Toda empresa depende da análise de crédito para fazer negociações precisas e bem direcionadas. Quando essa etapa é ignorada, o risco de inadimplência se torna mais elevado, o que pode afetar tanto o fluxo de caixa organizacional quanto o relacionamento com os clientes.
Afinal, se o dinheiro esperado deixa de entrar em caixa, o negócio pode ter dificuldades para pagar fornecedores e colaboradores. O mesmo pode acontecer para renovar o estoque e adquirir outros produtos.
Além disso, o atraso e a falta de pagamento do crédito podem fazer com que seja necessário realizar a cobrança dos clientes. Essa, além de ser uma atitude incômoda para as duas partes, pode prejudicar o relacionamento com os consumidores.
Nesses casos, o melhor a se fazer é realizar uma boa análise do crédito. Dessa forma, você consegue minimizar as chances de ocorrência de imprevistos. Para isso, é preciso entender o conceito desse procedimento e a sua importância.
Você também deve compreender todos os aspectos que devem ser avaliados. Além disso, deve conhecer o passo a passo para fazer uma avaliação mais precisa e eficiente no momento de ofertar crédito aos clientes.
Este post aborda justamente esses e outros pontos sobre a análise de crédito. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Entenda o que é a análise de crédito
Analisar o crédito de um cliente consiste em verificar se ele realmente tem condições de honrar o compromisso assumido. O objetivo é identificar o perfil e as condições financeiras do cliente a partir das suas informações básicas e dos seus dados financeiros. Assim, a empresa também define um valor mínimo de compra, a taxa de juros aplicada e o prazo de pagamento das parcelas.
Uma das funções desse processo é evitar os temidos calotes nas operações de crédito. Ao mesmo tempo, ele ajuda a garantir mais estabilidade financeira ao seu negócio. Afinal, receber os valores previstos é um dos fatores necessários para manter as contas organizadas.
É importante destacar que a análise de crédito pode ser realizada tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Em ambos os casos, é um meio de formalizar a negociação e assegurar um bom relacionamento entre as partes.
Conheça a importância da análise de crédito
O processo de analisar as informações de crédito do cliente é uma das formas de identificar possíveis riscos envolvidos na negociação. Por isso, são utilizados diferentes critérios e pontuações que determinam o potencial risco de inadimplência do consumidor.
Dessa forma, ao utilizar critérios parametrizados, você mantém a saúde financeira do seu negócio, conforme a política de concessão de crédito estabelecida pela sua empresa. Além disso, diminui as incertezas da negociação, já que o cliente percebe, de forma antecipada, se conseguirá encaixar aquela parcela no seu orçamento mensal ou não.
A análise para concessão de crédito oferece ainda outros benefícios para a sua empresa. A seguir, apresentamos os principais. Acompanhe!
Garantia de fluxo de caixa estável
O fluxo de caixa tem o propósito de indicar como está a saúde financeira do seu negócio. Quando ele é projetado, os valores encontrados sinalizam o resultado esperado para os próximos meses. Ou seja, é possível planejar quanto você tem a receber e a pagar em determinado período.
Porém, para que essa previsão seja mais acertada, é importante você trabalhar bem a análise de crédito. Caso contrário, você pode esperar receber determinado valor e acabar recolhendo menos, devido à inadimplência. A imprecisão nos cálculos pode, ainda, levar a outros problemas como:
- dificuldades financeiras;
- necessidade de contratação de empréstimos e financiamentos para arcar com os custos da empresa;
- falência do negócio.
Redução de riscos de inadimplência
A análise apropriada do perfil do cliente é feita com base no score de crédito. Essa pontuação sinaliza a probabilidade de o consumidor ficar inadimplente nos próximos 12 meses. Por isso, quanto pior for a avaliação, maior é a chance de que a sua empresa não receba o valor do pagamento na data estipulada em contrato.
