Se você é gestor de uma pequena ou média empresa, provavelmente já ouviu falar sobre o termo "carteira de clientes", mas você sabe o que ele significa?
Na prática, uma carteira de clientes é definida por todo um coletivo de clientes que uma empresa, empreendedor ou vendedor possui. Em geral, trata-se de um registro de clientes elaborado para ajudar na manutenção e na preservação do vínculo entre as partes envolvidas em um negócio.
Com uma carteira de clientes consistente, é possível reunir informações importantes e muito úteis para a compreensão do comportamento de compra dos seus clientes, possibilitando a elaboração de estratégias de gestão de carteira e otimização de processos de venda. Quer saber quais são as outras utilidades da carteira de clientes e como mantê-la ativa? Continue no post!
Qual a utilidade de ter uma carteira de clientes?
Fundamental para qualquer tipo de negócio, a carteira de clientes apresenta diversas utilidades para a empresa ou empreendedor, além de possibilitar maior organização e controle na análise de vínculo com o cliente. Dentre as utilidades, estão a fidelização e a recomendação de clientes, redução de custos, dentre outros. Siga a leitura do post para saber mais sobre as utilidades:
Fidelização de clientes
Partindo da perspectiva de que uma carteira de clientes possibilita maior controle e organização no acompanhamento da relação entre uma empresa e um cliente, é possível concluir que ela é muito útil no processo de fidelização de clientes, ajudando a empresa ou profissional autônomo a manter sua carteira de clientes ativa.
Para tal, é necessário que as empresas desenvolvam estratégias de gestão de carteira e cultivem uma boa relação com seus clientes. Dessa forma, as chances de fidelizar seus clientes serão maiores, já que eles conhecem o seu serviço, a empresa, o atendimento diferenciado e, muito provavelmente, voltarão a fazer negócios com você!
Recomendações boca a boca
Ter uma carteira com clientes fidelizados é um indicador de que eles estão satisfeitos com o seu serviço e atendimento. Isso significa que seus clientes provavelmente já recomendaram ou recomendarão seus serviços e produtos para outras pessoas, auxiliando na captação e recepção de novos clientes para sua empresa.
Feedbacks consistentes
Além das recomendações boca a boca, clientes mais antigos e fidelizados podem impactar a sua gestão fornecendo feedbacks relevantes acerca dos seus produtos ou serviços. Essa ação pode promover diversos benefícios para a sua empresa, permitindo que a gestão possa avaliar os feedbacks e desenvolver caminhos para obter melhorias contínuas.
Campanhas de marketing mais eficazes
A partir da análise da carteira de clientes e dos feedbacks coletados, fica muito mais fácil compreender o seu público-alvo. Com o acesso a esses dados, é possível desenvolver estratégias de marketing eficientes direcionadas para um ou mais públicos específicos, aumentando a probabilidade de sucesso nas vendas e no relacionamento com o cliente.
Embora a carteira de clientes não seja a única ação com potencial para alavancar um negócio, o seu gerenciamento é fundamental para otimizar processos e impulsionar o crescimento de um negócio. Agora que você já sabe quais são as suas principais utilidades, descubra os passos para criar uma e formas para mantê-la sempre ativa!
Como criar uma carteira de clientes ativa?
Para criar uma carteira de clientes ativa, primeiramente, você deve focar na captação de clientes, ou seja, realizar a prospecção de clientes. Para isso, você deve entrar em contato com pessoas ou empresas que possuam um perfil semelhante ao traçado como seu cliente ideal. Dessa forma, a probabilidade do cliente prospectado se interessar pelo seu serviço será maior.
Caso sua empresa já esteja atuando no mercado, é provável que você possua algumas informações básicas sobre os clientes que já atendeu. Nesse caso, é indicado realizar uma análise a partir do histórico de vendas para identificar seus melhores clientes, suas principais características e seus comportamentos para, assim, oferecer um atendimento que preserve a saúde do seu vínculo de negócios.
Com uma carteira de clientes bem consolidada e a execução de boas práticas no pré e pós-atendimento, assim como no acompanhamento de satisfação dos seus clientes, manter uma carteira de clientes ativa deixará de ser um desafio para o seu negócio!
A carteira de clientes da sua empresa é saudável? Entenda como avaliar!
7 dicas para montar a carteira de clientes ideal
Montar uma carteira de clientes ideal pode ser um desafio para qualquer empresa, principalmente para aquelas que ainda estão iniciando sua trajetória no mundo dos negócios. Por outro lado, esse processo será facilitado com a implementação de algumas dicas pertinentes na gestão. Confira quais são as principais a seguir!
1. Compreenda seu público-alvo
Conhecer os clientes ideais é o passo inicial para conseguir, efetivamente, compreender o público-alvo de uma empresa. Para tal, é crucial que a empresa desenvolva métodos para estudar as predileções, necessidades, dores, comportamentos de busca e comportamentos de compra dos clientes para, então, compreender seu público-alvo ideal.
