É possível dizer que o breakeven é um indicador fundamental para a gestão financeira de qualquer negócio, afinal, ele representa o ponto de equilíbrio entre as receitas e os custos de uma empresa, ou seja, o momento em que ela não tem lucro nem prejuízo.

Nesse sentido, saber calcular e analisar o breakeven é essencial para garantir a saúde financeira do negócio e tomar decisões estratégicas mais assertivas.

Por esse motivo, preparamos esse post completo para você. Vamos explicar o que é esse conceito, qual a sua importância, como calcular e algumas dicas para te ajudar a manter o equilíbrio financeiro da sua empresa. Se você quer entender melhor como a sua organização pode se beneficiar com o breakeven point, continue a leitura e confira!

O que é breakeven?

O breakeven (ou breakeven point) é uma métrica que mostra quanto sua empresa precisa vender para cobrir todas as despesas e esse valor é calculado dividindo a soma dos custos fixos, pela diferença entre o preço do produto e o custo de produção do mesmo.

Como resultado dessa conta, encontramos um ponto onde a empresa não tem prejuízos, mas também não tem lucros. Quando a empresa atinge o breakeven significa que sua receita total é igual ao custo total, ou seja, todos os gastos foram cobertos pelas vendas realizadas.

A partir desse ponto, qualquer aumento nas vendas irá gerar lucro, mas, caso aconteça qualquer queda nas vendas, irá gerar prejuízo para a organização.

Como calcular o breakeven?

Conforme comentado anteriormente, o breakeven é calculado com base nos custos fixos da empresa, nas variáveis e no preço de venda do produto ou serviço.

O ponto de equilíbrio de um negócio é a quantidade de vendas necessárias para cobrir todas as despesas da empresa e não ter lucro nem prejuízo. O cálculo é feito da seguinte forma:

  • Breakeven = despesas fixas / (preço de venda - custos variáveis)

As despesas fixas são os custos que não variam conforme o volume de produção ou vendas. Alguns exemplos são aluguéis, salários, energia elétrica, internet e outros.

Já o preço de venda se trata do valor pelo qual o produto ou serviço é vendido. E os custos variáveis são aqueles que podem variar conforme o volume de vendas ou produção, como matérias-primas, comissões de vendas e outros.

O resultado dessa conta será a quantia de unidades de produtos ou serviços que precisam ser vendidos para cobrir todas as despesas do negócio.

Exemplo de cálculo do breakeven

Para visualizar melhor, vamos analisar um exemplo:

Uma empresa que produz canecas personalizadas resolveu calcular seu breakeven point para evitar que prejuízos aconteçam. Essa organização tem as seguintes informações:

  • Despesas fixas: R$ 10 mil;
  • Custos variáveis: R$ 20 por unidade;
  • Preço por venda de cada produto: R$ 50 por unidade.

Para calcular o breakeven, fizeram a seguinte conta:

  • Breakeven = despesas fixas / (preço de venda - custos variáveis)
  • Breakeven = 10.000 / (50 - 20)
  • Breakeven = 10.000 / 30
  • Breakeven = 333,33 unidades por mês

Ou seja, isso significa que a empresa precisa vender pelo menos 333,33 unidades de seu produto para cobrir todas as suas despesas. Caso ela venda menos, sairá no prejuízo, e se vender mais, terá lucro.

Para conseguir atingir suas metas de vendas, é preciso conhecer o seu público-alvo. Acesse nosso artigo, veja exemplos e como descobrir o da sua empresa!

Qual é a importância do breakeven?

Ter noção do breakeven de sua empresa te permite visualizar a viabilidade do seu negócio, afinal, ele te ajuda a entender seu ponto mínimo de vendas para cobrir todos os custos e começar a ter lucro. Além disso, essa métrica possibilita que o empreendedor defina as metas de vendas e os preços adequados para evitar prejuízos.

Outro ponto muito importante é que esse cálculo ajuda a analisar a possibilidade de novos projetos e investimentos. Por exemplo, se uma empresa está cogitando lançar um novo produto, é possível visualizar a viabilidade do investimento e se realmente existe potencial de retorno financeiro.

Além disso, o breakeven é essencial para a gestão financeira da empresa, pois permite que os gestores tomem decisões informadas e conscientes sobre as finanças do negócio. Ao entender o mínimo de vendas necessário, é possível estabelecer estratégias de precificação, marketing e redução de custos. Tudo isso faz com que a rentabilidade da organização aumente muito.

Dicas para alcançar o equilíbrio financeiro do seu negócio

Apesar do breakeven ser um cálculo muito importante para a empresa tomar ações mais estratégicas e evitar prejuízos, ainda é essencial que ações de controle e planejamento financeiro sejam tomadas. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você alcance o equilíbrio financeiro do seu negócio. Confira:

1. Faça um planejamento financeiro

Todos os negócios, independentemente do setor ou atividade realizada, precisam de um bom planejamento para terem sucesso financeiro. Por isso, todos os meses faça o planejamento financeiro da sua empresa, especificando as saídas, entradas e possíveis gastos.

Além disso, você pode utilizar ferramentas de gestão financeira como fluxo de caixa. Isso te ajudará a controlar melhor o dinheiro da organização e a fazer decisões importantes sobre investimentos e outros.

2. Aplique estratégias para aumentar o lucro

Para maximizar os lucros da empresa, é muito importante que os custos sejam reduzidos de maneira inteligente. Para isso, analise todas as despesas do seu negócio e identifique quais são aquelas que podem ser reduzidas ou completamente eliminadas. Além disso, para aumentar seus lucros é preciso preparar estratégias que vão além de aumentar os preços.

Ou seja, realize estudos de benchmarking e pense em formas de inovar no seu mercado. Isso pode ser feito por meio de novos produtos, uma expansão de público-alvo ou de novos mercados.

3. Gerencie os processos

A forma na qual os processos são conduzidos afeta diretamente na gestão financeira da empresa. Essa ação te ajudará a reduzir custos, garantir maior eficiência operacional, tomar decisões mais informadas, ter maior qualidade nos produtos e serviços, e se adaptar às mudanças do mercado.

4. Monitore os resultados

Todas as ações da empresa devem ser monitoradas, antes e após acontecerem. Para isso, faça balanços, relatórios, declarações de renda e outros indicadores financeiros que te ajudam a analisar os resultados. Dessa forma, você conseguirá detectar anomalias e entender quando algo não está certo e pode abalar financeiramente a empresa.

Existem diversas métricas e indicadores que podem ser utilizados para monitorar os resultados de um negócio. Entre eles estão o faturamento, lucro líquido, margem de lucro, retorno sobre investimento (ROI), ticket médio, entre outros. O importante é escolher as métricas que mais se relacionam com os objetivos e metas da empresa e acompanhar regularmente os seus resultados.

Agora você já sabe como o breakeven é um indicador crucial para a gestão financeira de qualquer negócio. Saber como calcular e interpretar essa métrica é fundamental para garantir a saúde financeira da empresa e tomar decisões estratégicas mais informadas.

Esperamos que você tenha gostado de entender mais sobre esse indicador! Agora você está pronto para aplicá-lo na sua empresa e garantir o sucesso do seu negócio. Continue acompanhando o blog da Serasa Experian para mais conteúdos úteis sobre gestão de negócios, dicas de marketing e muito mais!