A avaliação dessa pontuação é uma forma de se precaver e evitar problemas com clientes que tenham histórico de dívidas pendentes. Essa análise também exclui os bons pagadores que quitaram a conta com alguns dias de atraso, seja por esquecimento, seja por um imprevisto momentâneo, por exemplo.
O principal benefício desse tipo de avaliação é receber os valores em dia e garantir o fluxo de caixa previsto para pagar as contas do negócio. Com isso, diminuem as chances de a sua empresa ficar inadimplente e/ou ter de solicitar empréstimos ou financiamentos para quitar as dívidas.
Segurança em negociações
A análise de crédito permite conhecer melhor os clientes e fornecedores, com o objetivo de liberar a venda a prazo com mais segurança. Esse processo reduz as incertezas e fortalece o relacionamento com os parceiros, inclusive com o surgimento de novas oportunidades.
Por exemplo, ao vender a prazo para um cliente e receber os valores em dia, você sabe que pode conceder o crédito outras vezes. Ao mesmo tempo, o consumidor passa a dar preferência à sua empresa, porque sabe que pode contar com um procedimento de liberação mais rápido.
Esse processo é benéfico para ambas as partes, estreita as relações e aumenta o potencial de fidelização do cliente. Para a sua empresa, é a chance de ter novas oportunidades de venda, que ocorrem de forma recorrente e com menos riscos.
Saiba quais são os impactos em ignorar a análise de crédito
Da mesma forma que há benefícios ao analisar o crédito dos clientes, as empresas também têm problemas quando ignoram essa prática. Isso porque podem ocorrer mais incertezas no momento de vender para novos clientes. Além disso, o negócio deixa de acompanhar os compradores de perto, o que dificulta a gestão da capacidade de pagamento de cada um deles.
Tenha em mente que mesmo um bom pagador pode atrasar alguns pagamentos durante o período de vigência de um contrato caso surjam imprevistos financeiros, como a ocorrência de problemas de saúde ou de desemprego. Da mesma forma, quem estava com um score de crédito baixo pode conseguir reverter essa situação futuramente.
Esses exemplos deixam claro que a análise de crédito precisa ser constante, já que o status de um comprador pode mudar com o tempo. Caso o seu negócio não leve isso em consideração, pode ter dificuldades na oferta de crédito. Veja alguns prejuízos ao não acompanhar a análise de crédito dos clientes!
Dificuldades no fluxo de trabalho
Sem realizar a análise, o seu negócio pode começar a conceder menos crédito a clientes desconhecidos. Com a negativa, o fluxo de vendas é afetado e o faturamento do seu empreendimento tende a cair.
Para evitar esse problema, o melhor é fazer uma boa gestão do crédito, realizando a análise adequada do perfil do cliente e do seu score. Desse modo, você aproveita as oportunidades sem colocar em risco o seu fluxo de caixa.
Piora na avaliação da capacidade de pagamento do cliente
De todas as vantagens da análise de crédito, a verificação da capacidade de pagamento do cliente é uma das principais. A ideia é garantir que a parcela da venda a prazo vai caber no orçamento do comprador, já que isso aumenta as chances do pagamento em dia.
O ideal é que as dívidas somadas nunca ultrapassem 30% da renda. Para fazer essa análise, é necessário contar com ferramentas adequadas, que possam fazer um levantamento amplo para sinalizar uma resposta mais efetiva. Afinal, como já indicamos aqui, o resultado atual pode ser alterado em um período futuro.
Aumento no risco de inadimplência
Com as vendas a prazo, sempre há o perigo de você não receber uma ou mais prestações do produto ou serviço vendido. Qualquer que seja o cenário, a inadimplência sempre traz prejuízos ao negócio, que precisa arcar com a lacuna causada pela falta de pagamento dos clientes.
Ao fazer uma boa análise de crédito dos consumidores, os riscos de oferecer a possibilidade de parcelamento das compras são reduzidos. Dessa forma, o seu negócio pode monitorar a situação atual do comprador e verificar se é viável vender a prazo. É possível avaliar, ainda, se é necessário cobrar uma taxa de juros mais alta para compensar possíveis prejuízos ou se o ideal é recusar esse formato de negociação.
