O atendimento personalizado é uma das principais formas de conseguir proporcionar um diferencial importante para sua empresa, principalmente, ao oferecer uma melhor experiência para o seu cliente. Se você ainda não o pratica em seu negócio, está perdendo uma série de benefícios que ele proporciona.
Quer conhecer melhor o que é o atendimento personalizado? Confira, neste conteúdo, todas as informações que precisa saber sobre o tema, a seguir.
O que é o atendimento personalizado?
O atendimento personalizado é aquele que utiliza ferramentas, tecnologias, soluções e treinamento de profissionais para proporcionar um contato com o cliente que ajude a tirar suas dúvidas, resolver questões e identificar demandas de forma humanizada. Ou seja, sem ser robotizado, garantindo maior proximidade com o público.
O objetivo é trazer o sentimento de que a pessoa é única e, portanto, que ela é importante para a empresa, sem passar a sensação de que seria apenas um número de compras. Além disso, o atendimento ao cliente personalizado visa a adaptar os processos para cada pessoa.
Por exemplo, para quem trabalha com tecnologia, o atendimento deverá ser adaptado de acordo com o tipo de conhecimento da pessoa sobre o assunto. Para aqueles que tenham maior dificuldade, será necessário ajustar a linguagem para que possa ser mais didática e ajudar a pessoa em sua questão.
Quais são os 5 benefícios do atendimento personalizado?
O atendimento personalizado tem sido uma forte tendência, justamente, porque ele traz diversos benefícios para seu negócio. Confira, a seguir, as 5 vantagens que ele pode proporcionar para sua empresa a curto, médio e longo prazo.
1. Proatividade na resolução de problemas
Um primeiro ponto de benefício do atendimento personalizado é permitir uma proatividade na resolução de problemas do cliente no seu negócio. Isso porque as ferramentas utilizadas para esse fim permitem, também, identificar quais são os pontos em que seu cliente está enfrentando problemas, e resolvê-los de forma proativa.
Vamos a um exemplo: uma empresa que trabalha com prestação de serviços de rede pode descobrir que um cliente está passando por dificuldades em uma questão específica, o que pode demandar um reparo. A partir da análise dos atendimentos personalizados anteriores, é possível encontrar um ponto que demanda atenção dos profissionais, realizar reparos de forma proativa e proporcionar uma experiência diferenciada.
2. Maior adesão à transformação digital
Para proporcionar um atendimento personalizado, você precisará contar com ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), automação de processos, entre outras possibilidades que não estão ligadas diretamente com atendimento, mas que podem otimizar o dia a dia na empresa.
Por exemplo, por meio do CRM, os profissionais de vendas podem realizar ações que ajudem a potencializar as vendas. Assim, é possível identificar o melhor momento para gerar aproximação com a pessoa e facilitar a chance de conversão.
3. Retenção dos clientes
Com a tendência de ter o cliente no centro dos processos, vemos cada vez mais que ele considera a experiência com a empresa como um critério para se manter em contato com um negócio. Quando há um atendimento diferenciado, dedicado a ouvir suas questões e humanizado, é possível encantá-lo e, assim, proporcionar uma maior retenção dos clientes.
4. Maior fidelização do cliente
Para além da retenção, o atendimento personalizado permite criar e potencializar um relacionamento com o cliente. Com isso, é possível gerar um sentimento de confiança, que será fundamental para sua fidelização.
Esse sentimento é importante, principalmente, porque permite criar um processo no qual a pessoa se torna uma verdadeira embaixadora da sua marca. A partir disso, é possível que ela indique seu trabalho para outras pessoas. Esse é, inclusive, um importante critério de escolha, muitas vezes, para compra de produtos e contratação de serviços.
Você já deve ter passado pela situação de pedir uma indicação sobre um produto ou serviço para pessoas em que confia, não é mesmo? Pense que o mesmo processo ocorre com seus clientes. Quando eles estão fidelizados, provavelmente, vão recomendar a sua empresa.
5. Crescimento em vendas ou geração de contratos
Com esses processos, é possível proporcionar um maior número de vendas ou geração de contratos. Isso acontece por consequência da retenção e da fidelização, já que a pessoa retornará sempre para o seu negócio, bem como trará mais clientes para sua empresa.
Quais os motivos para investir no atendimento personalizado?
O atendimento personalizado é uma importante estratégia para conseguir alcançar seu público e proporcionar uma maior atenção e satisfação e, com isso, proporcionar diferenciais competitivos. Por exemplo, quando você consegue resolver uma dúvida de um cliente, considerando suas dificuldades com determinado tema, ele se sente acolhido. Isso proporciona um diferencial importante para a imagem da sua marca.
Além disso, deixa a pessoa mais suscetível a se abrir e fornecer mais informações para a empresa. Assim, você poderá identificar melhor o perfil do seu público e, inclusive, as expectativas dos seus clientes, proporcionando refinamento das suas estratégias de atendimento.
Quais as técnicas de atendimento personalizado para implementá-lo em sua empresa?
Algumas das melhores técnicas utilizadas para promover o atendimento personalizado são:
- crie um bancos de dados sobre cada cliente;
- utilize a técnica de rapport;
- construa um bom relacionamento com seu cliente;
- mantenha as interações de forma humanizada;
- proporcione um cuidado especial com seus clientes;
- treine as equipes de atendimento para proporcionar um atendimento de qualidade;
- conte com soluções focadas na gestão de clientes (como o Customer Releationship Management – CRM) para ajudar a equipe de vendas;
- invista em acessibilidade no atendimento;
- adote soluções que auxiliem a promover um bom atendimento remoto;
- tenha métricas de acompanhamento para fazer a mensuração da satisfação do cliente, entre outras.
O atendimento personalizado é fundamental para traçar boas estratégias de retenção de público para sua marca. Por isso, não deixe de adotá-lo em seu negócio, independentemente do porte da empresa, e amplie seu potencial de crescimento no mercado.
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