O certificado A3 é uma solução que substitui as assinaturas e identificações físicas. Isso porque, além de permitir o uso digital, é um dispositivo que garante a mobilidade do usuário, pois é possível levá-lo para qualquer lugar. Hoje, existem diferentes tipos de certificados digitais, como a identidade digital, o e-CPF ou e-CNPJ, e os modelos profissionais, como o e-Contador e o e-Jurídico. Além disso, aqueles que necessitam emitir notas fiscais podem utilizar o NF-e.

Neste conteúdo, preparamos um guia para tirar as suas dúvidas e ajudá-lo a escolher a solução mais adequada para as suas necessidades. Então, continue a leitura e conheça os diferentes tipos de certificado A3!

O que são Certificados Digitais A3?

O certificado A3 é um registro digital instalado em suporte físico móvel, como token-USB e cartão, sendo responsável por veicular os dados e individualizar uma pessoa, mediante um par de chaves criptografadas. Ele pode ser utilizado tanto pelos indivíduos (pessoas físicas) como por organizações (pessoas jurídicas).

Os dois principais suportes físicos do certificado A3 são o token-usb e o cartão. O token tem um aspecto similar a um pendrive, embora a tecnologia seja diferente por questões de segurança. Já o cartão contém os registros armazenados no chip, de forma próxima a um cartão de crédito.

Para usar o A3, precisamos do software do certificado digital instalado no computador e plugar o dispositivo. Logo após, no momento de realizar a assinatura ou a identificação, o próprio sistema vai solicitar o PIN, que é uma senha numérica.

Vale ressaltar que o software pode ser baixado em um computador com internet. Assim, se você precisar praticar um ato fora da empresa, não há dificuldade em instalar o programa e usar o certificado A3.

A diferença do token para o cartão é que esse primeiro se pluga diretamente às entradas USB do computador. Já o cartão dependerá de um dispositivo leitor. caso o seu computador não possua esta entrada, você pode comprá-lo separadamente ou em conjunto com o certificado A3.

Para que servem os Certificados Digitais A3?

O certificado digital A3 é um comprovante de nossa identidade. A partir disso, diversos sistemas de informática podem ser criados, especialmente quando a ação que será praticada requer algum nível de segurança da informação e está conforme a LGPD. Veja alguns exemplos:

  • assinar documentos digitalmente;
  • aceitar ou rejeitar uma proposta, tarefa ou outro fluxo de aprovação;
  • identificar-se para acessar um sistema, como E-Social e E-CAC;
  • registrar um protocolo ou ciência sobre a leitura de uma notificação, ofício ou outro documento.

Perceba que o certificado digital é essencial para fazer os documentos digitais não serem apenas uma cópia dos documentos físicos. Com essa tecnologia, conseguimos realizar negociações, fechar contratos e concluir outras ações com credibilidade e segurança, sem a necessidade de recorrer a assinaturas manuais e folhas de papel.

Além disso, a mobilidade é um diferencial do certificado A3. Você pode carregar a sua identidade digital para qualquer lugar e usá-la de qualquer dispositivo que preencha os requisitos mínimos para instalar o software — como ter uma versão atual do Java instalada.

Como obter o Certificado A3?

O sistema de certificado digital é descentralizado. Não há um órgão de governo criado para emitir as chaves, mas entidades que recebem a autorização para emitir o certificado e dar suporte aos usuários.

Além disso, não uma única opção de certificado digital. Logo, você deve conhecer quais são características para saber qual deles atende às suas necessidades. Confira o passo a passo para obter o A3.

Escolha sua Autoridade Certificadora (AC)

Por isso, o primeiro passo é escolher uma autoridade certificadora, que é a entidade autorizada a emitir os certificados A1 e A3, conforme a ICP-Brasil.

Selecione o Certificado Ideal

A seguir, é necessário definir a modalidade de certificado digital. Você tem as seguintes opções:

  • e-CPF — identidade digital de pessoa física;
  • e-CNPJ — identidade digital de pessoa jurídica;
  • NF-e — certificado para emissão de notas fiscais em órgãos competentes, como fazenda e receita federal;
  • e-jurídico — certificado digital para advogados e outros profissionais do Direito;
  • e-contador — identidade digital para os documentos e registros específicos da Contabilidade.

Você pode verificar a disponibilidade do certificado A3 ou A1, conforme as suas necessidades. Igualmente, avalie qual das opções acima é a ideal para as atividades da sua empresa ou profissão. O processo para aquisição do certificado é simples. Seja o e-CPF para pessoa física, o e-CNPJ para sua empresa ou o NF-e para emissão de nota fiscal eletrônica, selecione a opção "A3 – arquivo" e clique em "comprar". Depois, é só seguir os passos de identificação e cobrança!

Apresente a Documentação

Após escolher o certificado ideal, você deve preencher os seus dados e os da sua empresa, se for o caso. A lista de informações diz respeito apenas à identificação:

  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • e-mail e telefone;
  • CPF;
  • CNPJ;
  • endereço completo.

Os comprovantes desses dados são exigidos no momento da validação, que serve para verificar se quem realizou o cadastro realmente poderia fazê-lo. No caso da pessoa jurídica, é preciso levar, além dos documentos indicados, a cópia do ato de constituição atualizado, como o contrato social ou o certificado de MEI.

Qual a diferença do Certificado Digital A3 para outros tipos de certificado?

A diferença entre os certificados A3 e A1 diz respeito à existência do suporte físico móvel. No A1, as chaves são instaladas em um computador, e não terão a mobilidade do certificado A3, que usa o cartão ou token-USB.

O certificado A1 atende a necessidade de quem precisa praticar as ações internamente. Aqui, várias máquinas podem ter os certificados instalados, funcionando como estações fixas de trabalho e usando as chaves para executar os atos.

Por sua vez, o A3 é o certificado digital é mesmo o mais recomendado para que se possa carregar consigo, para todo canto. Com ele, você consegue validar informações por meio da sua assinatura digital de qualquer computador, desde que tenha o software instalado no hardware protegido pela empresa.

Fique tranquilo: o A3 e A1 oferecem o mesmo nível de segurança nas informações. Faça sua escolha de acordo com a praticidade que deseja.

Lembre-se também que o A3 tem validade de 12, 24 e 36 meses. Quanto maior a validade do seu certificado digital, maior o seu desconto. Ao término do período, é preciso realizar a renovação do certificado digital.

O mais importante é contar com as ferramentas para praticar os atos digitalmente. Em nossa carreira e negócios, a transformação digital é inevitável. Logo, precisamos nos adaptar a essa realidade com soluções como o certificado A3.