A internet mudou não apenas a maneira com que as pessoas se comunicam e se divertem, mas também facilitou muitos aspectos de negócios e de questões institucionais e governamentais. Uma delas é a carteira de trabalho.

A carteira de trabalho é o principal documento do trabalhador, já que é nela que constam seus dados empregatícios antigos e atuais. Nela também estão as informações de férias, aumentos salariais, mudanças de cargos e todas as informações pertinentes relacionadas à vida profissional de uma pessoa.

Para tornar a vida do trabalhador e dos empregadores mais fácil, em 2019 foi instituída a carteira de trabalho digital. A seguir, vamos mostrar como ela funciona, quais as diferenças em relação à carteira tradicional e suas vantagens. Confira!

O que é CTPS digital?

A carteira de trabalho digital, também conhecida como CTPS digital, foi institucionalizada em 2019 pela Lei da Liberdade Econômica para desburocratizar alguns processos, agilizando o acesso às informações trabalhistas.

A partir de então, a CTPS digital pode substituir a carteira de trabalho física, mantendo todas as informações pertinentes. A carteira digital tem a mesma função da física, contendo as anotações dos dados trabalhistas de forma digital.

Quais são as diferenças entre a carteira de trabalho digital e a impressa?

As duas carteiras têm o mesmo intuito, que é manter os dados empregatícios em um só lugar, mas a carteira digital consegue fazer isso de maneira mais simples, já que não tem limite de dados pelo seu tamanho.

Enquanto a versão impressa tem um número específico de registro para cada pessoa e a necessidade de locomoção a cada troca de informação, a CTPS digital necessita somente do CPF da pessoa e o aplicativo da carteira digital.

Quais são as vantagens da carteira de trabalho digital?

Como dito anteriormente, uma das vantagens da carteira digital é o fato de não limitar a quantidade de dados inseridos no documento. Além disso, a carteira pode ser acessada por um aplicativo em qualquer dispositivo móvel.

Para o empregador, uma grande vantagem é que a carteira digital está associada ao eSocial, então, qualquer informação colocada na plataforma já consta automaticamente na carteira digital do funcionário.

Como usar a CTPS digital?

Qualquer pessoa que tenha um CPF ativo já conta com uma carteira de trabalho digital que só precisa ser habilitada por meio de um passo a passo. A seguir, mostraremos como utilizar a CTPS digital sendo empregado e empregador.

Empregado

Após habilitada a CTPS digital, tudo que o empregado precisa fazer é baixar o aplicativo da carteira digital e colocar seus dados para ter acesso a todas as informações. Lá constará o cargo que ocupa, assim como a empresa e os dados financeiros e de férias.

Empregador

Em relação às novas contratações, a empresa precisa colocar os dados do funcionário no eSocial e, a partir daquele momento, é necessário apenas colocar o número do CPF do funcionário no aplicativo da carteira digital e adicionar todas as informações de contratação.

Após esse processo, toda e qualquer alteração a ser realizada pode ser feita por meio da plataforma do eSocial.

Vimos que a carteira de trabalho digital tem o mesmo intuito da carteira de trabalho física, que é conter todas as informações importantes empregatícias, e pode ser acessada tanto pelo empregado quanto pelo empregador.

Agora que você já sabe como funciona a carteira de trabalho digital, que tal nos acompanhar nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades? Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.