Um atendimento competente e prestativo faz toda a diferença para as marcas que procuram encantar cada vez mais o público. Essa premissa sempre fez parte do relacionamento entre empresas e consumidores e continua sendo relevante no atendimento online.
Essa modalidade virtual de relacionamento com o consumidor, aliás, traz novos desafios, como o uso de plataformas de comunicação, redes sociais, presença digital, entre outros.
Se você ainda tem dúvidas de como é a melhor forma de realizar um atendimento online, leia nosso texto!
O que é atendimento online?
As facilidades trazidas com o advento da internet fixaram a ideia de que tudo pode ser resolvido de forma online. Isso é mesmo possível, desde que a empresa esteja disposta a proporcionar a melhor experiência ao consumidor.
O atendimento online é uma forma de conectar sua empresa ao cliente. É por meio desse suporte que será possível realizar uma interação direta com seu público. Pode ser feito por meio de e-mails, mensagens virtuais, chatbots e ligações por telefone.
A agilidade e a disponibilidade da equipe de atendimento são fatores fundamentais para alcançar a aprovação do público. Afinal, o meio online exige certa urgência em todos os aspectos, principalmente, quando se trata da resolução de problemas.
Qual a importância do atendimento online ao cliente?
A busca pelo público sempre será o grande foco de toda marca, e investir em um serviço de qualidade é o primeiro passo para conquistar a clientela. Um atendimento online competente faz toda a diferença para atrair o cliente no pós-venda. A partir dessa assistência que a pessoa decidirá procurar pela marca mais uma vez.
Por meio desse suporte, a empresa vai consolidar uma parceria duradoura — ou não — com o público. No entanto, é importante lembrar que a maneira de fazer um atendimento online que atenda às demandas do cliente é crucial: há regras e pontos essenciais a serem seguidos.
Caso queira saber mais um pouco sobre o esse tipo de assistência ao público, daremos 6 dicas para você aprender como fazer um atendimento online eficaz.
1. Não se prenda apenas aos chatbots
Um atendimento online de qualidade não será feito apenas por bots da internet, ou seja, por meio de mensagens programadas com apoio na Inteligência Artificial. Os chatbots são importantes, mas uma marca que deseja estabelecer uma interação firme e resolutiva com seu consumidor deve lembrar que nem sempre esses softwares serão a solução.
É imprescindível que o cliente tenha acesso a um atendimento com um membro da equipe, caso seu problema não seja resolvido pelo robô. Para isso, é preciso manter outra forma de assistência à disposição.
2. Seja ágil e eficaz
Uma grande característica da internet e do mundo virtual é como tudo acontece de maneira rápida. Basta um clique para você estar mais perto da viagem dos seus sonhos, comprar o produto que deseja, resolver pendências e buscar diversas formas de entretenimento.
Isso não pode ser diferente no atendimento online. A mesma facilidade encontrada na venda de um produto deve ser oferecida ao cliente caso ele precise entrar em contato com a empresa. Assim, ficará claro ao público que as necessidades dele são tão importantes quanto o seu consumo.
3. Treine uma equipe competente
O time de atendimento online deve ter em mente que está lidando com pessoas, mesmo que tudo seja feito de forma virtual. É de suma importância que toda a equipe trate os clientes de forma respeitosa, prestativa e se mostre à disposição em cada momento do atendimento.
Além disso, é necessário que os profissionais encarregados desse setor saibam resolver todas as pendências de forma rápida e ágil. Um time treinado conseguirá manter o fluxo de atendimentos cada vez mais eficiente, evitando contratempos e superando obstáculos. Investir na capacitação dos funcionários de uma empresa pode ser a chave para o crescimento de seu negócio.
4. Colete feedbacks
Após realizar o atendimento, disponibilize um questionário para o cliente avaliar o atendimento online da empresa. As pesquisas de satisfação poderão mostrar em quais aspectos o atendimento é bom e em que pontos é preciso melhorá-lo.
É interessante também deixar as avaliações disponíveis no site para que outras pessoas tenham acesso. As reviews ajudam a consolidar novos clientes.
5. Disponibilize outros meios de atendimento online
Atualmente, as redes sociais são os principais veículos de informação, comércio e entretenimento. Uma empresa que não tem seu perfil em pelo menos uma rede social é destinada ao fracasso.
O atendimento online pode ser feito de diversas maneiras no meio virtual. Uma boa opção é disponibilizar esse suporte em todas as redes sociais da marca: Instagram, Twitter, Facebook, WhatsApp, entre outros. Isso facilitará o acesso do cliente à empresa.
6. Construa uma ponte sólida entre as equipes de atendimento, marketing e vendas
Por mais que haja uma divisão entre setores, para o funcionamento da empresa, é necessário que exista uma ponte de ligação entre todos. O atendimento ao cliente deve estar atrelado ao time de marketing e vendas para que a rotatividade não seja interrompida.
Os gerentes de marketing e vendas devem estar cientes sobre o que acontece no setor de atendimento para que o serviço permaneça adequado às necessidades do público.
O atendimento online é todo suporte que a equipe de uma empresa oferece aos clientes no meio digital. Para o cliente, saber que suas dúvidas e desejos quanto ao serviço são válidas é de grande importância. Por mais que se invista na ideia de um mundo cada vez mais virtual, as interações humanas ainda são significativas, seja em relações pessoais, seja em relações de procura, venda e consumo.
Mesmo por meio de uma tela de computador, o público ainda busca por pessoas reais, que possam oferecer ajuda e disponibilizar seu tempo para solucionar problemas. Um atendimento online de qualidade ao cliente é essencial para criar essa conexão tão desejada pelo consumidor.
Agora que você já sabe como encantar o público com seu atendimento, aproveite também para descobrir 9 fatores que podem afetar a reputação de sua empresa!