Independentemente do porte ou da área de atuação do negócio, um dos maiores desafios da gestão é manter a saúde financeira em dia. Inadimplência de clientes, descontrole no fluxo de caixa e, muitas vezes, até falta de experiência administrativa são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento de dívidas na empresa.
Nesse cenário, sem conseguir planejar os próximos passos, o gestor falha em proporcionar crescimento, o que é simplesmente essencial para qualquer tipo de negócio! Por essas e outras é que, ao menor sinal de desequilíbrio financeiro, a administração deve correr atrás de soluções para os problemas, não deixando que as dívidas ativas do MEI tomem proporções maiores.
Pensando em quem tem dúvidas sobre como agir nessas situações, listamos aqui algumas dicas práticas para ajudar gestores(as) e microempreendedores(as) individuais a enfrentarem as dívidas nas empresas da melhor maneira possível. Confira!
1. Liste todas as dívidas corporativas
A primeira atitude a tomar para os(as) Microempreendedores(as) Individuais (MEIs) é relacionar tudo o que está em atraso com o intuito de conhecer os valores e os juros que estão sendo pagos, além dos prazos que ainda podem ser explorados.
Essa análise inicial é fundamental para os próximos passos, uma vez que, sem saber exatamente o que é preciso pagar e quem são os credores, não tem como tentar renegociações.
É importante também que todos os setores da empresa estejam integrados. Assim, a análise da situação financeira será infinitamente mais eficiente e se tornará mais fácil regularizar o MEI. Lembrando que os números de todos os departamentos precisam estar sempre atualizados, mesmo quando não há sinal de problemas com as finanças.
E saiba: tanto o acompanhamento como a integração entre os setores podem ser mais facilmente gerenciados com o uso de softwares e programas específicos para empresas. O investimento nessas soluções tecnológicas garante maior eficiência no dia a dia e facilidade para controlar toda a movimentação de recursos.
DAS MEI atrasado
De modo geral, o DAS MEI é uma forma simplificada de pagamento de impostos que reúne todos os tributos a serem pagos pelos microempreendedores individuais. É importante ressaltar que essa é uma obrigação mensal que os MEIs devem cumprir.
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional simplifica muito os processos de pagamento dos impostos para esses empreendedores, afinal, os valores são fixos e o pagamento é feito em uma única guia todos os meses. Apesar disso, ainda é possível ter alguns MEIs que se atrapalham nas contas e acabam deixando o DAS MEI atrasado.
O atraso do pagamento do DAS MEI pode implicar em diversas penalidades para os empreendedores, como a aplicação de multas e o risco de ter o CNPJ cancelado. Por esse motivo, a melhor alternativa é se planejar para pagar essa dívida com tranquilidade.
O interessante é que é possível realizar um parcelamento para regularizar a situação.
O parcelamento do MEI atrasado deve ser feito por meio do Portal do Empreendedor. O MEI pode parcelar seus débitos em até 60 vezes, com o valor mínimo de R$ 50 por parcela.
Empréstimos com bancos e instituições financeiras
Os empréstimos em bancos e instituições financeiras podem ser muito prejudiciais para o orçamento empresarial. Afinal, esse tipo de débito costuma ter juros altíssimos e muito prejudiciais para a saúde financeira da organização.
É muito importante ficar atento aos valores a serem pagos e também aos prazos. Caso você tenha a oportunidade e o orçamento para isso, tente negociar suas dívidas para finalizar os débitos com as instituições financeiras.
Fornecedores e prestadores de serviços
Outro motivo comum para o endividamento dos(as) microempreendedores(as) individuais é a falta de planejamento para adquirir novos compromissos com fornecedores e prestadores de serviços.
Isto é, muitas vezes, os negócios não se organizam completamente para fechar novos contratos ou parcerias. Isso faz com que os empreendedores criem mais dívidas, podendo afetar seus relacionamentos com seus fornecedores e demais prestadores de serviços.
2. Tente renegociar com os credores
Independentemente da situação das dívidas, sempre vale a pena entrar em contato com fornecedores e demais credores para tentar uma renegociação. O ideal é encontrar prazos mais flexíveis para que a empresa consiga se reorganizar e ir quitando seus compromissos conforme o orçamento.
