Escolher as pessoas que vão compor o quadro de colaboradores da sua empresa pode parecer simples — pelo menos à primeira vista. Afinal, não falta gente procurando uma oportunidade de ingressar (ou de reingressar) no mercado de trabalho, certo? Errado! Pode acreditar: a contratação de funcionários definitivamente não é tão simples quanto parece!
Antes de mais nada, é preciso desenvolver uma visão estratégica para não enxergar esse momento tão importante como uma ação meramente pontual. É necessário compreender que se trata de um processo seletivo completo, cujo objetivo é escolher as pessoas certas para sua equipe, alinhadas às estratégias e às expectativas da empresa.
Para realmente entender a relevância da contratação de funcionários, é preciso estar ciente de que o sucesso da empresa depende, em grande parte, do sucesso do trabalho de quem participa do seu dia a dia! Escolhendo as pessoas erradas, portanto, seu negócio assume um compromisso com a incerteza em relação ao próprio futuro.
Você precisa montar uma equipe do zero ou deseja adotar novos métodos para renovar seu recrutamento? Então basta continuar a leitura para conferir nossas dicas!
Contratação de funcionários: como fazer?
Falamos ali na introdução que o planejamento de um bom processo seletivo não é simples. Mas não entenda errado, porque isso definitivamente não significa que é impossível, ok? Para que seja bem-sucedido nessa jornada, você precisará dedicar um certo tempo, estudando a respeito e pensando sobre o que procura. Lembre-se de que um plano de recrutamento sólido pode salvar tanto dinheiro como tempo no futuro.
Ao contrário do que muita gente pode pensar, ter um bom processo seletivo não é privilégio das grandes empresas. Saiba: mesmo sendo um negócio de pequeno ou médio porte, é possível garantir uma contratação de funcionários com final feliz. Preparado? Então vamos lá!
Pense com cuidado sobre a vaga
Você por acaso já ouviu dizer que para quem não sabe o que procura, qualquer coisa serve? Para não cair nessa armadilha, pense com cuidado sobre o tipo de profissional que você busca. Se já tem uma equipe, tente identificar quais competências estão faltando para alcançar os objetivos do negócio. O novo profissional do quadro deve preencher essas habilidades. Para isso, a descrição da vaga deve ser bem clara.
Faça um plano de cargos e salários
Você se candidataria a uma vaga que não cita, nem mesmo indiretamente, uma chance de crescimento na empresa? Pois saiba que a maioria das pessoas não, principalmente os profissionais mais qualificados! Por isso, é fundamental elaborar um plano de cargos e salários para todos. Faça o organograma do time para entender os níveis hierárquicos possíveis e como os colaboradores poderão subir na carreira.
Abra o caminho para encontrar bons profissionais
Atualmente, grande parte dos candidatos busca emprego pela internet. Justamente por isso, marcar presença online pode ser decisivo para a contratação de funcionários. No universo das redes sociais, o LinkedIn é a plataforma mais indicada, oferecendo uma seção específica para o anúncio de vagas. Além disso, é imprescindível manter um canal aberto para receber currículos pelo site da empresa, além de recorrer a sites especializados em ofertas de vagas. Por fim, caso já tenha alguns funcionários, peça indicações!
Analise os currículos estrategicamente
Vá direto aos pontos estratégicos, aqueles que mostram se o candidato realmente tem o perfil certo para a vaga. Estamos falando aqui das experiências profissionais, da formação acadêmica, da pretensão salarial e das habilidades específicas exigidas. Informações mais subjetivas, que podemos chamar de comportamentais, devem ser verificadas na entrevista — como proatividade, perfeccionismo e assim por diante.
Aplique testes para avaliar a prática
Existem casos em que se faz fundamental aplicar um teste ou ao menos propor a resolução de determinado problema. Pense nas habilidades que o candidato terá que usar no dia a dia de trabalho para poder testá-las na prática. Se ele precisará falar em inglês, por exemplo, a melhor saída para evitar surpresas desagradáveis é aplicar uma prova. Para outros tipos de habilidades, uma boa opção é propor uma questão recorrente da empresa e pedir para que o profissional descreva como a resolveria.
Conduza a entrevista adequadamente
O segredo para uma boa entrevista começa antes mesmo de ela acontecer, sabia? Você pode inclusive aproveitar a ligação para agendamento do encontro para conversar um pouco com o candidato. Nesse momento, você já pode conseguir deduzir alguns detalhes, fazendo anotações para lembrar de tudo quando conhecer o profissional pessoalmente.
Durante a entrevista, deixe o candidato à vontade. Faça perguntas diretas e lembre-se de que o segredo está em escutar mais que falar. Além das questões específicas sobre a vaga, vale abordar:
- a trajetória e os desafios enfrentados na carreira;
- os motivos por trás da busca por um novo emprego;
- as expectativas em relação à empresa e seus objetivos profissionais.
Verifique além das habilidades
Além das competências técnicas exigidas, é muito importante que, antes da contratação, você verifique se os candidatos se encaixam na cultura da empresa. O que mais faz diferença aqui é a descrição da vaga — que citamos no início das dicas. Se a empresa foi corretamente descrita, bem como o ambiente de trabalho, o candidato com certeza já terá uma boa ideia de que realmente quer fazer parte da equipe.
Defina o salário inicial
Não tem como negar que um dos fatores que mais pesam na hora de aceitar uma oferta de trabalho é o salário oferecido. Para garantir um valor justo, estude o que é praticado pelo mercado e tente incluir alguns benefícios além dos previstos por lei, a fim de deixar a vaga mais atrativa. Outro cuidado importante é levar em consideração os salários já existentes na empresa para evitar grandes disparidades, assim como avaliar o grau de experiência desejado — júnior ou sênior.
Dê feedbacks sempre
Esse é um passo frequentemente esquecido pela maioria das empresas, mas muito importante. É simples: mesmo que você resolva não contratar a pessoa, agradeça pelo tempo e interesse, explicando, mesmo que brevemente, o motivo da não contratação. Essa postura deixa as portas abertas e, com certeza, é ótima para a reputação da empresa. Para os que forem efetivamente contratados, adote a prática do feedback no dia a dia!
Reserve um orçamento para contratações
Esteja você abrindo uma empresa agora ou buscando mais colaboradores, tenha em mente que essa será uma prática recorrente. Por isso, a melhor estratégia é ter um orçamento reservado para investir na contratação de funcionários. Depois de definir como será executado seu projeto de recrutamento, levante quais serão os gastos e tente reservar esse dinheiro, já que pode ser difícil prever quando será necessário abrir uma nova vaga. Lembre-se também de que tempo é dinheiro. Assim, o tempo gasto no processo também deve entrar nessa conta.
Agora que você chegou ao final das nossas dicas para a contratação de funcionários, que tal assinar nossa newsletter? Temos muitas outras informações e novidades sobre o mundo do empreendedorismo para compartilhar com você!