Gerir uma pequena ou média empresa exige atenção em diversos aspectos e setores. Nesse contexto, a contabilidade surge como um dos mais importantes! Para evitar problemas com a Receita Federal e garantir a saúde vitalícia do seu negócio, a gestão financeira é a aliada principal. Porém, é notório que nem todo empreendedor possui o conhecimento necessário para resolver questões contábeis sozinho.
Quando nos deparamos com essa situação, contar com a ajuda de um contador qualificado pode fazer toda a diferença! Além de oferecer suporte estratégico para o crescimento saudável da empresa, esse profissional também pode ajudar a administrar as obrigações tributárias e fiscais do negócio. Escolher o contador certo é decidir manter a regularidade do negócio e otimizar a gestão financeira.
Se você busca um contador para sua empresa, neste post da Serasa Experian, apresentaremos 6 dicas importantíssimas para você, pessoa empreendedora, fazer a escolha certa no momento da contratação! Aqui, você descobrirá o que considerar ao contratá-lo e como garantir que ele atenda às demandas do seu negócio. Confira:
Como escolher o melhor contador para a minha empresa?
Escolher um bom contador para uma empresa pode ser desafiador no início, porém, com os direcionamentos abaixo, você, empreendedor, vai conseguir realizar uma escolha assertiva e alinhada às necessidades do seu negócio. Entenda:
1. Verifique a especialidade do contador
Você sabia que nem todos os contadores possuem a mesma especialidade? Alguns profissionais se desenvolvem para trabalhar com grandes empresas, enquanto outros exercem suas funções em pequenas e médias empresas. Para as PMEs, é recomendado procurar profissionais que já tenham trabalhado com empresas do mesmo tamanho que a sua.
Para as pequenas e médias empresas, obter conhecimento sobre os processos próprios dos negócios desse porte e outras particularidades é muito importante para vitalizar a qualidade dos processos. Além disso, é de suma importância pesquisar o histórico profissional do contador escolhido e buscar feedbacks de outras instituições pelas quais ele passou.
2. Certifique-se de que o contador é regularizado
Verificar se o contador escolhido tem registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é fundamental para assegurar que ele está em dia com suas obrigações profissionais. Esse registro é capaz de verificar se o profissional está seguramente habilitado e qualificado para atuar na área de contabilidade e seguir as normas contábeis exigidas pela lei.
Consultar o Cadastro Nacional de Empresas Contábeis (CNEC) é outra maneira de checar se o contador — ou se o seu escritório em si — está com a regularidade do cargo em dia. Dessa maneira, você, empreendedor, ficará longe de problemas futuros, caso contrate um profissional sem qualificação ou que possa estar envolvido em esquemas fraudulentos, por exemplo.
3. Comunicação e atendimento do contador
Comunicação clara e transparência devem ser dois fatores a serem considerados no relacionamento entre empreendedor e contador, pois um profissional exímio está sempre disponível para orientar e ensinar sobre questões contábeis e fiscais, além de esclarecer dúvidas de diversos tipos sobre o assunto de forma objetiva.
Dica: antes mesmo de fechar contrato com o contador em foco, observe como o escritório e seu profissional se comunicam. A maioria dos problemas futuros nesse setor acontece por informações vagas e respostas demoradas no momento da contratação e depois dela. Sempre opte pelos profissionais que estão realmente interessados em resolver os problemas contábeis e fiscais da sua empresa.
4. Considere indicações de empresas parceiras
Caso você tenha afinidade com outras empresas do seu segmento que já fazem ou fizeram uso de um contador, experimente ouvir as indicações de profissionais desses negócios e investigar se a indicação proposta está alinhada às necessidades e requisitos do seu próprio negócio.
O critério usado nessa dica é completamente simplista: sua empresa também pode ter chances de sucesso se uma empresa do mesmo segmento obteve resultados positivos com o mesmo contador. Porém, não deixe de avaliar todas as dicas acima no momento de tomar a decisão final.
5. Tecnologia usada no processo
A fim de trazer mais facilidade e praticidade para organizar a gestão financeira da sua empresa, a contabilidade digital surgiu como uma grande parceira para os contadores. Ao gerar relatórios, enviar documentos e se comunicar com os clientes de maneira remota (online), os serviços se tornaram mais eficientes e esclarecedores para os consumidores.
Caso o seu negócio busque melhorar os processos e o tempo hábil de cada operação, contratar um contador que use ferramentas digitais é uma ótima alternativa. Dessa forma, acompanhar as finanças da empresa e organizar o setor contábil se torna centenas de vezes mais fácil e didático.
6. Custo-benefício
Obviamente, o valor dos serviços prestados pelo contador não deve ser o critério mais relevante, porém, é um detalhe muito importante a ser considerado. A dica é comparar o valor cobrado por diferentes profissionais e analisar qual se encaixa no seu orçamento disponível.
É importante ressaltar que contratar um profissional altamente qualificado, mesmo que o valor ultrapasse suas expectativas, ajudará você a se livrar de multas e outras pendências fiscais no futuro. Isso quer dizer que, às vezes, a qualidade é melhor do que a quantidade.
A especialização, qualidade no atendimento, serviços oferecidos e valor são aspectos importantes que devem ser ponderados no momento de fazer a escolha do contador ideal! Para organizar a contabilidade e cumprir todas as exigências fiscais necessárias, contratar um profissional completo pode fazer toda a diferença no seu negócio.
Siga essas 6 dicas e impulsione sua empresa para o sucesso definitivo com a Serasa Experian, a primeira e maior Datatech do Brasil! Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, não deixe de conferir o que faz parte da responsabilidade de um contador. Até o próximo post!