Normalmente, os credores são flexíveis quando percebem que a empresa está passando por momentos de dificuldades. Sem contar que, para eles, é muito mais interessante que as dívidas sejam quitadas, mesmo que em um prazo maior que o esperado, do que não serem renegociadas de forma alguma.
Outra medida que costuma ajudar bastante nessa fase é identificar o faturamento real da empresa, já descontando os custos. Sabendo qual é o lucro real, fica muito mais fácil calcular em quanto tempo as dívidas poderão ser pagas, conhecendo assim o prazo para que tudo volte ao normal.
Como pagar a dívida do MEI atrasado?
Conforme comentado anteriormente, é possível realizar o parcelamento do MEI ou pagar a guia única diretamente. Para isso, basta acessar o Portal do Empreendedor, selecionar "Já sou MEI" e escolher a opção "Pagamento de contribuição mensal e parcelamento". Com isso, basta selecionar os meses referentes ao pagamento.
Para parcelar a dívida, também é muito simples: acesse a aba de "Pagamento de contribuição mensal e parcelamento" conforme os passos anteriores e depois selecione "Parcelamento - Microempreendedor Individual". Assim, você será direcionado para a página onde deverá escolher o número de parcelas e terá acesso aos demais dados de pagamento.
Empréstimo é uma boa solução para pagar dívidas?
Por mais que alguns gestores prefiram recorrer a alternativas de crédito e empréstimos para quitar as dívidas ativas do MEI, é preciso lembrar que essas soluções significam novos débitos. E, muitas vezes, os juros do mercado não compensam. Por isso, tenha sempre em mente que a meta é acabar com as contas e não contrair novas!
Pensando nisso, é possível definir que o empréstimo não é uma boa solução para pagar dívidas! Ele só fará com que seu empreendimento tenha mais contas (com juros altos) para pagar. Caso você tenha um planejamento financeiro bem feito e completo, essa pode ser uma opção, apesar disso, não é muito adequado.
3. Identifique as causas do problema
Considerando que as dívidas ativas do MEI e os compromissos atrasados já são realidades na empresa, pense: você sabe quais foram os caminhos que levaram o negócio a essa situação?
Identificar os motivos do problema é tão importante quanto buscar soluções para saná-lo! Esse diagnóstico ajudará a combater falhas de gestão e até mesmo a diminuir riscos de problemas futuros.
Seja criterioso na análise, mapeando todos os processos e as movimentações financeiras do negócio. A partir disso, será possível fazer um planejamento mais coerente com a empresa, que atenda às suas necessidades específicas.
No fim das contas, portanto, é necessário não apenas encontrar as causas dos problemas, mas garantir que eles não afetarão negativamente os negócios em períodos futuros.
4. Organize a movimentação dos recursos
Um erro muito comum quando a empresa está endividada é o gestor buscar por soluções que aparentemente são mais fáceis, enquanto se esquece de organizar as finanças e combater a fonte do problema.
Um negócio que não se responsabiliza pelo controle do fluxo de caixa, por exemplo, eventualmente terá sérios problemas financeiros. Para fazer esse controle de recursos de maneira eficiente, é preciso registrar todas as movimentações financeiras, incluindo tanto entradas quanto saídas de recursos.
E esse registro não deve ser apenas dos valores maiores, mas de todos eles, mesmo que sejam considerados pequenos, certo? O ideal é verificar as movimentações diariamente para saber quais são os maiores gastos da empresa e também o que mais resulta em entrada de recursos.
Com esse controle, será possível planejar e gerenciar melhor o estoque, que também significa capital, além de pensar em estratégias a médio e longo prazos para a empresa. Novamente, para essa função, vale a pena investir em recursos tecnológicos para um controle mais preciso e otimizado.
5. Verifique se é possível diminuir ou cortar algum gasto do negócio
Essa pode até parecer uma dica óbvia, mas vale a pena reforçar: não se deve apenas encontrar os motivos dos problemas e pagar as dívidas ativas do MEI. Lembre-se: sempre que há chances de diminuir custos e gastos, isso deve ser feito em prol da saúde financeira do seu empreendimento.