Diminuição da previsibilidade financeira
Para fazer uma boa gestão é preciso saber como está a situação financeira para os próximos meses. Afinal, a saúde e a sustentabilidade do negócio dependem de um bom fluxo de caixa. A avaliação de crédito também auxilia nesse aspecto.
Com um número pequeno de clientes inadimplentes, fica mais fácil ter precisão na hora de calcular os valores a serem recebidos. Por outro lado, se os pagamentos atrasados estiverem em alta, é provável que você acabe com o nível do capital de giro e tenha de recorrer a outras fontes de financiamento.
Redução da competitividade
Ao ignorar a análise de crédito, o seu negócio se torna menos competitivo no mercado. Mesmo que a relação entre esses dois problemas pareça distante em um primeiro momento, eles estão indiretamente ligados, e isso pode acontecer a médio e longo prazos. Para entender, basta considerar que, quanto maior for a inadimplência, mais o empreendimento terá de financiar as operações dos clientes.
Em outras palavras, se o pagamento dos empréstimos começar a atrasar, você terá de arcar com esse prejuízo para honrar os seus compromissos empresariais. Ao usar os recursos próprios para essa finalidade, você deixa de realizar investimentos e melhorias que podem destacar a companhia em relação aos concorrentes.
Veja o que deve ser avaliado na análise de crédito
O propósito da análise do crédito para pessoas físicas e jurídicas é garantir que exista a capacidade de pagamento e qual é o nível de risco envolvido na operação. Para chegar a esse patamar, é necessário avaliar diferentes variáveis, que indicarão a probabilidade de inadimplência daquela operação.
A seguir, apresentamos quais aspectos precisam ser considerados para garantir mais segurança nas vendas. Acompanhe!
Dados pessoais do cliente
Os dados pessoais precisam estar corretos e serem verdadeiros. Portanto, tenha atenção aos detalhes para evitar golpes e fraudes. Para isso, solicite pelo menos um documento com foto e o CPF, já que esses dados ajudam a comprovar a análise de crédito e sua condição.
Além de ajudar a identificar o cliente, as informações pessoais podem contribuir para traçar um contexto mais preciso a respeito da situação financeira dele. Assim, você conta com mais dados para tomar suas decisões em relação à oferta de crédito.
Dados residenciais
As informações sobre a residência do cliente precisam estar completas e atualizadas. Esses dados contribuem para entrar em contato caso ocorram problemas no pagamento.
Por isso, não só o endereço da moradia deve ser exigido, como também conferido por meio de correspondências frequentes, como faturas de cartão de crédito ou contas de água e luz. Mas atenção: peça que os comprovantes sejam atuais, para serem válidos para verificação dos dados fornecidos.
Renda
A remuneração e o comprometimento da renda do consumidor devem ser verificados para que o seu negócio tenha mais garantia de pagamento. Além disso, não deixe de observar outras fontes de renda, como trabalhos temporários ou realizados de forma autônoma.
Esses dados são importantes para atestar que o cliente poderá arcar com a parcela do empréstimo realizado de acordo com os seus rendimentos mensais. Normalmente, calcula-se que a mensalidade não deve passar de 30% do valor total da renda de uma pessoa, já que, além dessa, ela terá outras contas fixas para pagar.
Caso o cliente seja pessoa jurídica, verifique se a empresa realmente existe e se os dados estão corretos.
Dados creditícios
A análise de crédito deve ser complementada pelo score do comprador, verificado pela Serasa Experian. O ideal é trabalhar com uma solução de consulta integrada ao controle de vendas para ter informações mais valiosas.
A pontuação obtida na análise sobre restrições ao nome do cliente pode trazer indícios sobre a possibilidade de que ele se torne inadimplente ou não. Quanto mais baixa for a pontuação, mais cuidado você deve ter com a operação. Apesar de não ser conclusiva, já que deve ser analisado o contexto de cada consumidor de forma ampla, esse é um dos melhores indicativos sobre o hábito de pagamento de cada pessoa física.
