Na sua jornada profissional, ter um perfil no Instagram é um passo muito importante. Afinal, ele é um dos principais meios de divulgação e contato com os clientes. Nesse sentido, é preciso atentar a todos os detalhes desse espaço, especialmente, a bio do Instagram.
Apesar de ser um campo simples, ele não deve estar de fora da sua estratégia de marketing. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como enriquecer essa área e torná-la uma ferramenta poderosa nas suas táticas de divulgação. Continue!
Entenda o que é a bio do Instagram
Em toda conta, existe um espaço entre a imagem de perfil e as fotos postadas na rede social. É ali que, geralmente, algumas pessoas colocam frases descritivas, motivacionais, links, entre outros.
Esse local é o que chamamos de bio do Instagram. Uma área para que as pessoas/empresas façam um resumo sobre si mesmas em 150 caracteres.
Veja os melhores exemplos de bios para Instagram prontas
Apesar da possibilidade reduzida em termos de tamanho, a bio é uma ótima oportunidade de potencializar a divulgação do seu negócio. Esse é o momento de focar o essencial, com frases curtas, mas que vão direto ao ponto. Parece difícil? Em parte sim, mas você verá a seguir algumas ideias de bio para Instagram e exemplos do que se pode fazer nesse espaço. Vamos lá?
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Aqui, também é possível colocar o nome da sua empresa e o slogan da marca.
Conheça os princípios para criar uma bio no Instagram
Você pode ver nos exemplos como as frases tendem a serem bastante diretas. Muitas vezes, buscando fazer com que o consumidor tome uma ação. Isso é apenas um dos princípios quando se trata de bio no Instagram.
Na hora de criar a sua empresa, você precisa incentivar o consumidor a continuar com a sua marca, por isso, é interessante que ela seja chamativa, traga algum valor para ele e o leve para outras mídias relacionadas ao negócio.
Existem algumas perguntas que você pode fazer a si para conseguir desenvolver uma boa bio, como:
- Quais são os valores, a missão e a visão da marca?
- Como quer ser lembrado?
- Quem é o seu cliente? Qual é a persona?
- Como as suas soluções podem ajudá-lo a resolver a dor dele?
- Qual é a sua intenção com as visitas ao seu perfil? O que você quer que os consumidores façam depois?
Após ter as respostas dessas questões, você já terá um bom material para criar a bio. Lembrando que é interessante montar uma frase que fale do que oferece e leve à ação.
Confira dicas essenciais para criar uma bio no Instagram
Para uma conta comercial, ser chamativo e direto é muito importante. Mas isso não é uma tarefa simples, afinal, informar o seu consumidor sobre o que é o seu negócio em poucas palavras, ao mesmo tempo em que o chama para uma ação, precisa da combinação de palavras certas.
A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar você nesse processo. Confira!
Invista em uma foto de perfil
Obviamente que, por ser uma rede social de fotos, aquela destinada ao perfil não pode ser qualquer uma. Ela precisa resumir bem o que é o seu negócio, portanto, colocar o logo geralmente é a melhor opção. Se você é um profissional autônomo e não uma empresa, escolha uma imagem profissional.
Em ambos os casos, a foto precisa ter boa qualidade, evite uma edição que deixe as cores saturadas e pense em um posicionamento central.
Coloque o essencial
Será muito importante que você evite uma bio grande no seu perfil. Lembre-se que o ideal é que seja direto, a escolha da frase deve focar em mostrar com poucas palavras qual é o propósito da conta.
Pense em uma descrição objetiva que fale o que você oferece e só altere em períodos promocionais para divulgar descontos ou novos produtos.
Destaque as informações de contato
Como falamos nos tópicos anteriores, é interessante que o seu perfil no Instagram não seja a última parada do consumidor. O ideal é que ele seja levado para outros canais da empresa. Portanto, é importante colocar diferentes informações de contato, como WhatsApp, links para outras redes sociais e, claro, o site da empresa. Isso é uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade da sua marca e quem sabe até fechar um negócio.
Coloque links
O Instagram tem algumas restrições quando se trata de links, de forma que o único lugar que é possível colocá-los é na bio. Existe uma exceção em caso de contas com mais de 10 mil seguidores, elas têm permissão para colocá-los também nos Stories.
No entanto, para a maioria, a bio já é uma ótima ferramenta para divulgar outros canais. Utilize-a para inserir links importantes, como para o site da sua loja.
Use CTAs
Call to Action ou Chamada para Ação é uma estratégia bastante comum no marketing digital e copywriting. A ideia aqui é levar o usuário a tomar uma decisão, a fazer algo. Por isso, é interessante utilizar esse recurso para convidar o consumidor a acessar a sua loja, fechar uma venda por DM, visitar outra rede social, entre outros.
A bio no Instagram é um recurso ideal para conquistar ainda mais os seus clientes. Porém, para obter sucesso, é preciso investir em frases objetivas que informem o usuário, ao mesmo tempo em que o instigam a tomar uma ação que o incentive a fechar um negócio com a sua empresa. Sendo assim, o ideal é levá-lo para outros canais de forma que possam aprofundar ainda mais a comunicação.
Gostou do nosso texto sobre a bio do Instagram? Então, continue aprendendo e acesse o nosso post sobre O que é Marketing Sazonal e como aplicá-lo!