Seus negócios estão expandindo rapidamente e você não sabe bem como avaliar o crescimento de uma empresa? É bem possível que você faça parte de uma Empresa de Alto Crescimento (EAC), categoria de empreendimentos que expande em velocidade acima da média.
Nesse tipo de organização, uma empresa pode passar de pequena a média e até grande, podendo ultrapassar a marca de 250 colaboradores, em períodos de apenas 3 anos. Segundo a consultoria Endeavor, essas organizações já respondem por uma parcela expressiva dos empregos gerados no Brasil.
Assim, e considerando o acréscimo na folha de pagamento, é inevitável que os custos também aumentem. Por isso, o acompanhamento do desempenho da empresa deve ser feito com frequência e precisão.
Mas o que deve ser colocado em pauta quando chegar a hora de medir o crescimento? É disso que trataremos neste artigo, feito para você que precisa de mais informação para se orientar nesse momento tão decisivo. Confira a seguir as avaliações necessárias para medir o crescimento da sua empresa:
Avaliação financeira
Embora se diga que a motivação de todo negócio é o lucro, na verdade ele representa o meio pelo qual sua empresa poderá cumprir a sua missão. E já que, em alguns casos, os fins justificam os meios, nada mais adequado que aprender como avaliar o crescimento de uma empresa por esse fator.
Assim sendo, você pode recorrer às três principais demonstrações financeiras, junto à sua contabilidade, para aferir o quanto seu empreendimento cresceu. Estamos falando do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), o Balanço Patrimonial e o registro do fluxo de caixa.
Pela DRE, é possível medir a rentabilidade do seu negócio durante um determinado período de tempo, mostrando os lucros e perdas patrimoniais. Já o balanço mostra a saúde financeira da sua empresa, medindo quanto você deve e possui.
Além disso, a demonstração do fluxo de caixa mostra como o dinheiro se movimenta diariamente em seu negócio. Assim, fale com seu contador e não deixe de consultar esses informativos para medir o quanto suas atividades estão expandindo ou antes de tomar decisões.
Avaliação de desempenho da equipe
Como destacamos no início, um dos índices que evidenciam se uma empresa está crescendo em ritmo acelerado é o aumento no número de funcionários. Nada melhor do que gerar emprego e renda. Contudo, esse incremento precisa ser averiguado e se justificar.
Contratar apenas por contratar, sem uma política de RH consistente e que esteja alinhada aos objetivos do negócio é, sem dúvida, um tremendo tiro no pé. Por isso, o melhor a se fazer nesse aspecto é avaliar o desempenho da sua equipe.
Essa avaliação em particular demanda um pouco mais de esforço, afinal, você estará lidando com pessoas, certo? Isso significa que não basta apenas traduzir a performance individual e coletiva em números. É preciso exercitar a capacidade de ouvir, estimular o diálogo e mostrar-se um líder presente, sempre disposto a ajudar e dar o seu melhor.
Não menos importante, é preciso definir metas e cobrar, tendo-as como referência. Dependendo desses objetivos, alguns indicadores que você poderá aplicar são:
- ticket médio por vendedor;
- quantidade de projetos entregue;
- o número de tarefas que cada um consegue realizar;
- cálculo do FTE— Full Time Equivalent.
Grau de satisfação do cliente
Como você mede a satisfação dos seus clientes? Entender as pessoas que compram seus produtos/serviços é indispensável para se manter em crescimento. Por isso, é importante compreender que o feedback dos clientes ajuda a melhorar, por mais negativo que seja.
Um método bastante utilizado nesse sentido é o Net Promoter Score (NPS). Trata-se de uma escala de 0 a 10, em que cada faixa numérica representa uma classificação distinta.
- Os que dão notas 9 ou 10 são os promotores, pessoas que fazem o tradicional “boca a boca” promovendo sua empresas a outras pessoas;
- No meio estão os clientes neutros, que classificam sua empresa com notas 7 ou 8 e que não recomendam, mas também não detratam;
- E na última escala estão os detratores, clientes que dão notas entre 0 e 6. É eles que você deverá se concentrar em agradar, se quiser continuar a crescer.
Pesquisa de mercado
As pesquisas de mercado também são sempre úteis para identificar não apenas o que precisa melhorar, mas para consolidar a imagem da sua empresa. Essas pesquisas podem ser feitas online, com ferramentas como SurveyMonkey, por contato telefônico ou presencialmente.
O importante é que as perguntas o levem a conclusões que mantenham sua empresa em ritmo de melhora. Portanto, dê preferência àquelas questões que podem revelar uma verdade incômoda, mas que se desvendada, ajuda muito mais em um processo de expansão.
Ferramentas para acompanhamento das métricas
Além das avaliações listadas neste artigo, há também métricas que servem de indicadores que auxiliam na medição do crescimento e a saúde de um negócio. Assim, a seguir, destacamos algumas das ferramentas mais utilizadas por empresas na hora de medir o quanto e como suas atividades estão se expandindo. Na dúvida sobre qual delas usar, não hesite: use todas!
Acompanhamento de KPIs
Qual é o indicador mais importante e que revela se seu negócio vai bem ou não? Descobrir os seus Key Performance Indicators é essencial, por isso não há negócio que se sustente sem medir esse fator.
Nesse quesito, as empresas que trabalham com logística e entregas usam KPI´s que podem ser replicados a quase todo negócio, basta adaptá-los para a sua realidade. Veja alguns dos principais:
- On Time In Full;
- On-Time Delivery;
- Time to Market.
Sistema de gestão integrada
Um sistema de gestão integrada, também conhecido como Enterprise Resource Planning (ERP), é também indispensável, uma vez que integra setores distintos e interdependentes. Com um ERP, sua empresa terá mais agilidade nos processos, uma vez que estabelece um canal no qual todos os atores envolvidos em seus processos estarão comunicados.
Um caso clássico de solução típica para um sistema ERP é a integração entre estoque, vendas e compras. Se é seu caso e sua empresa não tem esse recurso, considere sua aquisição o mais rápido possível.
Avaliação de desempenho
A tecnologia de automação também já é amplamente utilizada para medir o desempenho das pessoas em diferentes organizações. Sendo assim, você poderá implementar a avaliação de desempenho com softwares desenvolvidos especificamente com essa finalidade. Alguns dos mais utilizados no mercado são:
- Runrun.it;
- Ser desempenho;
- Appraisd;
- BetterWorks.
Outra solução que vai indicar o ponto em que sua empresa está em uma curva ascendente é o Score Empreendedor, da Serasa Experian. Com ele, você e sua empresa recebem uma nota, considerando o potencial de acesso ao crédito no mercado. Como avaliar o crescimento de uma empresa depende também desse componente, recomendamos que faça o quanto antes a avaliação, que é 100% gratuita.
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