O conhecimento do cenário interno e externo da empresa é essencial para conseguir identificar pontos que precisam da sua atenção. Sem isso, há um maior risco de problemas acontecerem, e você não aproveitar ferramentas para resolver eventuais crises ou explorar cenários positivos.
A análise SWOT é uma dessas ferramentas importantes. Com ela, você tem acesso a oportunidades interessantes para sua empresa e riscos a serem evitados. A seguir, conheça mais sobre a análise SWOT e como pode ajudar o seu negócio.
O que é análise SWOT?
A análise SWOT é um instrumento utilizado por lideranças para análise do cenário interno e externo de uma empresa. Com ela, é possível identificar questões tanto do seu negócio em si quanto fatores ambientais, econômicos, políticos que agem sobre o seu negócio, além de questões relacionadas com os seus concorrentes diretos e indiretos.
SWOT é um acrônimo para os quatro pontos que são usados na análise.
Strenghts (Forças)
Questões e iniciativas internas vantajosas para o que está sendo planejado. Por exemplo, se você tem um time com colaboradores especializados em um determinado assunto, esse pode ser um ponto de força muito importante para sua empresa.
As forças são elementos que devem ser explorados e realçados, já que são pontos fortes que podem ser um diferencial do seu negócio.
Weaknesses (fraquezas)
São pontos delicados, ou seja, as vulnerabilidades que colocam em xeque os planos do negócio. Identificá-las permite saber como trabalhar para corrigir essas questões e entender como não fazer com que elas atrapalhem os projetos existentes.
Como são questões internas você tem um maior controle sobre o que pode ser corrigido ou adaptar o negócio para não ficar tão vulnerável.
Opportunities (Oportunidades)
Aqui temos a análise das questões externas que favorecem a sua empresa. Por exemplo, se a sua empresa trabalha com desenvolvimento de produtos tecnológicos, o fator de oportunidade externo pode ser um diminuto número de concorrentes, o que ajuda a possibilitar o crescimento da sua empresa.
Conhecer as oportunidades permite identificar em quais pontos você pode investir e ter maiores chances de sucesso.
Threats (ameaças)
Aqui você analisa quais são os problemas externos que podem afetar sua empresa e que precisam ser levados em consideração, principalmente por não poderem ser controlados pela gestão. Um exemplo de ameaça é a sazonalidade de alguns insumos, que podem interferir na produção da sua empresa.
Por exemplo, se você trabalha com setor alimentício, períodos de entressafra podem fazer com que você tenha que arcar com valores maiores na compra do alimento ou, então, ele pode estar em falta no mercado.
Para que serve a análise SWOT?
A análise SWOT é uma ferramenta útil principalmente na fase de planejamento para definir estratégias de curto, médio e longo prazo.
Com isso, você consegue identificar pontos fortes que podem ajudar a impulsionar sua área de atuação, quais são as fraquezas que precisam ser contornadas e de que forma o contexto externo pode ser utilizado a favor ou pode criar empecilhos para o sucesso da sua empresa.
A análise SWOT pode ser utilizada tanto para o contexto do negócio quanto para projetos específicos (por exemplo, para o lançamento de um novo produto específico). Pode ser utilizado, até mesmo, no momento de definir qual negócio você vai abrir, sendo um ótimo suporte para empreendedores.
Por ser versátil, a análise SWOT pode ser utilizada em diversos contextos, até mesmo para análise da sua vida pessoal em relação ao empreendimento. Vale também para todos os tamanhos de negócios, desde microempresas a negócios grandes. Ele permite ser adaptado a diferentes contextos e possibilitar melhores resultados para o que está planejando.
O que é a Matriz FOFA?
A análise FOFA (ou matriz FOFA) é a mesma da SWOT, a diferença é que estamos falando de uma sigla em português. A sigla fica da seguinte forma:
- Forças;
- Oportunidades;
- Fraquezas;
- Ameaças.
Quais são as vantagens de aplicar a matriz FOFA?
As principais vantagens de aplicação da matriz SWOT ou FOFA são:
- custo praticamente zero;
- facilita a gestão de empresas;
- pode ser delegado para colaboradores da sua empresa;
- permite a entender melhor seu negócio, tanto internamente quanto o contexto que cerca sua empresa;
- proporciona analisar quais são os fatores que precisam ser consertados;
- oferece insights interessantes que podem ajudar no crescimento da empresa.
Como determinar cada ponto da matriz?
É importante fazer a análise de forma visual para identificar cada ponto da matriz. Para saber como fazer análise SWOT e determinar os elementos que fazem parte de cada ponto da matriz, você pode usar duas estratégias:
- fazer uma análise geral de pontos positivos e negativos e depois alocá-los em cada uma das quatro categorias;
- já pensar em cada uma das categorias antes de passar para a próxima (por exemplo, elencar todos os pontos de força antes de passar para as fraquezas);
- chame profissionais da sua empresa para ajudar, principalmente, nos pontos internos;
- conte com pesquisas e dados estatísticos para pontos externos.
Como usar a análise SWOT no planejamento estratégico?
A análise SWOT pode ser um ponto inicial para realizar um planejamento estratégico eficiente. Vejamos alguns casos a seguir.
Planejamento pré-lançamentos
Se há necessidade de revisar pontos internos antes de fazer o lançamento de um produto, você consegue realizar um passo a passo, com cronograma bem definido, para minimizar fraquezas e aumentar as chances de sucesso.
Análise completa da empresa
Uma análise holística, considerando os pontos internos e externos, permite que você possa definir no planejamento quais são as prioridades a serem resolvidas e pontos que podem indicar crises e, assim, pensar em um passo a passo de ação.
Planos de contingência
A partir da definição das ameaças externas, você consegue traçar planos de contingência em situações de crise e, com isso, estar preparado para momentos delicados. Isso ajuda a minimizar prejuízos futuros.
A análise SWOT oferece um ótimo custo-benefício para você que deseja encontrar estratégias para proporcionar crescimento do seu negócio e aproveitar oportunidades que o cenário interno e externo estejam proporcionando.
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