Nas pequenas e médias empresas, cobrar ou recuperar dívidas de clientes inadimplentes é um desafio e tanto. Afinal, diferente das grandes companhias, que geralmente possuem departamentos próprios para isso, nas PMEs muitas vezes não sobra nem tempo para esse tipo de atividade. E a Serasa Experian vem acompanhando de perto esse e outros tipos de obstáculos para propor soluções. Por isso, a inadimplência de clientes foi o tema do 4º e último encontro do Ciclo de Webinar “Novo Normal, Novas Oportunidades”.
No evento, especialistas da Serasa Experian deram dicas para diminuir a taxa de inadimplência e recuperar os valores devidos à sua empresa sem degastar sua relação com seus clientes. Quem falou sobre o assunto foram os seguintes profissionais da Serasa Experian: Patricia Iyama, Diretora de Soluções de Cobrança; Caio Faustino, Gerente de Produtos Digitais para Pequenas e Médias Empresas; e Fernanda Monnetat, Diretora de Pequenas e Médias Empresas.
Renegociação com clientes inadimplentes
Além de dicas práticas e de como enfrentar o desafio da inadimplência, os especialistas da Serasa Experian abordaram diversos outros assuntos relacionados a esse tema. Falaram, por exemplo, da importância das tratativas de renegociações, como estabelecer prazos da régua de cobrança e em qual momento vale a pena ou não negativar os seus clientes. Também comentaram sobre as diferenças entre dívidas de pessoas físicas (PF) e pessoas jurídicas (PJ), mudanças provocadas pela pandeia e até sobre o receio que algumas PMEs têm de cobrar dívidas B2B de empresas de grande porte.
Outros temas em pauta:
- Comparação entre ferramentas de recuperação de dívidas e Protestos;
- Investimento em cobrança X valores recuperados;
- Vantagens da terceirização de cobrança;
- Como fazer uma cobrança amigável;
- Porque o Cadastro Positivo pode ajudar no processo de cobrança;
- Importância de manter dados cadastrais de clientes atualizados;
- Principais indicadores que você deveria acompanhar.
E não parou por aí. O encontro de uma hora contou ainda com a participação ativa do público. Eles enviaram diversas perguntas relevantes sobre clientes inadimplentes e os especialistas da Serasa Experian responderam várias delas ali, na hora. Por isso, fica o nosso convite para você baixar de graça a gravação desse rico Webinar para aproveitar os conteúdos e entender as melhores maneiras de lidar com a inadimplência na sua empresa.