Compreenda o passo a passo para a análise de crédito
O processo de avaliação de crédito deve ser realizado tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Apesar de ambos os procedimentos terem a mesma finalidade, existem algumas pequenas variações de acordo com a natureza do cliente. Por isso, vamos explicar as etapas de forma separada. Confira!
Pessoa física
A comprovação da capacidade de pagamento passa por cinco etapas quando o foco da análise é a pessoa física. Entenda o que caracteriza cada uma dessas fases!
Solicitação de dados cadastrais
O cliente deve apresentar seus dados pessoais, como:
- CPF;
- RG;
- data e local de nascimento;
- telefone;
- e-mail;
- endereço.
Também estão incluídos na documentação um comprovante de remuneração e informações sobre o cônjuge, quando houver. A exigência de algumas referências pessoais e profissionais também é comum para garantir maior compreensão do contexto em que o cliente se encontra.
Análise de restrições
Os dados devem ser analisados para verificar uma possível pendência de pagamento com outra empresa ou instituição financeira. Caso o cliente esteja com dívidas em outras organizações, existem grandes chances de não conseguir arcar com o pagamento do empréstimo na sua empresa também. Por isso, fique atento a essa etapa!
Análise de perfil de crédito
O score do cliente, assim como os seus dados, são agrupados em um perfil que ajuda as empresas que concederão o crédito a compreender se é viável fazer uma oferta a ele ou não. Além disso, deve ser feita a verificação do histórico de pagamentos para saber como é o relacionamento do consumidor com o mercado.
Isso ajuda a compreender se o consumidor tem o hábito de manter as contas sempre em dia ou se tem alguma recorrência no atraso dos seus pagamentos.
Análise do comprometimento da renda
A capacidade de pagamento é avaliada para saber se a parcela da compra a prazo cabe no orçamento do cliente. O ideal é que as prestações a pagar nunca ultrapassem 30% da renda mensal do comprador.
Esse cálculo é feito tendo como suposição que, além dessa, o cliente terá outras contas fixas a cada mês, como os gastos com água, luz ou moradia. Isso significa que, caso o consumidor já tenha grande parte de sua renda comprometida com outras instituições, pode ser provável que ele se torne inadimplente futuramente.
Análise dos documentos
O RG, o CPF e os comprovantes de renda e residência são checados para assegurar as referências apresentadas pelo consumidor. Isso pode ajudar o negócio a se prevenir de possíveis fraudes e calotes aplicados por meio de documentação falsa.
Pessoa jurídica
A análise do crédito de pessoa jurídica funciona de maneira diferente. Afinal, o foco são as informações da empresa que se tornará cliente. Por isso, entre os dados analisados estão:
- proposta de crédito;
- balancetes que comprovam a situação financeira do negócio;
- faturamento dos últimos meses;
- questionário de avaliação;
- resumo da situação de balanço;
- plano de negócios, que inclui produtos e serviços oferecidos, ramo da atividade em que atua, missão, visão e valores da companhia, entre outras informações relevantes que direcionam a gestão.
A análise de concessão de crédito, nesse caso, tem três objetivos principais. São eles:
- análise retrospectiva — confere o desempenho histórico da empresa e identifica os riscos do setor e como foram superados ou amenizados no passado. Verifica os fatores que sinalizam desafios na concessão do crédito;
- análise de tendências — mensura a condição financeira do negócio a partir do crédito exigido e outros eventos financeiros. Indica a tendência da empresa cliente de honrar os compromissos assumidos em caso de instabilidade no orçamento;
- capacidade creditícia — representa a conclusão sobre a solicitação do negócio. Define quanto pode ser concedido de maneira menos arriscada.
