Gostou deste Infográfico!! Coloque ele no seu blog, copie o código clicando aqui ou copie esse trecho e cole no seu blog:
A saúde financeira do seu negócio está em dia? Existem problemas relacionados às finanças que são como doenças silenciosas, por isso, quanto mais indicadores você avaliar, menores as chances de ser surpreendido!
1. EBITDA
EBITDA é a sigla em inglês cujo significado é Lucros Antes de pagar Juros, Impostos e de descontar a Depreciação e Amortização, com a sigla LAJIDA em português. Para seu cálculo, use a fórmula:
EBITDA = Lucro Operacional + Depreciações + Amortizações
2. Payback
O payback se refere ao valor recebido, após o tempo esperado para que um determinado retorno financeiro se concretize. Geralmente, é utilizado para avaliar os riscos em situações de incerteza, ou antes de se realizar um investimento.
Cadastre-se de graça e conheça as soluções da Serasa Experian para a sua empresa
3. Break even
Você sabe quanto precisa vender para garantir o pagamento de todas as despesas e custos do seu negócio? Esse valor é identificado pelo Break Even, ou Ponto de Equilíbrio.
Break Even = Despesas Fixas/Margem de Contribuição
4. Margem de contribuição
Já a Margem de Contribuição (MC) é o valor que resta a cada venda, ou seja, o que sobra depois de que toda a produção foi custeada. É obtida pela fórmula:
MC = Preço de Venda – (Custo Variável + Despesas Variáveis)
5. IBC
Mais ou menos como o Payback, o IBC vale para calcular o Índice Benefício Custo, e o resultado do seu cálculo deve ser sempre superior a 1. Aplique a fórmula:
IBC = (Soma dos Benefícios / Soma dos Investimentos)
6. Liquidez corrente
A liquidez corrente é o indicador usado para aferir a capacidade da empresa de honrar compromissos financeiros no curto prazo. Nele, entram apenas ativos e passivos em vigor.
Liquidez corrente = Ativo circulante / Passivo circulante