Após relacionar todas as dívidas, renegociar com fornecedores e credores, além de começar a acompanhar de perto o fluxo de caixa, é preciso definir o que é prioridade de gastos e o que pode ser minimizado ou mesmo cortado. Pequenos gastos do dia a dia que parecem inofensivos, como a compra de produtos descartáveis e materiais de escritório, não só podem como devem ser feitos com maior consciência.
Estimule os colaboradores a reduzirem o uso desses itens, não apenas pelas finanças corporativas, mas também pela preocupação ambiental! Alguns reparos e adaptações no espaço também podem ajudar a diminuir gastos com energia elétrica e água, por exemplo. São várias as possibilidades de reduzir despesas e concentrar os recursos no que realmente é necessário.
6. Planeje estratégias para aumentar o faturamento
Depois de se organizar e definir tudo o que precisa ser feito, chega a hora de começar a planejar o futuro, os próximos passos que o negócio pode seguir. Esse planejamento servirá de motivação para fazer com que tudo volte a funcionar normalmente.
Projeções estratégicas conseguem fazer com que os esforços se concentrem na produtividade do negócio e com que os recursos sejam usados de maneira realmente eficiente. Veja algumas dicas para realizar esse processo:
Crie novas estratégias de marketing
As estratégias de marketing são grandes aliadas para conseguir bons resultados no aumento do faturamento da organização. Elas são as responsáveis por aumentar o reconhecimento do público sobre os produtos, assim como possuem a capacidade de agregar mais valor aos itens por meio de comunicações bem elaboradas e direcionadas.
Isso acontece, pois as ações são elaboradas com gatilhos mentais específicos que despertam diferentes emoções e sensações nos clientes. Consequentemente, eles ficam interessados e agregam mais valor às suas percepções dos produtos ou serviços comercializados.
Treine sua equipe para aumentar a fidelização dos clientes
Existem diversos aspectos importantes para oferecer um serviço de alta qualidade para os consumidores, entre eles está um atendimento de qualidade e eficaz. Essa é uma parte fundamental do processo de fidelização dos clientes, afinal, quando as pessoas estão satisfeitas com as mercadorias e com o trabalho ofertado, elas tendem a se tornar defensoras da marca.
Isso significa que pessoas bem atendidas nos negócios se sentem mais satisfeitas e, dessa forma, passam a recomendar a empresa para outras pessoas, bem como começam a defender a organização em diversas situações.
Para que esse processo de fidelização aconteça, os negócios precisam treinar suas equipes para promover a motivação e o empenho em oferecer um bom serviço. Realize capacitações e envolva seus colaboradores em programas de desenvolvimento pessoal e profissional.
Com isso, você alcançará ótimos resultados com seus consumidores, impactando diretamente no faturamento da sua organização.
Incentive o upselling nas vendas
O upselling é uma estratégia de vendas que visa estimular o cliente a adicionar produtos com valor de venda mais elevado em comparação ao item escolhido anteriormente. Consequentemente, as empresas conseguem um faturamento melhor sobre as vendas.
Apesar disso, o upselling deve ser feito com muita atenção, pois é preciso oferecer produtos que possam solucionar as dores do consumidor de maneira mais eficaz. Treinar os funcionários para estarem preparados para esses momentos também é essencial, pois com isso eles estarão aptos a identificar as oportunidades de ofertar um novo item.
7. Acompanhe a movimentação do seu score CNPJ
O Serasa Score CNPJ é a ferramenta ideal para identificar bons pagadores, evitar a inadimplência e garantir mais segurança ao oferecer crédito ou vender a prazo para novos consumidores.
O interessante é que essa solução pode ser utilizada para acompanhar a movimentação do score da sua empresa. Com isso, você pode monitorar a saúde financeira da sua organização e compreender como seus parceiros de negócio te enxergam. Legal, não é?
Além disso, outra oportunidade muito vantajosa para a sua empresa é realizar consultas de CPF e CNPJ para ter ainda mais certeza de que seu cliente possui condições de te pagar. É possível fazer pesquisas completas, intermediárias, de identificador de dívidas e de confirmação cadastral. Conheça essa ferramenta!
Por fim, se você gostou deste conteúdo com dicas sobre como lidar com dívidas na empresa para regularizar seu MEI, continue acompanhando o blog da Serasa Experian! Por aqui você encontra muitos materiais como esse. Até a próxima!