Apesar das etapas serem diferentes, o propósito é o mesmo da análise de crédito de pessoa física: verificar se há riscos na concessão da venda a prazo. Em qualquer uma das situações, é possível amenizar os potenciais problemas e garantir uma negociação mais segura para o seu negócio.
Veja 6 dicas para realizar a análise de crédito
Antes de conceder o crédito, é necessário avaliar o potencial do cliente de realizar o pagamento das parcelas em dia. Isso pode ser realizado por meio de um processo bem-estruturado e com a adoção de boas práticas. Confira as principais para implementar no seu negócio!
1. Aprimore seu cadastro
Com as informações do cliente em mãos é possível não só fazer uma análise precisa, mas usar esses dados de forma estratégica. Isso pode ser feito a partir de um aperfeiçoamento no cadastro.
Para isso, solicite informações adicionais para enriquecer as informações obtidas, de forma que você possa tomar uma decisão mais adequada e segura. Tenha em mente que os dados podem ajudar na validação de alguns detalhes, como o limite de crédito oferecido.
Ainda vale a pena integrar todas as informações para garantir um processo mais ágil e linear. Usar um sistema específico para essa finalidade pode ser uma boa ideia. Desse modo, os custos da análise, o retrabalho e a demanda por recursos humanos tendem a ser menores.
2. Defina limites de crédito
A partir da análise das informações é possível determinar um limite de crédito para cada cliente. O objetivo é manter a saúde financeira da empresa e aumentar a chance de aproveitar as oportunidades. Afinal, em vez de simplesmente recusar a venda a prazo, você pode sinalizar até qual valor estaria disposto a oferecer para empréstimo.
Essa definição é importante, já que cada cliente tem características específicas. Por isso, determinar um limite de crédito único, válido para todos os consumidores, não é uma medida muito eficaz. O ideal é fazer um estudo de viabilidade que considere a capacidade de pagamento.
3. Elabore uma política de crédito
Para ter mais segurança na hora da negociação, crie uma política de crédito alinhada às suas necessidades e ao perfil do seu negócio. A melhor forma de equilibrar esses aspectos é verificar as condições do consumidor e ver os resultados desejados com as vendas.
Personalize as avaliações e considere cada cliente de forma individual. Para alguns, por exemplo, é possível flexibilizar a concessão. Para outros, com um contrato menor, é possível oferecer um prazo de pagamento mais curto.
Na hora de fazer essa análise, lembre-se que a concessão do crédito interfere na entrada de dinheiro em caixa. Portanto, tenha em mente a necessidade de minimizar os prejuízos.
4. Monitore carteiras
Entre todas as práticas existentes, o monitoramento da carteira de clientes é uma das principais. Com ferramentas apropriadas, você cria mais oportunidades de venda, já que encontra as pessoas certas para formar essa lista.
Ao mesmo tempo, acompanha a capacidade de pagamento dos consumidores. Assim, se houver alguma mudança no seu histórico, você já identifica e define se o seu negócio vai conceder o crédito e em quais condições esse processo será feito.
5. Analise o perfil e o histórico dos clientes
Sem dúvidas, o perfil dos clientes também interfere na negociação. Verifique as informações coletadas a partir de várias fontes, como o score de crédito, bancos de dados públicos ou dados financeiros.
Esses dados servem para a equipe de vendas traçar o perfil desejado e tomar uma decisão mais correta. Eles também são usados para analisar os riscos envolvidos na negociação. Por isso, descubra se o cliente é um bom pagador ou se ele tende a fazer compras no mesmo valor do que está sendo negociado.
Tenha em mente que ter o nome limpo ou uma renda considerável nem sempre indica que o consumidor arcará com o pagamento das parcelas. Por isso, estabeleça uma avaliação mais ampla.
6. Conte com o uso dos dados nas recomendações de crédito
Alguns softwares no mercado já são capazes de reunir e interpretar as informações sobre os clientes de forma que possam ser utilizadas como recomendação de crédito. Uma das vantagens dessas ferramentas é realizar uma varredura sobre dados relevantes, como o ticket médio de compras, dívidas pendentes ou tempo médio de atraso nos pagamentos.
