Saber como identificar oportunidades de negócio não chega a ser um dom, já que essa capacidade pode ser desenvolvida por meio de conhecimento e de experiências em garimpar ideias promissoras no campo do empreendedorismo.
Muita gente tem o sonho de abrir a própria empresa, mas fica com dúvidas sobre qual ramo de atividade escolher para trabalhar. Já outras pessoas têm várias ideias na cabeça, mas desconhecem um método para fazer a triagem das opções, de modo a descobrir se as propostas de negócio têm ou não viabilidade comercial.
Seja qual for sua situação, tenha em mente que existe sim um roteiro para validar (ou não) uma oportunidade de negócio. Para tanto, antes de investir na abertura de uma empresa, é preciso pesquisar bastante e analisar diversos fatores. Ao seguir tais passos, dá para evitar cair em uma furada.
Confira a seguir uma série de dicas para você saber como identificar oportunidades de negócio!
Identificar as necessidades do mercado
Para empreender, não basta apenas ter dinheiro e pessoas dispostas a trabalhar. Antes, é preciso ter a convicção de que a ideia de negócio faz sentido tanto para o empresário quanto para o mercado.
Por vezes, a pessoa até sabe que determinada área é promissora, mas não tem o perfil ou as habilidades necessárias para encarar tal desafio. Nesse caso, é provável que a ideia não faça sentido para a realidade do empreendedor. Seguindo em frente com a execução do plano, pode se sentir frustrado e, com o tempo, abandonar a iniciativa.
Da mesma forma, em situações em que o empresário se dispõe a fazer o que gosta a qualquer custo, sem analisar as necessidades do mercado, as chances de tal decisão dar errado são grandes. Afinal, se faltarem clientes para o negócio, é provável que ele fracasse. Portanto, a melhor estratégia aqui é não dar murro em ponta de faca. Nada de brigar com o mercado!
É claro que, conforme o porte da empresa, até é possível formar o público-alvo. Entretanto, isso requer tempo e dinheiro, recursos que nem sempre estão disponíveis em abundância para quem vai abrir um negócio do zero.
Ainda assim, saiba que a criação da clientela é sim possível! Que tal apostar na oferta de degustações da mercadoria ou do serviço? Empresas que comercializam softwares específicos para determinada área, por exemplo, podem oferecer uma versão de teste para estudantes de graduação. Quando esses alunos se formarem, aumentam as chances de usarem o sistema da empresa.
Como você pode perceber, essa estratégia de criar o público para o produto é algo a se fazer mirando no horizonte de longo prazo. Sem contar que essa ideia nem sempre é aplicável a todos os segmentos, principalmente quando se trata de prestação de serviços.
Buscar um diferencial na ideia
No mundo dos iguais, é preciso se diferenciar. Para saber como identificar oportunidades de negócio, você deve avaliar o que distingue sua ideia do que já existe no mercado. Sem isso, pode saber: existe um risco muito grande de sua empresa cair na mesmice. Nesse contexto, vai ser difícil agradar os consumidores.
Criar um diferencial é uma estratégia necessária para marcar presença no mercado, seja em termos de preço, qualidade, entrega, benefícios, customização ou o que for. É isso mesmo: são várias as formas de gerar diferenciação para um produto ou serviço. Antes de implementar sua ideia de negócio, portanto, faça com que ela seja única!
Procurar por ideias fora do cotidiano
Pensar fora da caixa: você certamente já ouviu essa espécie de mantra por aí. Mas já parou para refletir sobre o que ele realmente quer dizer? Para o mercado empreendedor, a frase sugere que não se fique preso ao que já é feito no mercado. É preciso se questionar sobre soluções que ainda não foram implementadas pela concorrência.
Nesse processo criativo de geração de inovações, é necessário focar nos reais anseios dos clientes. No passado, por exemplo, era comum usar fitas cassete e CDs para armazenar música. Diante dessa realidade, seria um erro uma empresa do setor concentrar esforços apenas no aperfeiçoamento desses suportes e não na verdadeira necessidade dos clientes: ouvir música.
Como você bem sabe, mais tarde surgiram os pendrives e, mais recentemente, os aplicativos de música, que dispensam demais suportes, a não ser o de um dispositivo móvel.
Tal exemplo demonstra que o empreendedor deve pensar em soluções para os consumidores e não apenas em mercadorias. Você está pronto para esse desafio?
Segmentar o público
Ao aprender como identificar oportunidades de negócio, você deve ter em mente que dispersar demais o foco, atirando para todos os lados, é uma estratégia que demanda muitos recursos e nem sempre é vantajosa. Em vez disso, é recomendável segmentar o público-alvo da futura empresa.
Dessa maneira, o negócio aumenta as chances de suprir as necessidades dos consumidores, já que poderá oferecer um atendimento personalizado. Além disso, com o tempo, a especialização contribui para agregar valor às mercadorias oferecidas.
Pesquisar e ouvir a opinião das pessoas
Um erro bastante comum de muitos empreendedores é lançar seu negócio sem parar para ouvir a possível clientela. Com isso, o custo de ajustes no método de tentativa e erro pode ser muito alto.
Ao contrário, quando o empresário busca ouvir a opinião das pessoas ainda na etapa de planejamento do negócio, consegue desenvolver os produtos ou os serviços de acordo com a real demanda dos consumidores. Assim fica bem mais difícil errar, não concorda?
Analisar o que os concorrentes já fazem
Para ter sucesso no mercado de atuação, você precisa oferecer uma razão para que seu potencial cliente escolha sua empresa e não um concorrente. Já pensou sobre isso? Então anote aí: antes de abrir seu negócio, analise o que as demais empresas do segmento já fazem.
Se possível, pode ser uma boa pedir para que alguém seja um cliente oculto para você. Essa pessoa terá a função de ir até os concorrentes e fazer uma avaliação do atendimento deles. Não é uma boa ideia?
Por fim, se você quer obter mais segurança para saber como identificar oportunidades de negócio, conheça as ferramentas valiosas para a gestão da sua futura empresa no Serasa Empreendedor!