É fato que as festas de fim de ano estão chegando, e o Natal é uma das épocas mais bonitas (e lucrativas) do mês de dezembro. Nos últimos cinco anos, os pequenos negócios apresentaram um aumento de 57,73% de vendas nessa festa natalícia.

Nesse momento em que as famílias se preparam para compartilhar e receber presentes, é fundamental que as empresas aproveitem as oportunidades que o Natal oferece para impulsionar suas vendas.

Investir em bons fornecedores e parceiros não só garante a qualidade dos produtos e serviços, como também fortalece a fidelidade e confiança dos clientes. Ao escolher bons parceiros para o seu negócio, você, pessoa empreendedora, alavanca as oportunidades de sucesso e a gestão dos seus clientes!

Não sabe como fazer essa seleção? A Serasa Experian apresenta, neste conteúdo exclusivo, 7 dicas de como escolher bons fornecedores e parceiros para as vendas de Natal. Confira!

Como escolher bons fornecedores para as vendas de Natal?

Para encontrar um fornecedor que atenda à sua necessidade, é essencial reconhecer as demandas da sua empresa. Considere o orçamento que você possui disponível para essa época do ano, a capacidade de armazenamento, o tipo e a quantidade de produtos que ficarão disponíveis e o prazo de entrega. A seguir, são apresentados os aspectos mais importantes que auxiliam na escolha de um bom fornecedor.

1. Qualidade do produto

Para garantir que os seus clientes receberão mercadorias de alta qualidade no Natal, priorize a qualidade do produto ao escolher fornecedores, serviços e matérias-primas para o seu negócio. A qualidade ganha importância nessa época, pois uma experiência positiva aumenta as chances de fidelização e satisfação dos consumidores.

Porém, antes de fechar a parceria, solicite amostras para verificar se os produtos cumprem os requisitos legais e regulamentares, além de analisar se eles correspondem ou não ao padrão desejado pelo mercado.

2. Potencial produtivo

Outro ponto importante para essa época do ano é a escolha de fornecedores que tenham a capacidade produtiva necessária para corresponder suas expectativas de produção.

É importantíssimo assegurar que o fornecedor escolhido consiga cumprir a demanda desse momento festivo e entregar o esperado para evitar que prejuízos na experiência do cliente aconteçam.

3. Preços

Certifique-se de que os preços oferecidos sustentem a margem de lucro desejada, tanto para você quanto para os seus clientes, o que possibilita uma oferta competitiva para o consumidor final sem comprometer os resultados do seu comércio.

Além disso, vale a pena verificar se os seus fornecedores conseguem negociar os preços de produtos de grande volume ou acrescentar ofertas especiais — esse é um diferencial importante no período natalino, uma vez que a demanda aumenta consideravelmente.

4. Prazo de entrega

Se eu fiz o pedido de uma quantidade específica de produtos, em quanto tempo o parceiro conseguirá entregá-las? Esse ponto se relaciona à capacidade produtiva do fornecedor. Por isso, no momento da reunião com o parceiro, pergunte sobre o histórico de pontualidade para que você tenha mais segurança e para garantir que não haja atraso nas operações.

Leve em consideração, e prefira, os fornecedores que estão mais perto de você! Esse detalhe é útil caso você faça pedidos em um período curto de tempo e ajuda a criar, aos poucos, uma liderança estratégica.

5. Forma de pagamento

Além de avaliar o preço e o prazo de entrega, considere dar atenção às condições de pagamento oferecidas pelo fornecedor, como prazos de quitação, parcelamento e possíveis descontos de acordo com a forma de pagamento (à vista, prazo de 30 a 60 dias). Dessa forma, você consegue escolher e optar pelo parceiro que mais se adequa ao fluxo de caixa e planejamento monetário da sua empresa.

6. Reputação no mercado

Por fim, antes de fechar a parceria para o Natal, verifique a reputação do fornecedor no mercado. Essa pequena medida assegura que o parceiro escolhido seja confiável e que tenha uma trajetória, até então, sólida. Isso é essencial para evitar surpresas indesejadas durante um período tão movimentado.

Faça uma rápida pesquisa sobre o fornecedor em avaliações disponíveis na internet. Além disso, você consegue consultar o CNPJ da empresa a qual o parceiro está ligado e verificar se a organização está livre de pendências legais. Se possível, entre em contato com outros clientes que também contrataram o serviço dessa hipotética organização.

7. Aposte em mais de um parceiro

Última dica, e não menos importante: nunca dependa de apenas um fornecedor! Ainda que a organização e o planejamento sejam imprescindíveis, imprevistos podem acontecer, afetando toda sua operação.

Conte com parceiros adicionais que possam atender às suas necessidades, caso seja necessário, e garanta a continuidade saudável da movimentação natalina, especialmente quando se trata de um período agitado como esse.

Manter o controle sobre suas operações pode assegurar a qualidade do seu negócio, especialmente em períodos de grande demanda. Ao selecionar bons fornecedores e avaliar com calma critérios como reputação, condições de pagamento e forma de pagamento, você reduz o risco de imprevistos!

Ao escolher os fornecedores corretos para as suas vendas de Natal, o investimento na gestão e na avaliação de cada um dos passos apresentados anteriormente fará a diferença na garantia de que um fluxo operacional sem falhas com produtos que satisfaçam os clientes seja possível.

Se você gostou desse conteúdo, siga o blog da Serasa Experian para mais e fique antenado em como fazer a gestão do seu negócio. Para enriquecer seu comércio, saiba mais sobre orçamento empresarial e como ele pode organizar suas finanças.