Contar com esse tipo de indicativo pode ajudar você a definir melhores práticas ao oferecer crédito a cada cliente, desenvolvendo um processo mais personalizado. Isso pode proporcionar mais oportunidades de negócios, satisfazendo tanto as necessidade da empresa quanto as necessidades do cliente.
Explore as ferramentas para melhorar a análise de crédito
Uma análise de crédito bem-estruturada pode ser facilitada com a ajuda da tecnologia. Por isso, adotar métodos inovadores, que subsidiem uma tomada de decisão acertada para negócios de todos os portes e segmentos de atuação, pode ser a grande diferença entre um processo demorado e ineficaz e um procedimento ágil e efetivo.
Para isso, o uso de algumas ferramentas pode aprimorar a análise da concessão de crédito. Entre as tecnologias disponíveis estão as listadas a seguir.
Business Intelligence
Assim como a análise de crédito deve ser segura, ela também não pode ser lenta, já que leva à perda de boas oportunidades de negócio. No entanto, realizar tal procedimento com segurança exige a coleta e gerenciamento de dados de várias fontes.
Em uma análise convencional, essa demanda consumiria um tempo considerável, além de sacrificar a segurança e a oportunidade comercial. Felizmente, o Business Intelligence foi desenvolvido para sanar tais problemas.
Com uma ferramenta tecnológica apropriada é possível compilar todas as informações provenientes de diversas fontes em um único ambiente. Assim, é possível identificar atrasos em pagamentos, boletos a vencer, número de solicitações em aberto e relacioná-los com a capacidade econômica do cliente.
O BI também valida dados fornecidos pelos requisitantes por meio pesquisas únicas, tornando o processo analítico muito mais rápido. Sem falar que também elabora relatórios detalhados de maneira intuitiva, garantindo a estruturação e customização de panoramas para a avaliação de cenários. Assim, você consegue análises preditivas (de probabilidades) com eficiência.
Os antigos formulários de crédito, que continham referências como o caráter do comprador, sua capacidade de pagamento, o valor do patrimônio e garantias, são instantaneamente direcionados ao contexto comercial, mostrando um parecer fiel quanto à realização da operação.
Com a agilidade desse parecer, sua empresa consegue analisar um número maior de pedidos de negócios em prazos reduzidos. Essa condição eleva a capacidade produtiva da sua equipe financeira.
Machine Learning
O Machine Learning é utilizado para atender a um número significativo de pessoas que durante muito tempo tiveram acesso ao crédito negado por questões de baixa renda. Vamos imaginar que uma pessoa de alta renda, hipoteticamente, busque muitos créditos no mercado, entre no cheque especial e pague suas contas em atraso. Paralelamente, uma pessoa de baixa renda, também teoricamente, paga suas contas em dia e evita o cheque especial.
Nessas duas situações, para qual cliente é mais seguro a empresa fechar uma transação financeira ou conceder crédito? A pessoa de alta renda que não controla suas finanças ou a de baixa renda, que tem um controle financeiro impecável? Por meio da filtragem de dados é possível saber quais decisões tomar. O ML analisa todas essas referências, faz previsões e mostra com precisão quem está apto ao negócio.
Big Data
Um dos maiores obstáculos, não apenas no mercado comercial e de crédito, está o gerenciamento de um grande volume de dados produzidos, coletados e armazenados nos recursos digitais. Nesse sentido, o Big Data ganha destaque, pois filtra o potencial de informações gerados em tempo real de diversas fontes, reunindo tudo o que é pertinente para favorecer a decisão a respeito do negócio com o cliente.
Por meio desse recurso, você tem uma visão panorâmica e em tempo real sobre os riscos associados aos seus clientes, realizando análises de crédito mais íntegras e seguras.
