Seja para encontrar conteúdos ou para acessar e comprar produtos para consumo, o Google é a plataforma de pesquisa que lidera o mercado de buscadores, com 91,9% de participação. Com certeza você utiliza a ferramenta frequentemente, tanto para o trabalho quanto para questões pessoais, não é mesmo?
Por esse motivo, é essencial que as empresas que buscam por retornos financeiros observem constantemente as tendências de busca do seu público-alvo, ficando sempre um passo à frente de seus concorrentes e tendo a possibilidade de analisar as principais mudanças do mercado.
Pensando nisso, a companhia lançou em 2006 o Google Trends, uma página direcionada especificamente para os tópicos mais pesquisados no site. Se você quer saber mais sobre a ferramenta e impulsionar ainda mais sua visibilidade e rentabilidade, continue conosco e aproveite a leitura!
Afinal, o que é o Google Trends?
Se você faz parte de uma pequena ou média empresa e quer destacá-la no mercado competitivo utilizando as principais redes sociais e plataformas de buscas, o Google Trends pode ser uma ótima opção.
Ele é uma ferramenta gratuita e poderosa do Google que fornece insights sobre o padrão de pesquisas online no mundo todo, por meio de gráficos que demonstram a evolução de buscas sobre determinadas palavras-chave pesquisadas, como demonstramos na imagem abaixo. Veja:
Com esse exemplo, é possível perceber que o eixo horizontal exemplifica o período em que essa análise teve como base para ser feita, enquanto o eixo vertical indica o volume de pesquisas da palavra-chave.
Como todo gráfico, a curva de crescimento nem sempre é positiva e, dependendo do termo pesquisado, como os que remetem a datas sazonais como Natal, Páscoa, Dia das Mães e Black Friday, as buscas podem aumentar e diminuir drasticamente.
Para que o Google Trends serve?
Basicamente, o Google Trends permite que seus usuários analisem as principais tendências de buscas em um período do tempo, como tópicos em ascensão e interesses socioculturais, descobrindo padrões significativos que podem influenciar decisões de negócio, estratégias de marketing de conteúdo, publicidade e muito mais.
Por ter sido criado há mais de dez anos, o Google Trends passou por várias adaptações, e hoje é uma das ferramentas mais valiosas para que profissionais de marketing, jornalistas, pesquisadores e empresários entendam melhor seu público-alvo, consultando dados como:
- Tendências de pesquisa de palavras-chave em tempo real;
- Assuntos, temas e termos mais pesquisados nos últimos anos;
- Dados em tempo não real, analisados desde 2004 até 72 horas antes da pesquisa;
- Análise por categorias de busca diversas, como Google Shopping, pesquisas de imagens, YouTube, notícias e até pesquisas de voz;
- Insights sobre potenciais sazonalidades para o e-commerce e varejo, categorias e produtos.
Ah, e também é importante saber que o Google Trends exclui alguns dados das suas pesquisas, como pesquisas feitas por uma quantidade muito pequena de pessoas, pesquisas duplicadas pelo mesmo usuário em um curto período e filtra consultas com caracteres especiais!
Agora, vamos ao que realmente interessa: como vender muito mais utilizando a plataforma do Google Trends? Continue a leitura e veja as 5 dicas que a Serasa Experian — primeira Datatech do Brasil e maior da América Latina — preparou especialmente para você!
Como vender mais com o Google Trends? Veja 5 dicas!
Agora que você entendeu o que é e como funciona o Google Trends, está na hora de seguir as 5 dicas que trouxemos. Pegue a caneta e o papel e não perca nenhuma informação!
1. Veja as pesquisas em alta no Google Trends
Uma das funcionalidades mais rentáveis do Google Trends é a sua capacidade de visualizar todas as pesquisas em alta em determinado período de tempo, que você pode escolher ao usar. Para descobrir as principais palavras-chave, vá até o menu do lado esquerdo da página e clique em “Principais Pesquisas”.
