Gerir um micro, pequeno ou médio negócio no Brasil é um desafio constante, especialmente quando o assunto é equilibrar crescimento e segurança financeira, não é mesmo?

Um dos maiores riscos enfrentados por empreendedores é a inadimplência, que pode comprometer o fluxo de caixa, dificultar o cumprimento de obrigações monetárias e, consequentemente, frear o crescimento da organização.

Em situações como essas, as análises de crédito tornam-se aliadas essenciais. Elas permitem que você conheça melhor seus clientes e parceiros comerciais, identificando potenciais riscos antes de fechar negócios e oferecendo condições mais seguras e atrativas para ambos os lados.

Se você quer saber como melhorar as vendas enquanto mantém a saúde financeira da sua empresa, deve investir em ferramentas que ajudam a mitigar riscos financeiros, além de desenvolver estratégias que colaborem para um crescimento exponencial. Por isso, decidimos falar sobre todos esses aspectos no texto de hoje. Aproveite a leitura!

Qual é a importância de minimizar riscos de inadimplência?

Se você é um pequeno ou médio empreendedor, já deve ter enfrentado situações onde clientes não honram os pagamentos, não é mesmo? Esse é um grande problema, especialmente quando o intuito é encontrar maneiras de como melhorar as vendas.

A inadimplência, além de causar uma quebra significativa no fluxo de caixa, pode gerar uma série de complicações para o negócio — como afetar a capacidade de que sua empresa cumpra suas obrigações financeiras, pagar fornecedores, colaboradores e até mesmo investir em novas oportunidades ou melhorar suas produções para aumentar as vendas.

A questão que estamos querendo abordar aqui não é apenas sobre evitar perdas imediatas (mesmo que seja bastante importante). Quando você minimiza as ameaças de inadimplência, está protegendo a saúde financeira do seu empreendimento a longo prazo e, consequentemente, criando uma forma de melhorar as vendas.

Como resultado, isso permite manter uma operação estável, o que é muito importante para que a sua empresa possa crescer de forma sustentável em um mercado competitivo e marcado por altos e baixos, com muitas organizações em crises financeiras e clientes que não honram seus compromissos financeiros por motivos diversos.

Além disso, essa redução de riscos permite que você melhore o relacionamento com seus fornecedores e parceiros, garantindo que seja visto como um negócio confiável e seguro para transações futuras. Além de fortalecer a sua posição no mercado, também ajuda a abrir portas para novas oportunidades de crescimento.

Outro ponto importante é que, quando são desenvolvidas análises de crédito precisas, você tende a ganhar mais segurança para oferecer condições de pagamento atrativas aos seus clientes (mesmo aqueles com um score de crédito baixo) sem medo de enfrentar prejuízos adjacentes.

Isso pode ser um diferencial competitivo importante, principalmente porque, normalmente, os empresários não consideram fazer negócios com perfis possuidores de menos dados sobre pagamentos. Assim, sobra mais espaço para atrair clientes rentáveis e aumentar as vendas!

Como melhorar as vendas? 3 estratégias eficazes para PMEs!

Melhorar as vendas é o objetivo de qualquer empreendedor, mas para pequenos e médios negócios, essa tarefa pode ser ainda mais desafiadora. Sabemos que com recursos limitados em um mercado bastante competitivo, é essencial serem implementadas estratégias que realmente tragam resultados.

Pensando em auxiliá-lo nessa jornada, trouxemos algumas dicas indispensáveis para que você tenha menos dúvidas e consiga alavancar as vendas do seu negócio de forma inteligente e segura. Continue lendo e aprenda!

1. Conheça seus clientes por meio de uma consulta de CNPJ

Entender quem são seus clientes é o primeiro passo para melhorar as vendas, oferecendo produtos e serviços que realmente atendam às suas necessidades. Quando você conhece bem o seu público-alvo, consegue personalizar suas ofertas, criar campanhas de marketing mais certeiras e, consequentemente, aumentar suas chances de sucesso.

Uma ferramenta que pode ajudar muito no processo é a Consulta CNPJ da Serasa Experian. Com ela, você pode acessar informações detalhadas sobre empresas com as quais deseja fazer negócios, incluindo seus históricos financeiros, os perfis de pagamento e os seus comportamentos no mercado. Você ainda tem acesso a:

  • Informações societárias;
  • Renda ou faturamento estimado;
  • Histórico de consultas;
  • Dívidas de bancos e empresas;
  • Cheques sem fundo;
  • Protesto em cartórios;
  • Falência e ações judiciais;
  • Serasa Score com dados positivos;
  • Informações cadastrais.

Além de serem valiosas para que você possa tomar decisões mais informadas e reduzir riscos de inadimplência, essas informações permitem o ajuste de ofertas de acordo com as necessidades e as expectativas dos clientes, o que é essencial para aumentar as vendas e fortalecer as relações comerciais. Então, não hesite e contate um de nossos especialistas para saber mais!

2. Ofereça um excelente atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente envolve bem mais do que apenas responder dúvidas ou resolver problemas. É uma oportunidade de criar uma conexão verdadeira, engajá-los e fidelizá-los para implementar estratégias de cross-selling ou up-sell e, até mesmo, torná-los promotores do seu negócio como uma forma de melhorar as vendas.

