Uso de Certificado Digital garante a segurança e a confiabilidade para o processo de resgate ou emissão de duplicata

Empresas que recebem ou emitem nota fiscal com frequência precisam estar sempre atentas ao controle desse documento. A Receita Federal é extremamente rígida na fiscalização tributária e está sempre pronta para identificar e multar ou penalizar a prática de sonegação de impostos.

Entretanto, por mais que o gerenciamento das notas fiscais seja rigoroso, quando o volume de circulação delas é alto, a perda ou extravio acaba se tornando uma realidade. E nesse momento, para se proteger de possíveis problemas com o Fisco, a empresa precisa estar ciente de que existem formas de conseguir uma segunda via da documentação online, e com muita praticidade.

Uma das maneiras mais rápidas e seguras de resgatar notas fiscais é pelo portal da NF-e da SEFAZ (Secretaria da Fazenda do Estado). Ao fazer o login no site com o uso do Certificado Digital, o usuário pode realizar a consulta de notas fiscais (incluindo informações como o destinatário do documento fiscal, data de emissão e situação da nota) e fazer o download de cada uma delas manualmente.

Outra opção disponível para recuperar a nota fiscal é pelo uso de softwares contábeis. Apesar de ser um procedimento que pode variar de um fornecedor para outro, em geral, basta que o empresário tenha uma chave de acesso, o Certificado Digital e o CNPJ da empresa para acessar o sistema e localizar a nota fiscal.

O Certificado Digital NF-e é uma ferramenta extremamente importante para quem precisa emitir notas fiscais eletrônicas. É o reconhecimento da empresa diante dos órgãos públicos, como a SEFAZ ou o município (prefeitura). Além da NF-e, a empresa também tem disponível o e-CNPJ, que torna possível assinar documentos digitalmente, transmitir dados e atender aos compromissos fiscais que toda empresa tem com o governo, garantindo a integridade e segurança das informações.