O certificado digital consiste em uma importante ferramenta para pessoas físicas e jurídicas. Com ele é possível autenticar documentos, emitir notas fiscais, acessar portais restritos e enviar dados de forma segura. Ele ajuda na gestão das empresas e garante uma redução significativa de gastos com papéis, por exemplo. Por isso, é preciso ficar atento quando o certificado digital não é encontrado.
Um certificado digital não encontrado pode acontecer por diversos fatores. É preciso ficar atento a eles para que você ou seu negócio não seja afetado. Continue a leitura e saiba mais informações a respeito do assunto!
O que significa certificado digital não encontrado?
Há no mercado dois tipos de certificado digital, o A1 e o A3. A principal distinção entre eles está relacionada ao seu armazenamento. O tipo A1, a assinatura fica armazenada no computador do usuário. Já o modelo A3 é inserido em mídias portáteis, como cartões com chip e ou tokens USB.
Independentemente do tipo, o certificado é uma maneira de identificar empresas ou pessoas em sistemas e documentos digitais. Ele funciona como uma identidade e os documentos assinados por meio deles apresentam validade jurídica.
Eles podem ser usados, por exemplo, para realizar assinatura de documentos digitais, acessar sistemas públicos, acessar o sistema da Receita Federal do Brasil e retirar notas fiscais.
Entretanto, ao decidir fazer alguma dessas ações, o certificado pode não ser encontrado. Quando isso acontece, o usuário recebe uma mensagem a respeito do assunto e é necessário tomar as medidas cabíveis para que ele seja acessado normalmente.
Em quais situações essas mensagens aparecem?
Uma delas é o fato de que o sistema pode não reconhecer o cartão ou token que o certificado foi instalado. Nessa situação, existem duas possibilidades de ocorrência. Para saber as razões é preciso analisar os conectores do dispositivo. Caso esteja utilizando uma leitora, certifique se ela está conectada corretamente.
Além do mais, é primordial analisar se a peça não apresenta algum defeito. Pois, quedas e impactos podem afetar o funcionamento do cartão ou pendrive usado como token.
A segunda possibilidade pode ser a não instalação de um software adequado. Uma vez que é necessário um sistema específico para que o certificado funcione corretamente.
Para evitar maiores contratempos, é fundamental se informar com a certificadora a respeito do software adequado para que o cartão ou token funcione corretamente.
Outra razão de um certificado não ser encontrado é devido ao seu prazo de validade. Em algumas situações, ele aparecerá na lista, entretanto, ao utilizá-lo você será notificado da expiração e precisará entrar em contato com a instituição responsável para renová-lo.
É preciso ressaltar que pode ocasionar erro durante o uso é inexistência do certificado na lista. Isso pode acontecer devido ao processo de instalação e por causa de uma intervenção do próprio usuário, ou seja, ele pode excluir, o sistema pode ter algum erro ou ser incompatível.
Ainda é preciso abordar que a inserção de alguns aplicativos no computador pode afetar o funcionamento do certificado da máquina. Alguns antivírus, plugins, antispywares podem bloquear alguns recursos necessários para o funcionamento do certificado e, assim, fazer com ele não funcione corretamente. Por essa razão, é preciso atenção e cuidado nos sistemas instalados.
Como evitar que esse problema ocorra?
Para que a mensagem de certificado não encontrado apareça para você é essencial ter atenção durante a sua utilização e tomar todas as precauções necessárias. Confira o que pode ser realizado!
Renove o seu certificado
Como foi mencionado, o vencimento do certificado afeta o seu uso. Dessa forma, se for seu caso, é preciso fazer a renovação dele. O indicado é que ela seja feita antes da data. Para isso, é necessário procurar a certificadora responsável.
Para garantir que o processo seja feito de forma rápida e prática, é válido contar com uma instituição de confiança e que conta com processos modernos e seguros, além de apresentar bons preços. Após o processo de renovação, é necessário que ele seja instalado conforme as orientações. Se apresentar algum problema após fazer o procedimento, é recomendado buscar o suporte técnico da certificadora para que seja feito qualquer ajuste.
Formate o computador
Uma das formas mais eficientes de evitar qualquer erro ao acessar o certificado é formatar o dispositivo utilizado para acessá-lo ou que é feita a conexão do cartão ou do token. Não se esqueça que falhas no sistema podem fazer com que ele não reconheça o certificado.
Além do mais, ao fazer uma formatação você estará livre de possíveis incompatibilidades que podem ser ocasionadas no momento de fazer a instalação dos drivers. Existem profissionais especializados no assunto que podem você.
Verifique a mudança de titulares
Para garantir o máximo de segurança do cliente, o certificado digital conta com tecnologia de ponta, para que nenhuma informação pessoal seja roubada. Se acontecer alguma mudança nos dados, pode acontecer de você perdê-lo.
Saiba que uma alteração no endereço da empresa ou outra informação pessoal torna necessário que seja feita a alteração no certificado, visto que as informações presentes nele precisam ser verdadeiras e de acordo com a realidade atual. Em alguns casos, é preciso emitir um documento novo para confirmar as informações. Isso dependerá da certificadora que você está realizando o processo.
Portanto, o certificado digital não encontrado é aquele que não pode ser acessado. Mas, com alguns cuidados é possível evitar que a situação aconteça e você não consiga realizar as atividades necessárias com seu uso.
É fundamental emitir certificados com empresas especializadas, como a Serasa. Para que você receba todas as orientações necessárias para que ele seja utilizado corretamente. Contar com o auxílio de uma empresa preparada para atender suas necessidades de forma presencial é primordial para garantir sua aplicação.
Gostou do nosso post? Então, aproveite para conhecer os nossos certificados e, desse modo, escolher a melhor opção para você!