2. Ofereça um atendimento ao cliente diferenciado
Não há dúvidas de que um bom atendimento é essencial para desenvolver um vínculo sólido e saudável com seus clientes. Contudo, a chave para obter sucesso no atendimento é encontrar gatilhos que diferenciam a sua empresa das demais. Dessa forma, você poderá manter maior controle e autenticidade no processo de atendimento, promovendo interações memoráveis e mais positivas.
3. Desenvolva uma presença virtual consistente
Atualmente, existem diversas maneiras para divulgar o seu negócio, principalmente quando falamos sobre a presença virtual de uma marca. Essa ação é essencial para a autopromoção da sua marca, a criação de catálogos online, o fortalecimento do vínculo com os clientes e, consequentemente, maior probabilidade de venda — sendo uma ação benéfica para obter uma carteira de clientes ideal!
4. Conquiste a confiança dos seus clientes
Mesmo quando você já conhece seu público, oferece um atendimento diferenciado e possui uma presença virtual forte, ainda é importante se atentar para a construção de confiança em sua empresa.
Nesse momento, é crucial que você conte com a ajuda dos seus clientes: encoraje feedbacks frequentes e esteja aberto para resolver os possíveis problemas que podem surgir a partir dali. Esse tipo de ação vai fortalecer a sua marca e abrir um canal de comunicação efetivo, gerando maior confiança para clientes antigos e para os que ainda estão conhecendo sua empresa.
5. Seja transparente com as informações fornecidas
Quando falamos sobre negócios, a transparência é uma peça-chave para estabelecer mais confiança e credibilidade para a sua empresa. Por isso, ser honesto acerca dos seus serviços, produtos, valores e políticas internas é essencial na hora de criar a carteira de clientes ideal.
6. Analise e aprenda com a sua concorrência
A análise de concorrência é um exercício estratégico que permite que você consiga comparar e avaliar as práticas exercidas por empresas que oferecem um serviço similar ao seu. A partir dessa análise, é possível identificar os pontos positivos e negativos da concorrência e utilizá-los como guias para traçar seus objetivos no mercado e lançar campanhas de marketing mais efetivas.
7. Conte com o auxílio da tecnologia
Muitas vezes, o acompanhamento manual de uma carteira de clientes no Excel pode ser um processo exaustivo, principalmente quando a quantidade de clientes com carteira ativa aumenta. Nesse caso, recorrer à tecnologia pode ser um grande diferencial na hora de realizar o gerenciamento da sua carteira de clientes.
Como fazer a gestão da carteira de clientes?
Realizar a gestão ou o gerenciamento de uma carteira é essencial para saber o contexto atual de compra dos seus clientes ativos e, inclusive, dos inativos. Com acesso a essas informações, será possível desenvolver estratégias de atendimento para melhorar sua relação com os clientes e, consequentemente, aumentar a receita de vendas da sua empresa.
Contudo, realizar esse acompanhamento de forma manual já se tornou uma ação ultrapassada e inviável, mesmo que o uso de planilhas já esteja bem consolidado na gestão de processos da maioria das empresas em operação no mercado.
Para facilitar esse acompanhamento, você pode contar com soluções seguras e inteligentes que fazem o monitoramento de clientes a partir do seu CPF ou CNPJ, ajudando a empresa a identificar novas oportunidades de negócios, a se prevenir de riscos e a otimizar processos internos.
Além disso, esse tipo de ferramenta proporciona maior exatidão no compartilhamento de dados, que são atualizados constantemente para garantir a precisão das informações disponibilizadas. Esse recurso não só irá tornar seu gerenciamento da carteira de clientes mais eficiente e automatizado, como irá ajudar a sua empresa a se manter competitiva no mercado de trabalho!
Para finalizar, a carteira de clientes pertence ao vendedor ou à empresa?
Mesmo que o contato com clientes seja realizado, principalmente, por vendedores, são as empresas que detêm a posse da carteira de clientes. Isso se deve à quantidade de informações sigilosas vinculadas ao cliente, que devem ser armazenadas e descartadas pela organização com segurança conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), evitando o vazamento dos dados do cliente.
Por esse motivo, quando um vendedor deixa de trabalhar em uma empresa, é extremamente importante que esses dados sejam protegidos para que essas informações pessoais vinculadas aos clientes não caiam nas mãos dos seus concorrentes.
É importante frisar que a proteção desses dados não só irá garantir exclusividade nas negociações, como irá promover mais confiança e credibilidade para a sua empresa, fortalecendo ainda mais o vínculo com o cliente, impulsionando suas vendas e, claro, mantendo sua carteira de clientes sempre ativa!
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