Os maiores diferencias do Big Data nesse processo são:
- rapidez — substitui a atuação humana de coleta de dados em diversas fontes ao reunir tudo em único ambiente, permitindo acesso às informações necessárias para análise de crédito em poucos cliques;
- efetividade: com uma base de informações relevantes sobre o perfil creditício de clientes ou fornecedores, é possível, de antemão, prever a essência da negociação, a fim de conceder o limite de crédito ideal para cada cliente;
- mitigação de riscos — o Big Data é capaz de gerenciar riscos e detectar ameaças, diminuindo a probabilidade de fraudes e inadimplência durante o processo de análise.
Essas tecnologias funcionam com base em sistemas de automação. Eles reúnem referências sobre os clientes, traçam os perfis e gerenciam o nível de risco de cada operação. Isso evita que a análise de crédito fique incompleta ou fora de contexto, o que poderia dificultar a percepção de boas oportunidades de negócios.
A partir do uso dessas soluções, é possível garantir mais agilidade no processo analítico e maior potencial de fidelização dos clientes. Da mesma forma, a avaliação do crédito se torna mais precisa e você protege o seu negócio contra desequilíbrios financeiros.
Saiba como a Serasa Experian pode otimizar o processo de análise de crédito
A Serasa Experian trabalha com sistemas de automação que ajudam o seu negócio a fazer uma análise de crédito personalizada e segura. A plataforma disponibiliza soluções completas que facilitam esse trabalho e permitem conhecer melhor os consumidores. Como consequência, os negócios podem estabelecer relacionamentos de longo prazo com os seus clientes, aproveitando mais (e melhores!) oportunidades.
Com as ferramentas adequadas, você pode encontrar clientes, negociar de modo adequado, acompanhar os consumidores de perto e recuperar dívidas geradas pela inadimplência dos consumidores com mais rapidez. Para resolver essas situações, estão disponíveis as seguintes soluções:
- consulta de CNPJ ou CPF — ajuda a conhecer clientes e fornecedores, evitar calotes e negociar melhor, para fazer uma análise de crédito precisa. Tal procedimento transmite profissionalismo e autoridade durante o processo de negociação;
- relatórios de crédito — gera informações personalizadas sobre os clientes, com histórico de score e dados que subsidiam as tomadas de decisão. Por meio da filtragem de dados e poucos cliques, você tem um documento completo para analisar a concessão de crédito com profundidade;
- gerencie carteira — reunindo seus dados com as informações da Serasa Experian, você monitora a capacidade de pagamento de clientes e fornecedores para identificar alterações de status. Essa condição também permite explorar as oportunidades de negócio mais lucrativas.
A Serasa Experian ainda tem a Serasa Recomenda, uma solução que fornece recomendações específicas para cada cliente consultado de maneira rápida e prática. Essa ferramenta foi pensada para garantir mais agilidade na análise de crédito, diminuindo o índice de inadimplência. Com poucos cliques, é possível ter uma visão mais completa sobre o perfil do consumidor e receber uma sugestão para a oferta de crédito de acordo com o cruzamento de várias informações. Tudo isso em um único ambiente.
Todos esses recursos ajudam a evitar o risco de pendências nos recebimentos e a cuidar das finanças do seu negócio por meio de uma análise de crédito bem-elaborada. Seguindo as dicas que apresentamos neste post, você mantém a sustentabilidade econômica do seu empreendimento.
Investir em uma análise de crédito bem-feita pode evitar que o seu negócio passe por complicações. A avaliação sobre o perfil econômico dos clientes é fundamental para quem quer ver o seu negócio crescer sem passar por períodos de crise ou outras complicações financeiras. Dispor de tecnologias que tornem esse processo mais prático e acertado é a grande vantagem de quem busca oferecer crédito aos clientes sem demora ou complicação, para nenhuma das partes.
Então, o que achou deste conteúdo completo sobre análise de crédito? Que tal aproveitar esta oportunidade para potencializar seus conhecimentos financeiros? Saiba tudo sobre taxa de juros e como ela impacta a sua empresa.