Em maio de 2022, foram registrados 66,58 milhões de inadimplentes no Brasil, representando um valor total em dívidas de R$ 278,3 bilhões. Diante de um número tão elevado, o papel dos birôs de crédito tem se tornado cada vez mais relevante para as empresas.
Neste post, explicaremos o que são essas instituições, para que servem e por que você deve consultá-las. Acompanhe!
O que são os birôs de crédito?
São instituições que fazem a análise de crédito dos consumidores ou empresas, com o objetivo de identificar o nível de risco de inadimplência existente em determinada transação.
Elas têm uma ampla base de dados dos consumidores, que reúnem informações como:
- histórico de dívidas;
- total de empréstimos;
- compras em lojas;
- financiamentos.
A partir da análise dessas informações, é possível definir o score de crédito, que é uma pontuação atribuída ao resultado dos hábitos de pagamento do consumidor.
Para que servem?
Os birôs de crédito são importantes, pois, a partir da análise do perfil do cliente, as empresas conseguem fazer vendas mais seguras. Com isso, é possível reduzir o risco de inadimplência, que costuma ser bastante prejudicial em qualquer negócio.
Por que você deve utilizar os serviços dos birôs de crédito?
Ao identificar o score de crédito dos seus possíveis clientes, é possível fazer vendas mais seguras e evitar a inadimplência do seu negócio. Por isso, antes de fechar qualquer contrato, principalmente aqueles de valor mais elevado, não deixe de conhecer o perfil do consumidor.
Como você pôde perceber, os birôs de crédito oferecem informações fundamentais para as empresas. Afinal, eles contribuem para a maior segurança nas negociações. Por isso, não deixe de utilizar esse serviço no seu negócio.
Gostou deste post? Aproveite para ver o vídeo que apresenta informações relevantes sobre o assunto e compartilhe em suas redes sociais. Até a próxima!