estar pensando: “por que eu precisaria de um e-business e não apenas de um e-commerce?”. A resposta é simples: automação e controle! Como mencionamos, um e-business vai muito além das vendas e ajuda sua empresa a ser mais eficiente em todos os aspectos. Entenda:
- Automação que reduz erros: imagine se todo o seu estoque fosse controlado automaticamente. Isso elimina o erro humano e garante que você nunca fique sem produtos justo quando a demanda aumenta;
- Decisões baseadas em dados: o cadastro de clientes e movimentações no site da marca, por exemplo, indicam padrões que podem ser avaliados para futuros aprimoramentos quanto à segmentação de público, estratégias de marketing, estratégias de venda casada e muito mais;
- Fortalecimento da marca: um negócio que integra tecnologia em sua operação se destaca. Quando os clientes percebem que você oferece uma experiência moderna e eficiente, isso fortalece a percepção de valor da sua marca;
- Evolução rápida e efetiva: padrões negativos de consumo, bem como falhas na parte técnica do site, por exemplo, podem ser notados com mais rapidez e, assim, ajustados para melhorar a experiência e engajamento dos usuários.
Quais são os tipos de e-business?
Agora que já entendemos o conceito de e-business, vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de modelos. Dependendo do seu nicho, você pode adotar diferentes abordagens, como:
- B2C (Business to Consumer): empresas vendendo diretamente para o consumidor final. É o que vemos em lojas virtuais, por exemplo. Se você tem uma loja de roupas online, você está nesse modelo;
- B2B (Business to Business): aqui, estamos falando de empresas que vendem para outras empresas. Se você é fornecedor de produtos que outras empresas revendem, esse é o seu caso;
- C2B (Consumer to Business): os consumidores vendem produtos ou serviços para empresas. Um exemplo comum são freelancers que oferecem seus serviços em troca de pagamento;
- B2E (Business to Employee): já pensou em oferecer produtos ou serviços diretamente para seus funcionários? Muitas empresas fazem isso por meio de programas de incentivo;
- G2B (Government to Business) e B2G (Business to Government): esses modelos envolvem negócios entre as empresas e o governo, como licitações públicas ou contratos de prestação de serviços;
- G2C (Government to Consumer): quando o governo oferece serviços diretamente para cidadãos, como pagamento de impostos ou emissão de documentos online.
Como o e-commerce e o e-business funcionam em pequenas empresas?
Se você é dono de uma pequena ou média empresa, a pergunta que fica é: qual desses dois modelos faz mais sentido para o negócio? Na verdade, você já deve saber a resposta — um complementa o outro. Um e-commerce bem estruturado pode ser seu ponto de partida, mas integrar processos digitais por meio de um e-business vai levar sua empresa para outro nível.
Pense que o e-commerce é o primeiro passo para vender online, mas o e-business permite que você cresça de forma sustentável, automatize operações e melhore a gestão do seu negócio como um todo. Se você quer mais agilidade, menos erros e clientes mais satisfeitos, vale a pena pensar em como essas duas estratégias podem trabalhar juntas.
Agora que você entendeu as diferenças entre e-commerce e e-business e como eles podem alavancar sua PME, que tal dar o próximo passo? Se quer aprender ainda mais sobre como otimizar a gestão do seu negócio e impulsionar suas vendas online, confira nosso conteúdo exclusivo onde explicamos como a presença digital pode aumentar suas vendas. Até lá!