Ao selecionar a opção, role o scroll e confira quais os termos mais procurados no Google. Essas informações são atualizadas de hora em hora, sendo resultados das últimas 24h de movimentação, e podem também ser alteradas em relação ao tema e país. Confira nosso exemplo:
2. Compare as palavras-chave no Google Trends
A próxima dica é escolher as palavras-chave mais relevantes para o seu tipo de comércio e, utilizando o Google Trends, compará-las para ver como o interesse em diferentes termos evolui ao longo do tempo.
Isso pode ajudar a identificar padrões de comportamento de busca, informar estratégias de SEO técnico e de conteúdo, potencializar as publicidades digitais e a elaboração de textos ricos, com autoridade e relevância.
Para fazer isso, o caminho é o mesmo do anterior: role para baixo da página e encontre assuntos e pesquisas semelhantes após fazer a sua análise sobre uma palavra-chave específica.
Nesta sessão, você encontrará uma ampla diversidade de termos que também foram temas de pesquisa dos mesmos usuários que visitaram o site, o que significa que existem interesses em comum entre esse público-alvo, e permitindo que estratégias de vendas mais direcionadas sejam definidas!
3. Receba sugestões baseadas em tendências no Google Trends
Principalmente nas redes sociais, a criação de conteúdo digital só tem resultado a partir da produção de materiais que atraiam a atenção do público-alvo da marca e se destaque entre os outros. E pensando nisso, o Google Trends também oferece sugestões de palavras-chave baseadas nas principais tendências do mercado.
Essas propostas de temas permitem que os usuários da plataforma estejam alinhados com as buscas mais feitas pelos leads qualificados da organização. Também é possível expandir o alcance de uma estratégia de marketing já existente ou descobrir novos tópicos relevantes sobre o que você oferece.
Além disso, ao estarem antenados com o que está em ascensão e declínio, os empresários conseguirão direcionar melhor as equipes para que, por exemplo, antecipem-se e produzam um material ainda mais rico, que supra todas as dores e necessidades atuais e futuras dos buscadores.
4. Descubra regiões com potencial de venda no Google Trends
Você sabe o que é o geomarketing? Resumidamente, é uma ferramenta de segmentação de público-alvo que utiliza como base dados geográficos para identificar padrões de consumo e tendências de mercado em áreas específicas, além de monitorar o comportamento de concorrentes da região selecionada.
Além de ser indispensável para empresas que operam em regiões diversas, o Google Trends também serve como uma forma de utilizar o geomarketing a favor dos negócios de qualquer porte ou segmento, auxiliando na identificação de locais onde as estratégias de marketing podem ser mais desenvolvidas e amplificadas.
Quando os usuários pesquisam os termos escolhidos na plataforma, é mostrado um mapa comparativo sobre qual assunto ou palavra-chave é mais procurado em cada região do país, como no exemplo a seguir:
5. Faça pesquisas de concorrência no Google Trends
Nossa última dica é fazer pesquisas sobre a sua concorrência utilizando as Google Trends. Afinal, além de ter os consumidores como os pilares de qualquer empreendimento, é essencial estar sempre à frente dos seus oponentes com diferenciais competitivos, não é mesmo?
De forma geral, a ferramenta do Google também pode ser usada para comparar o interesse do público em diferentes marcas, produtos ou serviços ao longo do tempo. Além disso, também existem as avaliações sobre a posição relativa da sua empresa em relação às outras que estão no mercado.
Assim, você pode identificar novas áreas de oportunidades de melhoria, gerenciar melhor o time interno e até mesmo elaborar OKRs para definir novos objetivos e mitigar ameaças competitivas que requerem mais atenção.
Com todas as cinco dicas utilizadas em conjunto, temos certeza de que a personalização do atendimento para cada cliente se tornará única e especial, fidelizando ainda mais os que já estão na sua carteira e abrindo portas para que novos leads qualificados sejam captados com a ajuda do Google Trends.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo de hoje. Se tem interesse em mais assuntos como este, fique atento ao nosso blog, que tem sempre novas atualizações de conteúdo.