Investir em um atendimento com excelência significa ouvir atentamente as necessidades dos seus leads, oferecer soluções rápidas e eficazes e sempre buscar superar as expectativas.

Pequenas atitudes, como um follow-up de vendas ou uma resposta personalizada nas redes sociais, podem fazer uma grande diferença na percepção que os clientes têm do seu negócio.

Lembre-se que clientes felizes não só voltam a comprar, como também recomendam sua empresa para outras pessoas. E essa indicação boca a boca é uma das formas mais poderosas para se tornar uma autoridade no mercado.

3. Invista em estratégias de marketing digital

Sabemos que, hoje, a sociedade é extremamente virtual. Por isso, não há como escapar do marketing digital se você deseja expandir o alcance do seu negócio e conquistar novos públicos-alvo.

Então, implementar e inovar nas estratégias de marketing digital por meio de e-commerces, por exemplo, é uma das maneiras mais eficazes de melhorar as vendas — especialmente para pequenas e médias empresas que estão entrando no mercado.

Existem diversas táticas que você pode adotar, como a criação de conteúdo relevante, campanhas de e-mail marketing, anúncios segmentados nas redes sociais e otimização do site para mecanismos de busca (SEO). O importante é entender qual é a persona da sua marca, onde ela está e como você pode se comunicar de forma certeira com ela.

Além disso, o marketing digital oferece a vantagem de ser altamente mensurável. Mas o que isso significa? Que você pode acompanhar de perto o desempenho das suas campanhas, ajustar estratégias conforme necessário e garantir que cada investimento traga o melhor retorno possível!

Como a análise de crédito ajuda a aumentar as vendas com segurança?

No mundo dos negócios, melhorar as vendas para aumentar o capital de giro e lucrar são sempre prioridades indiscutíveis. No entanto, ter segurança durante o processo de aumento nas vendas é um desafio que não pode ser ignorado.

Sabia que, de acordo com o Boletim Econômico da Serasa Experian, o número de consumidores inadimplentes do último mês foi de 72,5 milhões? Ao mesmo tempo, a quantidade de consumidores que buscou crédito em abril de 2024 cresceu 13,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

A análise de crédito entra justamente nesse ponto, como uma ferramenta útil para equilibrar crescimento e segurança financeira, permitindo avaliar a capacidade de pagamento de seus clientes e parceiros comerciais.

Em outras palavras, isso significa que, antes de fechar uma venda ou um contrato, você pode identificar possíveis riscos de que eles não cumpram com suas obrigações monetárias. Dessa forma, você protege seu negócio de perdas financeiras e ainda cria um ambiente mais seguro para investir em novas oportunidades de crescimento.

Além disso, você pode ser capaz de oferecer condições de pagamento mais personalizadas e flexíveis quando se entende melhor como aquele perfil específico se comporta sem comprometer a saúde financeira da sua marca.

Por outro lado, é igualmente possível que o cliente seja sim um bom pagador. Quando analisados dados positivos e não apenas sobre negativações, as relações comerciais tornam-se possíveis, saudáveis e estimulam o crescimento daqueles pequenos empreendedores que, muitas vezes, não encontram oportunidades vantajosas para se desenvolverem.

Todas essas práticas não só ajudam a aumentar as vendas, mas também fortalecem a relação com os leads, que enxergam na sua organização um parceiro confiável e atento às suas necessidades, diferentemente de muitas outras instituições presentes no mercado.

Quais são as ferramentas disponíveis para análise de crédito?

Existem várias ferramentas disponíveis no mercado que facilitam a análise de crédito, especialmente para empreendedores que buscam soluções acessíveis e eficientes para melhorar as vendas. Elas variam em termos de funcionalidades e complexidade, mas todas têm em comum o objetivo de ajudar os empresários a tomarem decisões financeiras mais seguras.

Uma das soluções mais reconhecidas por resultados positivos é a Consulta CNPJ da Serasa Experian. Com ela, você pode acessar informações detalhadas sobre o histórico financeiro de empresas com as quais pretende fazer negócios, como o score de crédito, as dívidas pendentes, os processos judiciais e outros dados essenciais para avaliar riscos e possibilidades de vínculos.

Além da Consulta CNPJ, há outras soluções que oferecem funcionalidades semelhantes e, talvez, até mais vantajosas — dependendo do modelo de negócio, das metas e dos tipos de relação comercial —, como o Serasa Recomenda.

Resumidamente, ela utiliza relatórios para oferecer informações atualizadas sobre o histórico financeiro e o Serasa Score de quem negocia com a sua empresa para orientar recomendações de crédito personalizadas. Ou seja, você recebe sugestões de limite de crédito e parcelamento ideais pra vender com muito mais com segurança.

O mais legal é que, se você deseja ter um direcionamento sobre como agir melhor, pode solicitar o contato de um de nossos especialistas. Assim, você conhece os produtos personalizados para a necessidade da sua empresa.

Gostou do que aprendeu no conteúdo de hoje sobre como melhorar as vendas? Esperamos que sim! Se quiser ficar por dentro de mais temas relacionados a empreendedorismo, mitigação de riscos, ferramentas de gestão e assuntos correlatos, fique de olho em nosso blog, pois estamos sempre publicando novos blogposts. Até a próxima!