Em uma grande empresa, com vários cargos, desafios e possibilidades de promoção, acaba sendo mais fácil manter a motivação. Afinal, as pessoas tendem a se esforçar constantemente para alcançar novos patamares. Mas e no caso de micro e pequenas empresas, como manter a motivação no trabalho?
Pois já podemos adiantar que existem sim algumas formas bem fáceis (e até baratas) para fazer com que seus colaboradores se mantenham motivados, trazendo resultados cada vez melhores para as empresas. Quer descobrir que formas são essas? Continue lendo este post para aprender a motivar seus funcionários!
Mostre que você está atento
A liderança deve deixar claro que está aberta para ouvir tanto elogios como críticas e sugestões. Mas atenção: não basta apenas dizer. Para gerar o efeito desejado, é preciso demonstrar!
Algumas vezes ao dia, simplesmente pergunte como estão as coisas. Preste atenção inclusive se você está realmente ouvindo o que as pessoas têm a dizer. Caso haja divergência de opiniões, não imponha aquilo que você considera como correto, mas tente encontrar pontos de concordância.
Embora sua palavra como gestor seja a última no que se refere à empresa, nada de rejeitar totalmente a ideia da outra pessoa, ok? Caso contrário, os colaboradores passarão a enxergá-lo como alguém que só fala e não faz.
Defina metas realistas
Ao definir metas com seus funcionários, tenha em mente que elas devem ser realistas, possíveis de serem alcançadas. E não se esqueça: os próprios colaboradores devem entender e concordar que as metas estabelecidas são realmente atingíveis. Afinal, de nada adianta você achar que são, mas eles não!
Pense bem: se alguém pedisse para você competir em uma prova de velocidade com o recordista Usain Bolt, você sequer ousaria tentar pensando ser possível? A verdade é que, apesar de ser humanamente possível, isso definitivamente não se encaixa nas possibilidades físicas da maioria das pessoas.
Reconheça seu colaborador
Qualquer profissional precisa receber um certo reconhecimento. E isso vale tanto para o âmbito financeiro quanto para o moral, por meio de palavras no dia a dia da empresa. Sim, ambas as perspectivas são importantes. Caso não estejam presentes, é bem possível que seu funcionário perca a motivação em algum momento.
Pense por um minuto sobre si mesmo: você gosta de ser elogiado? Por quanto tempo você ficaria em um trabalho estressante, em que o chefe só reclama de você e, quando você faz algo de bom, não recebe qualquer elogio? Será que você permaneceria na empresa se tivesse um bom salário ou priorizaria sua saúde mental depois de alguns anos?
Mas atenção, porque o contrário também resulta em desmotivação, viu? O ambiente pode ser o melhor possível e você pode ser um chefe incrível, mas se o colaborador não enxergar formas de crescimento, ao mesmo tempo em que recebe um salário abaixo da média do mercado para alguém com o mesmo cargo, o resultado não será positivo.
Caso você não possa aumentar a remuneração do colaborador no momento, ao menos demonstre, de forma palpável, que ele também ganhará se a empresa lucrar mais — seja por meio de um aumento de salário ou pelo ganho de benefícios.
Comemore cada resultado positivo
Se as vendas aumentarem ou se as metas do mês forem batidas, trate de comemorar esses resultados! Você pode dar folga coletiva para a equipe em um dia específico, levar todos a uma pizzaria, fazer um lanche na empresa, separar algumas horas do dia para uma sessão de cinema… São várias as formas de premiar a equipe quando há resultados positivos. Sem contar que sair da rotina é sempre benéfico para o clima!
Ofereça bonificações
As bonificações podem funcionar como formas de celebração de resultados. Aumentar o valor da comissão de um vendedor, por exemplo, pode fazer com que ele se esforce mais para vender. Na prática, tudo vai depender da visão dos colaboradores sobre as bonificações oferecidas.
Você pode prometer uma premiação de 50 reais para um vendedor que consiga vender seus produtos para 10 clientes novos naquele mês, por exemplo. Mas quanto esse vendedor precisará se esforçar para isso? Se ele fizer um trabalho extra no final de semana, quanto vai ganhar? Será que vale a pena se esforçar tanto se a recompensa é tão baixa?
Entenda as motivações individuais
Para entender a visão de cada colaborador sobre o que a empresa tem a oferecer, é preciso conhecê-los. Aí entra a boa e velha conversa! Entenda: quanto melhor é o profissional, mais facilmente ele consegue renda a partir de outras fontes. Se tais fontes pagarem mais, é bem possível que você perca logo essa ajuda.
Agora imagine que seu funcionário tem outros interesses, sejam voltados para o aprendizado ou para a flexibilidade de horários, por exemplo. Nesse caso, você pode trabalhar esses pontos para dar bonificações e premiações, conseguindo dessa forma manter o profissional satisfeito na sua microempresa.
Promova oportunidades de aprendizado
Seja a partir de novos desafios na empresa ou pagando cursos para melhorar a qualidade e a empregabilidade do profissional, não tem mistério: priorize as oportunidades de aprendizado e ofereça meios para seu funcionário se capacitar profissionalmente. Lembre-se de que bons colaboradores são aqueles que buscam se aprimorar sempre. E essas pessoas devem ser aproveitadas ao máximo!
Receba bem as novas ideias
Sempre que possível, inclua os colaboradores nas reuniões de planejamento. Incentive-os a trazerem novas ideias, mostrando o que ganham ao se esforçar para pensar em iniciativas que tragam resultados positivos para a empresa. Que tal direcionar uma pequena participação nos lucros conquistados a partir daquela ideia a quem efetivamente deu a sugestão?
Elogie sempre que possível
Muitas vezes, é necessário chamar a atenção dos colaboradores para algo específico ou até mesmo dar broncas. Isso é mais que natural e, feito da maneira certa, não causa dano algum. Contudo, sempre que for possível, não se esqueça também de elogiar! Assim, os profissionais se sentem reconhecidos, elevando sua motivação e até sua autoestima.
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