Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

pme

Como o seu negócio pode migrar para o e-commerce?

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) constatou que a quantidade de empresas que aderiram ao comércio eletrônico aumentou em cinco vezes por mês. Com uma concorrência tão grande, não basta migrar para o e-commerce abrindo uma loja on-line para o seu negócio sobreviver e crescer.

Como o seu negócio pode migrar para o e-commerce?

Desde o início das medidas de isolamento social em 2020 por causa da pandemia de covid-19, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) constatou que a quantidade de empresas que aderiram ao comércio eletrônico aumentou em cinco vezes por mês. Com uma concorrência tão grande, não basta migrar para o e-commerce abrindo uma loja on-line para o seu negócio sobreviver e crescer. Conhecer as dúvidas, as necessidades e os problemas de quem se deseja atingir é indispensável para proporcionar uma boa experiência, aumentar as chances de novas compras e fazer com que os clientes se tornem defensores e divulgadores da empresa. Cerca de 84% dos clientes acham que a experiência que uma empresa proporciona é tão importante quanto os produtos e os serviços que ela oferece. Existe um passo a passo para migrar para o e-commerce? Cada tipo de negócio tem características distintas, que devem ser levadas em conta ao migrar para o e-commerce. Mas, existem práticas e aspectos que dizem respeito a qualquer tipo de negócio e que não podem ser desconsideradas. A primeira coisa para você ter em conta é que possíveis clientes e clientes vão acessar os seus canais digitais todos os dias da semana, 24 horas por dia e não há como você fechar o seu e-commerce ou a página da sua empresa no Instagram e no Facebook às 18h. Então, você precisa estar preparado para organizar e atender essa demanda. 1º PASSO PARA MIGRAR PARA O E-COMMERCE - pesquise a concorrência

  • Quem são - dentro do seu segmento de atuação, descubra quem concorre direta e indiretamente com você;
  • Como fazem - pesquise como é o site e o e-commerce deles, as redes sociais, os canais de atendimento, preços e condições de pagamento, como é a entrega, se há reclamações de clientes etc.;
  • Pontos fortes X pontos fracos - em cada concorrente, liste quais aspectos do negócio dele são pontos fortes e quais são pontos fracos.

2º PASSO PARA MIGRAR PARA O E-COMMERCE - planeje a sua estratégia

  • Defina os canais digitais que utilizará - avalie se você terá somente uma loja virtual para e-commerce ou se também é importante ter um site e estar nas redes sociais para aumentar as chances de fazer negócios;
  • Use o que aprendeu na concorrência - tente aplicar nos seus canais digitais o que a concorrência faz bem nos dela encontrando um diferencial, sem descuidar dos aspectos em que ela é fraca para não repetir os mesmos erros;

3º PASSO PARA MIGRAR PARA O E-COMMERCE - planeje o atendimento

  • Defina como atender demandas nos canais digitais - ter um canal digital é como ter uma loja física: as pessoas olham a vitrine, se interessam, entram e, eventualmente, perguntam e esperam ser atendidas rapidamente e bem. E essa vitrine precisa ser renovada constantemente. Se não, as pessoas vão para o concorrente, que está a um clique de você.
  • Telefone, celular, chats, WhatsApp, posts - cada canal digital permite que as pessoas se comuniquem de várias formas, seja postando nas suas redes sociais da sua empresa, enviando mensagens instantâneas e até pelo bom e velho telefone fixo. Em todos esses meios de comunicação é possível automatizar o atendimento inicial para resolver no primeiro contato e triar as demandas que precisam de atendimento humano, mas precisa existir quem se encarregue disso. Então, é importante levar em conta para não ter problemas.

4º PASSO PARA MIGRAR PARA O E-COMMERCE - planeje o seu marketing digital

  • Estruture campanhas pagas - não dá para esperar pacientemente as pessoas encontrarem o seu e-commerce ou o perfil da sua empresa no Instagram ou em qualquer outra rede social, se interessar e querer fazer negócio. Então, estruture campanhas pagas nas redes sociais e no próprio Google para gerar tráfego para o seu e-commerce ou outros canais digitais.
  • Produza conteúdos - outra forma de as pessoas encontrarem a sua empresa é publicando nos canais digitais dela conteúdos que respondam questões e dores do seu público relacionadas à atividade do seu negócio. Assim, quando elas buscam respostas nos mecanismos de busca para essas questões, há uma boa chance de elas encontrarem o que a sua empresa publicou a respeito e acessarem os canais digitais dela.

5º PASSO PARA MIGRAR PARA O E-COMMERCE - escolha qual será a plataforma do seu e-commerce

  • Verifique se permite integrar com ERP - ter um software de gestão e integrá-lo ao e-commerce possibilita controlar estoque, vendas e logística.

6º PASSO PARA MIGRAR PARA O E-COMMERCE - planeje a logística

  • Controle o estoque - a integração de sistemas de controle permite acompanhar o fluxo de vendas e fazer a reposição de forma adequada.
  • Defina como entregar - uma boa opção é encontrar parceiros para levar as mercadorias para os clientes. Pense em ter mais de um e avalie se os processos deles atendem às necessidades da sua empresa e dos seus clientes.

Mas, afinal, o aumento de negócios no e-commerce veio para ficar? Logo no início do período de isolamento social em 2020 por causa da pandemia de Covid-19, a ABComm constatou um aumento de 40% nas vendas on-line. E, nos meses seguintes, um salto de 400% no número de lojas que aderiram ao comércio eletrônico em função da mudança no comportamento do consumidor, que foi obrigado a migrar em massa para o comércio eletrônico. Mas tudo aponta que essa mudança veio para ficar. Uma pesquisa da PwC (consultoria internacional presente em 155 países, inclusive o Brasil) feita em abril e maio de 2020 em nove países, mostrou que em torno de 86% dos entrevistados responderam que, provavelmente, continuarão comprando on-line ou por telefone após o fim das medidas de distanciamento social. Já o relatório Global Outlook 2021, do Mastercard Economics Institute, indica que 20 a 30% do aumento do comércio eletrônico deve se tornar permanente em relação ao total de negócios realizados no varejo. Conteúdos relacionados no site da Serasa Experian

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