Independentemente de porte ou ramo de atuação, manter a saúde financeira da empresa é um desafio para os gestores. Os obstáculos vivenciados em 2020 reforçaram ainda mais a importância de lidar com as finanças — e questões como atraso de pagamento — de forma estratégica e inteligente.
Conquistar uma carteira de clientes qualificada não é uma tarefa simples. Entretanto, com planejamento e organização, é possível melhorar o desempenho da sua empresa, inclusive, prevendo possíveis atrasos no pagamento. Isso pode ser feito por meio da análise do comportamento dos consumidores.
Neste artigo, vamos ajudar você a entender como evitar e antecipar informações relacionadas ao atraso de pagamento, facilitando a prática da rotina de gestão da sua empresa. Além disso, você vai entender o que é análise preditiva e quais ferramentas podem ser utilizadas para minimizar o risco de inadimplência. Acompanhe e descubra!
Por que a análise preditiva é importante?
A análise preditiva tem a função de minimizar os riscos financeiros e operacionais de uma empresa. Conceitualmente, ela reflete a aplicação de técnicas estatísticas de observação de dados, com o propósito de antecipar situações e eventos. Ou seja, ela é uma técnica que tem o objetivo de estudar dados com a finalidade de prever o futuro de determinada situação.
Sabemos que as estatísticas sempre foram utilizadas dentro das empresas, especialmente, no âmbito do processo de tomada de decisões. Entretanto, ao longo dos anos, com o aumento da coleta e estruturação dos dados, tornou-se possível refinar e qualificar ainda mais o processo de coleta, análise e aplicação dos resultados obtidos.
Ainda, a tecnologia surgiu como uma grande aliada, já que contribuiu para a criação de sistemas e novos canais, melhorando o atendimento e oportunizando a coleta de uma infinidade de dados que, até então, não tinham como ser analisados sem o auxílio da inteligência artificial.
É por isso que a análise preditiva se torna um mecanismo inteligente e totalmente alinhado com o contexto e as demandas de mercado que vivemos hoje. Nesse sentido, os sistemas de análise permitem o agrupamento de dados e estatísticas armazenados, oferecendo aos gestores insights, indicando padrões e tendências de comportamento dos seus consumidores, inclusive, com relação à capacidade de pagamento dos clientes que compõem a sua carteira.
Isso se traduz na oportunidade de melhorar o planejamento financeiro, prever eventuais inadimplências, facilitando o desenvolvimento de estratégias que permitam minimizar o impacto negativo no caixa causado por atrasos e/ou inadimplência.
Como evitar o atraso de pagamento dos seus clientes?
Como você pode ver, a análise preditiva é uma ferramenta interessante nas estratégias de planejamento do seu negócio. Entretanto, ela não é a única medida que pode ser utilizada pela empresa.
A seguir, elencamos algumas dicas e práticas que podem favorecer a proteção financeira da pessoa jurídica, evitando e minimizando o risco de atrasos nos pagamentos, e ajudando a manter o caixa em dia. Confira!
Política de crédito
A política de crédito deve ser um dos primeiros planos a serem lançados na sua empresa. Trata-se de um conjunto de normas e critérios que são determinados pela própria organização empresarial para aprovar ou negar uma concessão de crédito aos clientes.
Neste sentido, apresenta-se como um recurso fundamental para trazer mais segurança financeira para o negócio. A política de crédito deve estar alinhada com objetivos, realidade e particularidades de cada organização, assim, os resultados alcançados serão mais consistentes.
Análise de crédito
A análise de crédito pode ser visualizada como uma solução de avaliação de risco. Isso significa que ela ajuda a empresa — que vai conceder o crédito — a acessar informações sobre o cliente, verificando o potencial de risco daquela concessão.
Cobrança preditiva
A cobrança preditiva é uma alternativa para os casos em que os clientes se destacam, principalmente, pelos atrasos ocasionais. Ou seja, são aqueles clientes que realmente se esquecem de efetuar o pagamento das obrigações até o prazo de vencimento.
Os atrasos, normalmente, estão associados a problemas inesperados ou, simplesmente, ao esquecimento. Quando cobrados, a tendência é que eles paguem rapidamente.
Por isso, nesse tipo de situação, a cobrança preditiva pode ser um ótimo caminho. Ela pode ser inserida na sua política de cobrança e incluir, por exemplo, estratégias como enviar uma mensagem de e-mail 24 horas antes do vencimento da fatura, lembrando o cliente daquela obrigação.
Educação dos clientes
Educar o seu cliente não é um processo simples, mas funciona muito bem quando feito de forma eficiente. Mas o que isso significa?
Em linhas gerais, criar uma política eficiente de cobrança, investir em cobrança preditiva e, até mesmo, oferecer descontos para bons pagadores são soluções que podem ajudar a educar e incentivar o consumidor a pagar suas obrigações em dia.
Monitoramento da carteira de clientes
Essa é uma dica fundamental e que precisa ser colocada em prática pela empresa, independentemente do porte ou ramo de atuação. O gestor precisa estar ciente da necessidade de monitorar constantemente a carteira de clientes.
A partir daí, ele vai ter informações atualizadas sobre a situação financeira dos mesmos e eventuais problemas financeiros que podem afetar o cumprimento das suas obrigações perante o negócio.
Como a Serasa pode ajudar o seu negócio?
A Serasa Experian é referência no mercado na oferta de produtos como análises e informações para decisões de crédito. O birô de crédito reúne dados enviados por lojas, bancos e negócios.
Trata-se do banco de dados mais completo do Brasil, em que são realizadas diariamente mais de seis milhões de consultas. As soluções da Serasa Experian vão ajudar a sua empresa a colocar em prática as dicas apresentadas ao longo deste artigo, minimizando o risco de atraso de pagamento e inadimplência.
Análise de CPF e CNPJ
O serviço de análise de CPF e CNPJ permite ao empresário acessar dados atualizados acerca da situação financeira do seu cliente em potencial. Com base nas informações disponíveis na base de dados da Serasa Experian, ele terá condições de avaliar os eventuais riscos daquele negócio, definindo questões relacionadas à concessão e política de crédito para aquele cliente.
Monitoramento da carteira de clientes
Na solução de monitoramento, o empresário tem condições de manter o controle, realizando análises frequentes da situação dos seus clientes. Também é possível criar um histórico com dados relevantes e estratégicos para a análise de dados. Com isso, consegue prever eventuais dificuldades, abordando estratégias que visem à redução de riscos para o seu negócio.
Como você pode ver, o atraso de pagamento é uma situação que pode ser prevista e, muitas vezes, contornada, minimizando o impacto nas finanças das empresas. Com soluções como as oferecidas pela Serasa Experian, seu negócio tem condições de se planejar e garantir a eficiência operacional.
Que reduzir o atraso de pagamento dos seus clientes? Entre em contato conosco e conheça melhor as nossas soluções.