Os empreendedores que pretendem ter uma empresa própria, precisam separar alguns documentos para abrir o negócio de forma eficiente. Nesse sentido, saiba que ter todos os documentos certos para abrir o próprio empreendimento é uma das etapas fundamentais, uma vez que evita maiores contratempos.

Dessa forma, é válido ressaltar que mesmo que seja preciso diversos documentos, não é muito complicado consegui-los. Sendo assim, é fundamental conhecê-los para ter em mãos antes de procurar os órgãos encarregados pela abertura, isso evita possíveis atrasos e retrabalhos. Continue a leitura e conheça os 16 documentos necessários para abrir uma empresa!

Documentos pessoais

Ao decidir montar um negócio, é imprescindível separar os seus documentos pessoais e dos seus sócios no momento de decidir abrir uma empresa. Sendo que isso facilita e otimiza todo o processo. Confira quais são abaixo:

1. cópia do RG autenticada;

2. cópia simples do CPF;

3. certidão de casamento, caso seja casado;

4. carteira do órgão regulamentador;

5. última declaração do Imposto de Renda Pessoa Física;

6. cópia simples do comprovante de residência.

Documentos da futura empresa

Mesmo que um negócio ainda não tenha sido constituído, ela já apresenta dados importantes. Logo, é fundamental ficar atento aos documentos da nova empresa para não ter maiores contratempos durante a sua construção. Veja a seguir quais são eles:

7. cópia simples do comprovante do endereço comercial — se for no mesmo local que o investidor mora, esse documento não será preciso;

8. nome fantasia da empresa;

9. atividades da empresa que estão presente nos CNAEs a serem inseridos;

10. IPTU.

Documentos para o processo de abertura da empresa 

Durante o processo de abertura de uma empresa é necessário ter alguns documentos importantes em mãos. Uma vez que eles são responsáveis por registrar sua organização e garantir que ela possa exercer suas atividades no local sem afetar a comunidade.

11. Contrato Social 

O contrato social de uma instituição consiste em um documento que estabelece a cota de capital de cada sócio, caso exista. Além do mais, é nele que constará quais serão as atividades desenvolvidas, o modelo de funcionamento da empresa e o regime tributário escolhido.

Saiba que ele terá todas as informações da empresa. Após a sua criação, é preciso que ele tenha assinatura de um advogado e seja reconhecido em cartório, para que sua autenticidade seja garantida.

12. Registro na Junta Comercial 

O registro na junta comercial é primordial durante a formalização da empresa. Pois, é a partir dele que seu negócio passa a existir no mercado. Esse registro precisa ser realizado antes mesmo da solicitação do CNPJ, sendo pré-requisito para a legalização do empreendimento.

Antes de decidir o nome, é preciso saber se a opção está disponível ou se já existe outra loja com o nome registrado. Saiba que isso não pode ocorrer, sendo necessário escolher algo novo e que não seja utilizado por ninguém.

13. CNPJ 

Por meio do CNPJ é possível ter diversas informações a respeito da organização, como a descrição da atividade, a natureza jurídica, a data de abertura, a situação cadastral, o endereço da sede, entre outros dados.

O CNPJ é extremamente importante para um empreendimento, visto que é por meio dele que é possível retirar notas fiscais, contratar outros serviços e fazer compras de mercadorias. É necessário ressaltar que realizar qualquer atividade no mercado sem esse cadastro é ilegal e pode ocasionar diversos problemas ao investidor na justiça. Até as empresas que exercem suas funções apenas de forma virtual precisam do CNPJ.

Com o número é possível identificar seu estabelecimento e permite que a Receita Federal realize o acompanhamento correto dos pagamentos de impostos e das obrigações tributárias de forma geral.

Por meio dele o gestor pode realizar sua função com eficiência, já que consegue enviar os documentos fiscais, fazer as declarações em dias e realizar a contabilidade de maneira correta. Além disso, com ele é possível realizar empréstimos ou financiamentos empresariais com mais facilidade e, assim, o negócio se desenvolve de forma satisfatória no mercado.

14. e-CNPJ

Falando em CNPJ, você já ouviu falar em e-CNPJ? A solução é uma identidade digital para empresas e é associada ao CNPJ. Ela permite comprovar seu estabelecimento no meio digital e é possível realizar várias ações. Seu maior benefício é capacidade de realizar assinaturas nos documentos de forma digital, repassar dados e atender em dia os compromissos fiscais que o governo exige. Assim, é possível trabalhar de forma segura, sendo ainda possível ter acesso a vários sites, como Conectividade Social e e-Social.

Por meio do e-CNPJ o gestor de sua empresa resolve qualquer burocracia sem sair do lugar. Ele é um certificado digital, isto é, uma versão eletrônica do CNPJ. Para facilitar o atendimento, saiba que o certificado digital é a identidade eletrônica de uma empresa ou de uma pessoa. Ele funciona como uma carteira de identificação e permite a assinatura de importantes documentos no meio virtual.

Ainda é fundamental ressaltar que o e-CNPJ é obrigatório para as organizações que se enquadram no Simples Nacional com mais de dois colaboradores. Além do mais, é preciso ser utilizado para a emissão de NF-e. Logo, todas as instituições que precisam retirar NF-e precisam contar com seu certificado digital para evitar maiores adversidades.

Caso a sua empresa esteja crescendo e se desenvolvendo no mercado, você pode adquirir o NF-e , um outro certificado digital focado na emissão das Notas Fiscais. Sendo que a principal diferença dele com e-CNPJ é que outros colaboradores podem ficar responsáveis por essa tarefa. Já no e-CNPJ apenas os sócios da empresa podem realizar a emissão.

15. Alvará de Funcionamento 

O alvará de funcionamento e a inscrição municipal são documentos essenciais para abertura de uma empresa, eles precisam ser solicitados na prefeitura do município que o estabelecimento será aberto. Ao solicitar esses documentos, é necessário ter em mãos o CNPJ da empresa, o contrato social autenticado e assinado, os documentos pessoais e o comprovante de residência dos sócios e a planta do imóvel. Ainda é válido ressaltar que dependendo do ramo da instituição, pode ser solicitado o alvará sanitário e o laudo do Corpo de Bombeiro.

16. Inscrição Estadual 

Outro importante documento no processo de abertura da empresa é a inscrição estadual. Em diversos estados é permitido fazer a inscrição estadual por meio de um cadastro único pela internet junto com o cadastro do CNPJ. Já em outras regiões, é preciso que a inscrição seja realizada antes do alvará de funcionamento. Para receber a inscrição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é fundamental ter a inscrição estadual.

Portanto, para conseguir abrir uma empresa de forma satisfatória é necessário ficar atento a todos os documentos necessários para iniciar o empreendimento. Com eles em mãos fica mais fácil realizar os processos necessários para a abertura da instituição. Saiba que ao abrir um negócio é fundamental cumprir com as regras e normas do Governo Federal para evitar maiores adversidades e trabalhar conforme a lei.

Para conseguir se desenvolver no mercado é preciso adotar boas estratégias de crescimento. Com isso, os documentos necessários para abrir uma empresa não podem ficar de lado. Eles devem ser separados logo no início.

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